EDUCAÇÃO

Os cursos de Segunda Graduação para bacharéis ou licenciados são destinados aos profissionais que já atuam no mercado de trabalho e querem expandir sua área de atuação para as diversas áreas da docência, sendo assim, profissionais aptos à atuarem como professores do ensino fundamental ou médio de escolas públicas ou particulares.

Qualquer profissional poderá integralizar o curso no prazo de 12 meses.

Clique sobre o curso, veja os objetivos gerais e específicos de cada um deles e solicite uma análise curricular para dispensa de disciplinas.

DESCRIÇÃO DO CURSO

O curso integra etapas distintas, mas interligadas, para a construção do conhecimento em ARTES VISUAIS que são: a produção, a pesquisa e o ensino. A produção e a pesquisa alimentam as disciplinas voltadas ao fazer e ao experimentar artístico – desenho, técnicas de pintura, fotografia, modelagem, escultura e a experimentação em diversos meios expressivos. A pesquisa está também presente nos módulos teóricos que tratam dos conceitos fundamentais da linguagem e desdobram o fazer artístico em diversas discussões teóricas – História da Arte, Crítica de Arte, Cultura Brasileira.

OBJETIVOS GERAIS

  • Operacionalizar um currículo que relacione, sob uma visão humanista, as dimensões teórica/prática, direcionadas para a construção do conhecimento e sua apropriação pelo aluno durante o processo de formação acadêmica;
  • Estabelecer formas educativas capazes de facilitar e contribuir efetivamente para o processo de ensino e de aprendizagem, de modo que, no mercado de trabalho, os alunos sejam capazes de interferir nas dimensões estéticas, funcionais e produtivas dos objetos e das imagens do mundo contemporâneo, numa compreensão do seu sentido teórico-prático;
  • Propiciar práticas acadêmicas que assegurem experiências para uma aprendizagem reflexiva, por meio das quais os alunos tenham oportunidade de interferir efetivamente em situações reais;
  • Permitir a incorporação, compreensão e utilização de novas tecnologias surgidas das necessidades de mudanças da realidade social, aliadas a uma constante evolução do conhecimento, da educação e da cultura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • ​Estimular a construção de conhecimentos nas áreas básicas e específicas, calcados no desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo que possibilitarão a docência;
  • Propiciar a realização trabalhos individuais ou em equipes interdisciplinares nos diferentes setores do mercado de trabalho, sempre como princípio de colaboração para a formação contínua da sociedade brasileira;
  • Favorecer a iniciativa do espírito explorador, da independência e da criatividade necessárias à área de formação, visando ao desenvolvimento técnico da ciência e da tecnologia, da criação e da difusão cultural;
  • Estimular o aumento da capacidade de análise, de formulação e de solução para os problemas que envolvem o ensino da Arte, bem como para os de outros campos do saber, pensando numa proposta interdisciplinar, num processo permanente de atualização;
  • Adaptar-se frente a novas tecnologias do saber;
  • Medir a capacidade de interpretação e aplicação dos aspectos legais na área da educação;
  • Observar os princípios éticos e morais que orientam o desempenho da profissão;
  • Desenvolver projetos interdisciplinares, com vista a atender novas propostas curriculares;
  • Desenvolver habilidades relacionadas ao planejamento, diagnóstico e intervenção na área do ensino de educação artística considerando a influência sócio-cultural e econômica da população

PERFIL PROFISSIONAL

O egresso deve apresentar um perfil caracterizado por:

  • Ministrar aulas no ensino fundamental, médio e profissionalizante em instituições públicas e particulares;Dominar conceitos teóricos e práticas específicas da área de artes visuais;
  • Dominar conceitos teóricos e práticas específicas da área de artes visuais;
  • Compreender o ambiente de aprendizagem e a prática educativa como fenômenos que extrapolam a sala de aula;
  • Ser capaz de articulação entre a área educacional e as diferentes áreas do conhecimento, assim como articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e na prática pedagógica;
  • Ter conhecimento de que os movimentos artísticos relacionam-se com os momentos históricos;
  • Ter capacidade de perceber a importância dos elementos acima citados na definição da cultura e do comportamento humano das épocas estudadas;
  • Ter competência para transformar as informações em dados de pesquisa do ensino da arte e suas relações com as necessidades contemporâneas;
  • Compromissar-se com a ética da atuação profissional, por meio de um trabalho pedagógico interdisciplinar e investigativo.

AMBIENTE DE ATUAÇÃO

O egresso poderá atuar como docente, profissional liberal em indústrias, instituições de difusão artístico-cultural, museus, galerias de arte e instituições de pesquisa; prestar serviços de orientação e assessoria a cursos, ateliês e oficinas de arte, museus, centros e fundações culturais. ONGs, escritórios de criação visual e produtoras audiovisuais.

DESCRIÇÃO DO CURSO

A Licenciatura em Ciências Sociais se aprofunda em uma área do conhecimento dominada por três grandes áreas: a Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política. O ser humano sempre se organizará em grupos e será parte de um vasto campo de estudo para o cientista social quanto a hábitos, costumes, conflitos, estruturas familiares, religiosas e econômicas. O curso é de Licenciatura, e você verá que a sala de aula é um ambiente propício para provocar seus alunos a repensar a sociedade e entender as estruturas que regem os diversos agrupamentos sociais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Graduados em Geografia, Filosofia ou História.
  • Capacitar os graduandos a identificar pontos em comum dos comportamentos humanos em sociedade e visualizar pelas Ciências Sociais um dos objetos de estudo mais ricos no mundo: o ser humano.
  • Propiciar a dinamização de processos das atividades que pressuponham conhecimentos algébricos;
  • Formar profissionais que se utilizem das novas tecnologias e que adote novas metodologias em sua prática educativa.

PERFIL PROFISSIONAL

O egresso deve apresentar um perfil caracterizado por:

  • Capacidade de criar situações de aprendizagem para todos os alunos;
  • Capacidade para conceber, realizar, analisar e avaliar as situações didáticas, mediando o processo de aprendizagem dos alunos nas diferentes áreas de conhecimento;
  • Capacidade para participar da integração da escola com as famílias e a comunidade;
  • Capacidade de articular conhecimentos, avaliando-os criticamente a partir de determinadas teorias, reelaborando-as e transmitindo-as a outros sujeitos para que esses também possam apropriar-se dos saberes desenvolvidos historicamente;
  • Possibilidade de criar novas exigências do saber a partir da realidade e das expectativas da comunidade.

AMBIENTE DE ATUAÇÃO

Abrindo um novo leque no mercado de trabalho, o formado na segunda graduação em Ciência Sociaispode ser professor nos ensinos Fundamental e Médio nas escolas das redes pública e privada. Também pode aplicar seus conhecimentos para propor soluções de problemas nas áreas de educação, saúde e violência urbana, bem como no desenvolvimento de políticas de gestão do patrimônio cultural e em assessoria a projetos de instituições públicas e privadas, em museus, órgãos de preservação de documentos, institutos de pesquisa e planejamento.

DESCRIÇÃO DO CURSO

O Curso de Filosofia pauta-se não apenas pelo ensino de uma tradição construída através do tempo, por mais rica que seja, mas também pela preocupação constante com o processo do filosofar, cuja preocupação maior não é o real passado, mas o real presente. Isso, evidentemente, exige da Filosofia um esforço reiterado de captação das contradições, conflitos e reposição dos pressupostos que só se dão em função da temporalidade presente; emergindo discussão de problemas ontológicos por excelência: o da identidade. O curso estrutura-se por fundamentos ético-políticos; epistemológicos e didático-pedagógicos, enfocando problemas de desigualdades sociais e econômicas, destruição ambiental, bioética, liberdade e igualdade, corrupção na política, conflitos étnicos, religiosos e de gênero.

OBJETIVOS GERAIS

  • Propiciar a construção de uma sociedade democrática, com relações harmoniosas entre os homens, inicialmente como reflexão e, posteriormente, como ação, possibilitando o enfrentamento de problemas sociais, políticos, econômicos e culturais;
  • Construir o conhecimento de maneira global, em que o indivíduo e a sociedade são pensados em uma relação dialética, possibilitando tanto o desenvolvimento social como individual;
  • Propiciar uma sólida formação de Filosofia, caminho necessário para a compreensão dos principais temas relacionados à humanidade.​

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Habilitar o acadêmico para docência da disciplina de Filosofia, no ensino médio, a partir da complementação na formação do pesquisador, tendo por base a realidade educacional na qual se está inserido;
  • Desenvolver o constante contato e o uso correto dos instrumentos compositores das chamadas “novas tecnologias em educação”, sejam eles para fins de ensino ou de pesquisa;
  • Habilitar o profissional de educação para que, a partir de seu cotidiano pedagógico, possa desenvolver práticas e estudos reveladores de melhores métodos aplicáveis ao ensino de Filosofia, privilegiando, sempre que possível, a realidade na qual vive o aluno;
  • Oferecer ao licenciando condições para que o ensino de Filosofia, observando-se o meio no qual está inserido, contribua para a formação de uma consciência e visão críticas da realidade;
  • Incutir a necessidade da preservação cultural, por meio de análise da relação entre tradição e avanço e também, entre socialização e elitização do saber;
  • Analisar o papel do avanço da ciência e do papel da pesquisa no processo de ensino-aprendizagem;
    Desenvolver o exercício em pesquisa científica em Filosofia se constitui, com vistas à compreensão dos problemas filosóficos, para a interpretação das soluções apontadas pelos autores clássicos e contemporâneos.

PERFIL PROFISSIONAL

O egresso deve apresentar um perfil caracterizado por:

  • No domínio de um conjunto de conhecimentos teóricos correspondentes ao legado formado pela Filosofia ao longo da História, bem como na capacidade para trabalhar esse conteúdo com adolescentes do ensino fundamental e médio;
  • Na vocação e familiaridade com a prática pedagógica, aliados ao interesse constante para com a evolução dos métodos de ensino;
  • Na desenvoltura e domínio dos temas a serem abordados em sala de aula, primando pela formação de uma consciência crítica acerca dos eventos e fatos ocorridos no contexto em estudo;
  • Na formação consistente de Filosofia, capacitando a compreensão e a transmissão dos principais temas, problemas e sistemas filosóficos;
  • Na prática do exercício constante de intercalação entre a filosofia e a realidade, promovendo, assim, o desenvolvimento do espírito crítico e a disseminação de valores vinculados à ética, à cidadania e aos direitos humanos;
  • No senso crítico, capaz de elaborar, de forma clara, uma análise das questões político-filosófico-culturais que se fazem presentes na contemporaneidade, agindo diretamente sobre situações ontológicas e sociais;
  • No conhecimento das técnicas de elaboração de projetos e outras práticas referentes ao bom andamento de uma pesquisa;
  • No compromisso com os valores que primem pela defesa da ética e da cidadania, como práticas constantes dentro e fora da sala de aula.

AMBIENTE DE ATUAÇÃO

Além da qualificação de um profissional da área do ensino o Curso de Licenciatura em Filosofia empenha-se em formar um profissional dotado de um potencial de habilidades e capacidades específicas, além de um potencial genérico, para interagir e intervir adequadamente nos múltiplos campos que envolvem os conhecimentos filosóficos.

DESCRIÇÃO DO CURSO

O curso de Geografia preocupa-se com os modos de produzir, de existir e de perceber os diferentes espaços geográficos e busca entendimento de como os fenômenos que constituem as paisagens se relacionam com a vida que as anima. O ensino ministrado no curso volta-se para a observação, para a busca de explicações para aquilo que, numa determinada paisagem, permaneceu ou foi transformado, inter-relacionando os elementos do passado e do presente que nela convivem e podem ser compreendidos mediante a análise do processo de produção/organização do espaço.

OBJETIVOS GERAIS

  • Formar profissionais dotados de espírito crítico e reflexivo, com vistas à minimização dos problemas sociais e ambientais;
  • Formar professores com competências e habilidades para desafiar seus alunos para construírem uma visão crítica da sociedade em que estão inseridos e que possam contribuir com a apresentação de novas ideias para formar cidadãos conscientes e atuantes;
  • Formar profissionais para o exercício do magistério do ensino fundamental e médio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Propiciar formação em Geografia, coadunando-se às condições e exigências que caracterizam o mundo contemporâneo;
  • Propiciar atualização constante em relação ao conhecimento geográfico e à dinâmica do processo ensino-aprendizagem;
  • Estimular a reflexão crítica sobre a realidade dos ensinos fundamental e médio, fundamentando-se numa visão histórica, social, filosófica, política, cultural e econômica;
  • Definir propostas metodológicas que possam conduzir o ensino à formação da socialização dos estudos, visando a mudanças no quadro social;
  • Formar consciência crítica da realidade espacial, que abranja o nível local, o municipal, o estadual, o nacional e o internacional;
  • Incentivar metodologias de ensino, cuja tônica seja resolução de problemas da atualidade;
  • Criar mecanismos que explorem a interdisciplinaridade;
  • Fornecer instrumentação técnica que possibilite ação eficaz na comunidade escolar, rural e/ou urbana, na qual o profissional estará inserido, posteriormente, como cidadão qualificado.
  • Identificar, compreender e analisar a interação Homem – natureza;
  • Identificar e utilizar a linguagem científica mais adequada para a geografia;
  • Analisar e elaborar mapas temáticos e outras representações gráficas.

PERFIL PROFISSIONAL

O egresso deve apresentar um perfil caracterizado por:

  • Atuação ética, crítica, autônoma e criativa;
  • Autonomia intelectual; respeito à pluralidade inerente aos ambientes profissionais; atuação propositiva, na busca de soluções de questões colocadas pela sociedade;
  • Compreensão dos elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia e a aplicação desse conhecimento na busca do desenvolvimento social;
  • Domínio e permanente aprimoramento das abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico;
  • Sólida formação para atuar como profissional da ciência geográfica, independentemente da habilitação escolhida;
  • Competência para o exercício da interdisciplinaridade;
  • Competência para a produção de homem novo, livre e solidário de idéias e inovações
  • Habilidades para estimular o aprendizado da autonomia e da responsabilidade em situações experienciais;
  • Competências para favorecer a vivência de relações interpessoais e relações cooperativas;
  • Capacidade de assumir diferentes funções, revelando diversos valores.

AMBIENTE DE ATUAÇÃO

Enquanto licenciado, o egresso do Curso de Geografia está apto a atuar no magistério da Educação Básica e Superior. Uma outra área de atuação possível é na educação ambiental não-formal em trabalhos realizados por empresas que desenvolvem projetos ambientais.

DESCRIÇÃO DO CURSO

A meta do curso é um ensino qualificado dos conteúdos específicos e complementares à área de História, aliando-os à teoria e metodologia da pesquisa histórica, com vistas a formar os fundamentos de um excelente professor, mas com viés de pesquisador, pois a experiência na construção, na crítica e na produção do conhecimento são “ferramentas” e fundamentos básicos para o exercício, mais qualificado, também e especialmente de um licenciado em História. A estrutura do curso atende à necessidade atual de oferecer novas óticas de análise que fazem aflorar a relação do indivíduo e do coletivo, o específico, o próprio, o particular, ressaltando as diferenças, a multiplicidade, numa perspectiva histórica plausível, integradora.

OBJETIVOS GERAIS

Formar educador-pesquisador, para atuar na escola e em espaços alternativos educacionais, possibilitando práticas investigativas como condição inerente ao exercício da docência, pautado pela ética e pelo respeito ao meio ambiente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Qualificar profissionais para atuar no ensino de História nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.;
  • Capacitar profissionais para organizar, dirigir e assessorar instituições de pesquisa e preservação culturais, tais como: arquivos, museus, ONGs, institutos de pesquisas.;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da produção do conhecimento histórico;
  • Formar profissionais críticos e reflexivos, que compreendam a realidade de seu tempo, capazes de atuarem como agentes transformadores do contexto social vivido, atento às dimensões política, social e ética do seu ofício.

PERFIL PROFISSIONAL

O egresso deve apresentar um perfil caracterizado por:

  • Domínio dos conteúdos gerais e específicos de sua área de formação profissional, com capacidade de midiatizá-los didaticamente numa perspectiva crítico-social;
  • Domínio dos pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam a mediação didática do processo ensino-aprendizagem na perspectiva histórico-crítica e sócio-construtivista;
  • Capacidade de analisar o processo educacional e o papel social da escola, considerando suas determinações históricas, políticas e sociais;
  • Domínio dos princípios e técnicas de investigação com capacidade de aplicá-las no planejamento e desenvolvimento de projetos investigativos;
  • Capacidade de mediação didática adequada ao exercício da relação teoria-prática da área;
  • Capacidade de gerenciar o seu desenvolvimento pessoal e profissional, orientado pelos princípios do aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conviver em sociedade e aprender a ensinar;
  • Capacidade de lidar e desenvolver ações educacionais que promovam a diversidade cultural e os valores democráticos, elementos importantes do processo educacional; Evidência de comportamentos ético-morais e democráticos dirigidos para o seu desenvolvimento profissional e para o desenvolvimento de sua cidadania.
  • Dominar as diferentes vertentes historiográficas e suas implicações nas práticas de pesquisas e ensino e fazer uso das concepções de história que contribuíram para o avanço científico e formação humanística: ética e cidadã;
  • Dominar os conceitos da história e de áreas de conhecimentos afins: antropologia, sociologia e geografia para a elaboração de categorias de análise e compreensão das relações sócio-históricas das experiências dos sujeitos sociais de diferentes tempos e espaços;
  • Dominar conhecimentos teóricos das relações do ensino-aprendizagem, conteúdos específicos, interdisciplinares e das novas tecnologias da informação e comunicação para elaboração de recursos pedagógicos: livros didáticos, paradidáticos, softwares educativos;
  • Dominar as teorias e metodologias da pesquisa histórica para elaboração do projeto de pesquisa e construção da monografia que explicite a compreensão das problemáticas e experiências sociais dos sujeitos históricos em diferentes tempos e espaços;
  • Articular o conhecimento dos saberes escolares, acadêmicos e das experiências na relação ensino-aprendizagem para adequação e compreensão da realidade contemporânea e suas relações com o passado histórico;
  • Dominar conhecimentos sócio-políticos que favoreçam o desenvolvimento da prática profissional pautada nos princípios democráticos para o exercício da cidadania política e social.

AMBIENTE DE ATUAÇÃO

O egresso poderá atuar como docente do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas; em órgãos públicos, exercendo funções na organização e preservação de acervos históricos e em museus.

DESCRIÇÃO DO CURSO

Um caminho fértil na formação de licenciados reside na aproximação dos pressupostos teórico-conceituais, necessários e específicos a uma prática docente descentralizada da figura do professor, enquanto mero repassador de discursos, buscando, nas relações de ensino estabelecidas entre os interlocutores (professores e alunos), o desenvolvimento de conteúdos e habilidades que apontem para uma prática de instauração de sentidos e significados, uma prática capaz de transformar o estudo e o ensino das línguas (nacionais, clássicas e estrangeiras modernas) e suas respectivas literaturas, por meio da investigação e vivência crítica de teorias, concepções, trajetória histórico-social e processo de ensino-aprendizagem dessas línguas e literaturas, no decorrer da história.

OBJETIVOS GERAIS

Incentivar o pensamento reflexivo e o espírito científico, na busca do conhecimento sobre a estrutura e funcionamento das linguagens humanas, e notadamente da linguagem verbal, visando a contribuir, em particular, com a sociedade regional e, em sua projeção de alcance, com a sociedade brasileira.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Capacitar graduandos para um exercício profissional ético e competente, tanto para a docência de conteúdos relacionados ao ensino de Língua Portuguesa e de Línguas Estrangeiras e de suas respectivas literaturas;
  • Propiciar a dinamização de processos sócio-culturais e a realização de outras atividades que pressuponham conhecimentos linguísticos e literários;
  • Formar profissionais que se utilizem das novas tecnologias e que adote novas metodologias em sua prática educativa;
  • Formar profissionais capazes de intervir adequadamente na sociedade, mediante o domínio de instrumentais linguísticos e do desenvolvimento da reflexão crítica.

PERFIL PROFISSIONAL

O egresso deve apresentar um perfil caracterizado por:

  • Capacidade de criar situações de aprendizagem para todos os alunos;
  • Capacidade para conceber, realizar, analisar e avaliar as situações didáticas, mediando o processo de aprendizagem dos alunos nas diferentes áreas de conhecimento;
  • Capacidade para participar da integração da escola com as famílias e a comunidade;
  • Capacidade de articular conhecimentos da língua portuguesa e das línguas estrangeiras, respectivamente e em conjunto, avaliando-os criticamente a partir de determinadas teorias, reelaborando-as e transmitindo-as a outros sujeitos para que esses também possam apropriar-se dos saberes desenvolvidos historicamente;
  • Consciência da valorização da diversidade linguística e cultural, enquanto manifestação da identidade de cada grupo social, bem como capacidade de garantir condições de acesso à variante linguística padrão como caminho para a apropriação do conhecimento já sistematizado pela humanidade;
  • Possibilidade de criar novas exigências do saber a partir da realidade e das expectativas da comunidade;
  • Possibilidade de criar novas exigências do saber a partir da realidade e das expectativas da comunidade;
  • Capacidade para ler e produzir textos manifestados em diferentes linguagens; Consciência crítica de realidade, com a compreensão da grande importância do social sobre o individual, aliada ao exercício do senso e da prática da justiça e da solidariedade, reconhecendo que útil é o que tem valor social.

AMBIENTE DE ATUAÇÃO

Além da qualificação de um profissional da área do ensino, o Curso de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras empenha-se em formar profissionais dotados de potencial de habilidades e capacidades específicas, além de um potencial genérico, para interagir e intervir adequadamente nos múltiplos campos que envolvem os conhecimentos de Língua Portuguesa, de Línguas Estrangeiras e suas respectivas literaturas.

DESCRIÇÃO DO CURSO

Um caminho fértil na formação de licenciados reside na aproximação dos pressupostos teórico-conceituais, necessários e específicos a uma prática docente descentralizada da figura do professor, enquanto mero repassador de discursos, buscando, nas relações de ensino estabelecidas entre os interlocutores (professores e alunos), o desenvolvimento de conteúdos e habilidades que apontem para uma prática de instauração de sentidos e significados, uma prática capaz de transformar o estudo e o ensino das línguas (nacionais, clássicas e estrangeiras modernas) e suas respectivas literaturas, por meio da investigação e vivência crítica de teorias, concepções, trajetória histórico-social e processo de ensino-aprendizagem dessas línguas e literaturas, no decorrer da história.

OBJETIVOS GERAIS

Incentivar o pensamento reflexivo e o espírito científico, na busca do conhecimento sobre a estrutura e funcionamento das linguagens humanas, e notadamente da linguagem verbal, visando a contribuir, em particular, com a sociedade regional e, em sua projeção de alcance, com a sociedade brasileira.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Capacitar graduandos para um exercício profissional ético e competente, tanto para a docência de conteúdos relacionados ao ensino de Língua Portuguesa e de Línguas Estrangeiras e de suas respectivas literaturas;
  • Propiciar a dinamização de processos sócio-culturais e a realização de outras atividades que pressuponham conhecimentos linguísticos e literários;
  • Formar profissionais que se utilizem das novas tecnologias e que adote novas metodologias em sua prática educativa;
  • Formar profissionais capazes de intervir adequadamente na sociedade, mediante o domínio de instrumentais linguísticos e do desenvolvimento da reflexão crítica.

PERFIL PROFISSIONAL

O egresso deve apresentar um perfil caracterizado por:

  • Capacidade de criar situações de aprendizagem para todos os alunos;
  • Capacidade para conceber, realizar, analisar e avaliar as situações didáticas, mediando o processo de aprendizagem dos alunos nas diferentes áreas de conhecimento;
  • Capacidade para participar da integração da escola com as famílias e a comunidade;
  • Capacidade de articular conhecimentos da língua portuguesa e das línguas estrangeiras, respectivamente e em conjunto, avaliando-os criticamente a partir de determinadas teorias, reelaborando-as e transmitindo-as a outros sujeitos para que esses também possam apropriar-se dos saberes desenvolvidos historicamente;
  • Consciência da valorização da diversidade linguística e cultural, enquanto manifestação da identidade de cada grupo social, bem como capacidade de garantir condições de acesso à variante linguística padrão como caminho para a apropriação do conhecimento já sistematizado pela humanidade;
  • Possibilidade de criar novas exigências do saber a partir da realidade e das expectativas da comunidade;
  • Possibilidade de criar novas exigências do saber a partir da realidade e das expectativas da comunidade;
  • Capacidade para ler e produzir textos manifestados em diferentes linguagens; Consciência crítica de realidade, com a compreensão da grande importância do social sobre o individual, aliada ao exercício do senso e da prática da justiça e da solidariedade, reconhecendo que útil é o que tem valor social.

AMBIENTE DE ATUAÇÃO

Além da qualificação de um profissional da área do ensino, o Curso de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras empenha-se em formar profissionais dotados de potencial de habilidades e capacidades específicas, além de um potencial genérico, para interagir e intervir adequadamente nos múltiplos campos que envolvem os conhecimentos de Língua Portuguesa, de Línguas Estrangeiras e suas respectivas literaturas.

DESCRIÇÃO DO CURSO

Um caminho fértil na formação de licenciados reside na aproximação dos pressupostos teórico-conceituais, necessários e específicos a uma prática docente descentralizada da figura do professor, enquanto mero repassador de discursos, buscando, nas relações de ensino estabelecidas entre os interlocutores (professores e alunos), o desenvolvimento de conteúdos e habilidades que apontem para uma prática de instauração de sentidos e significados, uma prática capaz de transformar o estudo e o ensino das línguas (nacionais, clássicas e estrangeiras modernas) e suas respectivas literaturas, por meio da investigação e vivência crítica de teorias, concepções, trajetória histórico-social e processo de ensino-aprendizagem dessas línguas e literaturas, no decorrer da história.

OBJETIVOS GERAIS

Incentivar o pensamento reflexivo e o espírito científico, na busca do conhecimento sobre a estrutura e funcionamento das linguagens humanas, e notadamente da linguagem verbal, visando a contribuir, em particular, com a sociedade regional e, em sua projeção de alcance, com a sociedade brasileira.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Capacitar graduandos para um exercício profissional ético e competente, tanto para a docência de conteúdos relacionados ao ensino de Língua Portuguesa e de Línguas Estrangeiras e de suas respectivas literaturas;
  • Propiciar a dinamização de processos sócio-culturais e a realização de outras atividades que pressuponham conhecimentos linguísticos e literários;
  • Formar profissionais que se utilizem das novas tecnologias e que adote novas metodologias em sua prática educativa;
  • Formar profissionais capazes de intervir adequadamente na sociedade, mediante o domínio de instrumentais linguísticos e do desenvolvimento da reflexão crítica.

PERFIL PROFISSIONAL

O egresso deve apresentar um perfil caracterizado por:

  • Capacidade de criar situações de aprendizagem para todos os alunos;
  • Capacidade para conceber, realizar, analisar e avaliar as situações didáticas, mediando o processo de aprendizagem dos alunos nas diferentes áreas de conhecimento;
  • Capacidade para participar da integração da escola com as famílias e a comunidade;
  • Capacidade de articular conhecimentos da língua portuguesa e das línguas estrangeiras, respectivamente e em conjunto, avaliando-os criticamente a partir de determinadas teorias, reelaborando-as e transmitindo-as a outros sujeitos para que esses também possam apropriar-se dos saberes desenvolvidos historicamente;
  • Consciência da valorização da diversidade linguística e cultural, enquanto manifestação da identidade de cada grupo social, bem como capacidade de garantir condições de acesso à variante linguística padrão como caminho para a apropriação do conhecimento já sistematizado pela humanidade;
  • Possibilidade de criar novas exigências do saber a partir da realidade e das expectativas da comunidade;
  • Possibilidade de criar novas exigências do saber a partir da realidade e das expectativas da comunidade;
  • Capacidade para ler e produzir textos manifestados em diferentes linguagens; Consciência crítica de realidade, com a compreensão da grande importância do social sobre o individual, aliada ao exercício do senso e da prática da justiça e da solidariedade, reconhecendo que útil é o que tem valor social.

AMBIENTE DE ATUAÇÃO

Além da qualificação de um profissional da área do ensino, o Curso de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras empenha-se em formar profissionais dotados de potencial de habilidades e capacidades específicas, além de um potencial genérico, para interagir e intervir adequadamente nos múltiplos campos que envolvem os conhecimentos de Língua Portuguesa, de Línguas Estrangeiras e suas respectivas literaturas.

DESCRIÇÃO DO CURSO

Um caminho fértil na formação de licenciados reside na aproximação dos pressupostos teórico-conceituais, necessários e específicos a uma prática docente descentralizada da figura do professor, enquanto mero repassador de discursos, buscando, nas relações de ensino estabelecidas entre os interlocutores (professores e alunos), o desenvolvimento de conteúdos e habilidades que apontem para uma prática de instauração de sentidos e significados, uma prática capaz de transformar o estudo e o ensino das línguas (nacionais, clássicas e estrangeiras modernas) e suas respectivas literaturas, por meio da investigação e vivência crítica de teorias, concepções, trajetória histórico-social e processo de ensino-aprendizagem dessas línguas e literaturas, no decorrer da história.

OBJETIVOS GERAIS

Incentivar o pensamento reflexivo e o espírito científico, na busca do conhecimento sobre a estrutura e funcionamento das linguagens humanas, e notadamente da linguagem verbal, visando a contribuir, em particular, com a sociedade regional e, em sua projeção de alcance, com a sociedade brasileira.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Capacitar graduandos para um exercício profissional ético e competente, tanto para a docência de conteúdos relacionados ao ensino de Língua Portuguesa e de Línguas Estrangeiras e de suas respectivas literaturas;
  • Propiciar a dinamização de processos sócio-culturais e a realização de outras atividades que pressuponham conhecimentos linguísticos e literários;
  • Formar profissionais que se utilizem das novas tecnologias e que adote novas metodologias em sua prática educativa;
  • Formar profissionais capazes de intervir adequadamente na sociedade, mediante o domínio de instrumentais linguísticos e do desenvolvimento da reflexão crítica.

PERFIL PROFISSIONAL

O egresso deve apresentar um perfil caracterizado por:

  • Capacidade de criar situações de aprendizagem para todos os alunos;
  • Capacidade para conceber, realizar, analisar e avaliar as situações didáticas, mediando o processo de aprendizagem dos alunos nas diferentes áreas de conhecimento;
  • Capacidade para participar da integração da escola com as famílias e a comunidade;
  • Capacidade de articular conhecimentos da língua portuguesa e das línguas estrangeiras, respectivamente e em conjunto, avaliando-os criticamente a partir de determinadas teorias, reelaborando-as e transmitindo-as a outros sujeitos para que esses também possam apropriar-se dos saberes desenvolvidos historicamente;
  • Consciência da valorização da diversidade linguística e cultural, enquanto manifestação da identidade de cada grupo social, bem como capacidade de garantir condições de acesso à variante linguística padrão como caminho para a apropriação do conhecimento já sistematizado pela humanidade;
  • Possibilidade de criar novas exigências do saber a partir da realidade e das expectativas da comunidade;
  • Possibilidade de criar novas exigências do saber a partir da realidade e das expectativas da comunidade;
  • Capacidade para ler e produzir textos manifestados em diferentes linguagens; Consciência crítica de realidade, com a compreensão da grande importância do social sobre o individual, aliada ao exercício do senso e da prática da justiça e da solidariedade, reconhecendo que útil é o que tem valor social.

AMBIENTE DE ATUAÇÃO

Além da qualificação de um profissional da área do ensino, o Curso de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras empenha-se em formar profissionais dotados de potencial de habilidades e capacidades específicas, além de um potencial genérico, para interagir e intervir adequadamente nos múltiplos campos que envolvem os conhecimentos de Língua Portuguesa, de Línguas Estrangeiras e suas respectivas literaturas.

DESCRIÇÃO DO CURSO

​A Licenciatura em Matemática está presente em ações corriqueiras, como calcular ingredientes para uma receita de bolo ou saber quanto de arame precisará para cercar uma propriedade. Acrescente, porém, que no curso você se aprofundará na capacidade de interpretar, formular e resolver problemas em situações diversas, pois a Licenciatura em Matemática EAD é a ciência que ajuda a desenvolver o raciocínio para se chegar ao conhecimento por meio de símbolos e relações entre quantidade e espaço. E que, por ser uma Licenciatura, você terá uma formação voltada a questões didáticas e metodológicas para que seus alunos saibam que a Matemática é amelhor linguagem para modelar e descrever a natureza e transformar essas observações em equações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Graduados em Licenciaturas em Física e Química;
  • Capacitar graduandos para um exercício profissional ético e competente, tanto para a docência de conteúdos relacionados ao ensino Matemática e suas vertentes;
  • Propiciar a dinamização de processos das atividades que pressuponham conhecimentos algébricos;
  • Formar profissionais que se utilizem das novas tecnologias e que adote novas metodologias em sua prática educativa.

PERFIL PROFISSIONAL

O egresso deve apresentar um perfil caracterizado por:

  • Capacidade de criar situações de aprendizagem para todos os alunos;
  • Capacidade para conceber, realizar, analisar e avaliar as situações didáticas, mediando o processo de aprendizagem dos alunos nas diferentes áreas de conhecimento;
  • Capacidade para participar da integração da escola com as famílias e a comunidade;
  • Capacidade de articular conhecimentos da matemática, avaliando-os criticamente a partir de determinadas teorias, reelaborando-as e transmitindo-as a outros sujeitos para que esses também possam apropriar-se dos saberes desenvolvidos historicamente;
  • Possibilidade de criar novas exigências do saber a partir da realidade e das expectativas da comunidade.

AMBIENTE DE ATUAÇÃO

Há também boas oportunidades em centros de processamento de dados, em empresas públicas ou privadas, no planejamento econômico e em processos de produção. Poderá até escrever e analisar livros didáticos e paradidáticos, produzir material pedagógico e softwares aplicados à educação.

DESCRIÇÃO DO CURSO

Na Licenciatura, sob o viés da educação e do meio social, você vai ser estimulado a lidar com projetos e pesquisas direcionados ao meio ambiente, à saúde e à biotecnologia, três das grandes áreas de atuação do biólogo, visando à conservação e manejo da biodiversidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Graduados em Licenciaturas em Física e Química;
  • Capacitar graduandos para um exercício profissional ético e competente, tanto para a docência de conteúdos relacionados ao ensino Matemática e suas vertentes;
  • Propiciar a dinamização de processos das atividades que pressuponham conhecimentos algébricos;
  • Formar profissionais que se utilizem das novas tecnologias e que adote novas metodologias em sua prática educativa.

PERFIL PROFISSIONAL

O egresso deve apresentar um perfil caracterizado por:

  • Capacidade de criar situações de aprendizagem para todos os alunos;
  • Capacidade para conceber, realizar, analisar e avaliar as situações didáticas, mediando o processo de aprendizagem dos alunos nas diferentes áreas de conhecimento;
  • Capacidade para participar da integração da escola com as famílias e a comunidade;
  • Capacidade de articular conhecimentos, avaliando-os criticamente a partir de determinadas teorias, reelaborando-as e transmitindo-as a outros sujeitos para que esses também possam apropriar-se dos saberes desenvolvidos historicamente;
  • Possibilidade de criar novas exigências do saber a partir da realidade e das expectativas da comunidade.

AMBIENTE DE ATUAÇÃO

Com a segunda graduação em Ciências Biológicas na modalidade de ensino a distância você terá à sua disposição diferentes modos de operação em sua vida profissional. O licenciado pode atuar tanto na pesquisa como no ensino, em instituições públicas e particulares, como professor de Ciências no Ensino Fundamental e de Biologia no Ensino Médio. Além do ambiente escolar, pode trabalhar em centros e laboratórios de pesquisa, em museus, zoológicos, parques e reservas ecológicas, jardins botânicos e nas áreas industrial e agrícola.

DESCRIÇÃO DO CURSO

Os caminhos educacionais trilhados pelo estudante de Pedagogia devem propiciar investigação, reflexão crítica e experiência no planejamento, execução, avaliação de atividades educativas, a aplicação de contribuições de campos de conhecimentos, como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o linguístico, o sociológico, o político, o econômico, o cultural. O que se quer formar é um profissional que saiba analisar e avaliar os próprios atos docentes, com vistas a detectar o alcance e a validade do material teórico-prático empregado. O curso prepara profissionais capacitados para atuarem como formadores de cidadãos, com vistas a lhes propiciar novas formas de ver e entender o mundo, além de gestores do processo educativo escolar e não-escolar.

OBJETIVOS GERAIS

Formar profissionais para exercer a docência e a gestão escolar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Pautados pela ética e moral que norteiam a profissão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Formar profissionais aptos às atividades docentes na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal e na Educação Profissional;
  • Desenvolver nos profissionais capacidades para o planejamento, administração, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas em ambientes não-escolares;
  • Propiciar habilidades para a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

PERFIL PROFISSIONAL

Por se tratar de um curso caracterizado por teoria investigativa da educação, do ensino, da aprendizagem e do trabalho pedagógico, o perfil do egresso do curso de Pedagogia pode ser delineado, da seguinte maneira:

  • Profissional com sólida formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas, que se articulam ao longo do curso;
  • Profissional com sólida formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas, que se articulam ao longo do curso;
  • Profissional apto a atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, inclusiva e igualitária;
  • Profissional apto a exercer a docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do curso de Ensino Médio na modalidade Normal, assim como em Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos;
  • Profissional apto a atuar na gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não-escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;
  • Competência para pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos, sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas.

AMBIENTE DE ATUAÇÃO

Com a inovação e ampliação do mercado do trabalho, o profissional formado no Curso de Pedagogia – Pedagogo, além de exercer a docência e a gestão escolar, hoje ele pode trabalhar:

  • Na produção de materiais didáticos;
  • Educação a Distância, esta modalidade precisa de pedagogo que tenha afinidade com a informática;
  • Abrir uma escola, o pedagogo pode assinar documentos de abertura junto a Secretária de Educação;
  • Trabalhar na área de Recursos Humanos das empresas, criando cursos de capacitação de funcionários;
  • Trabalhar em hospitais para atender as necessidades educacionais de pacientes em fase escolar da educação obrigatória.

DESCRIÇÃO DO CURSO

A organização do Curso de Licenciatura em Sociologia contempla conteúdos que objetivam o desenvolvimento da consciência crítico-reflexiva do egresso, que o habilite a agir na sociedade, marcada, na atualidade, pela diversidade e dinamicidade. Esse profissional deverá participar no processo social, entender e refletir sobre ele, por meio da pesquisa, entendida como instrumento a embasar a análise da realidade do mundo, sem perder de vista os problemas locais e regionais, em que se insere.

OBJETIVOS GERAIS

  • Propiciar aos profissionais uma formação geral humanística, respaldados pela ética e pela liberdade;
  • Propiciar aos estudantes uma formação teórico-metodológica em torno dos eixos que formam a identidade do curso (antropologia, ciência política e sociologia), com ênfase na Sociologia;
  • Fornecer instrumentos para estabelecer relações com a pesquisa e a prática social;
  • Criar uma estrutura curricular que estimule a autonomia intelectual, a capacidade analítica dos estudantes e uma ampla formação humanística.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Formar profissionais aptos ao exercício da prática docente em Sociologia, Sociologia Geral ou Especial, nos estabelecimentos de ensino de nível fundamental, médio e superior, desde que cumpridas as exigências legais;
  • Propiciar embasamentos necessários ao planejamento e realização de pesquisas na área educacional, vinculadas às instituições de ensino;
  • Desenvolver capacidade para a formulação e coordenação de projetos educacionais e não-educacionais;
  • Propiciar condições para que o profissional contribua para as mudanças sociais fundamentais para uma sociedade mais justa e mais humana.

PERFIL PROFISSIONAL

Espera-se que o aluno Licenciado apresente um perfil alicerçado:

  • No domínio sobre um conjunto de conhecimentos teóricos correspondentes ao problemas sociais apresentados ao longo da História, bem como a capacidade para trabalhar esse conteúdo com adolescentes do ensino fundamental e médio;
  • Na vocação e familiaridade com a prática pedagógica, aliados ao interesse constante para com a evolução dos métodos de ensino;
  • Na desenvoltura e domínio dos temas a serem abordados em sala de aula, primando sempre pela formação de uma consciência crítica acerca dos eventos e fatos ocorridos no contexto em estudo;
  • No conhecimento das técnicas de elaboração de projetos e outras práticas referentes ao bom andamento de uma pesquisa;
  • No compromisso com os valores que primem pela defesa da ética e da cidadania, como práticas constantes dentro e fora da sala de aula;
  • No convívio com a literatura especializada contemporânea;
  • No domínio do instrumental de pesquisa;
  • Na capacidade para reflexão crítica sobre o papel da escola na sociedade brasileira;
  • Na atuação interdisciplinar.

AMBIENTE DE ATUAÇÃO

O trabalho dos sociólogos é predominantemente intelectual e, como profissionais, eles podem exercer inúmeras atividades tanto no setor público quanto no setor privado. No campo de atuação, em consonância com o norte fixado neste projeto, estão basicamente as áreas de pesquisa, docência, embora não se possa excluir assessoria, consultoria e planejamento que envolvem inúmeras questões relacionadas a recursos humanos e organizacionais.

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