GESTÃO E NEGÓCIOS

Os cursos na área de Gestão e Negócios podem ser encontrados na modalidade bacharel ou tecnólogo, sendo que os cursos tecnólogos tem duração de 2 anos e o de bacharel de 4 a 5 anos.

A área de Gestão e Negócios é voltada para pessoas que se identificam com ambiente organizacional de uma empresa, gestão, empreendedorismo, finanças, trabalho em equipe, comunicação, liderança e suas diversas vertentes e possibilidades.

Os cursos de graduação contam com o corpo docente formado por professores mestres e doutores, tutores on-line à disposição dos alunos, vídeo aulas, material didático, fóruns e estudos temáticos, acervo virtual para consulta 24h, estágio supervisionado presencial e Trabalho de Curso.

Clicando em cada curso você saberá sobre o curso, como é mercado de trabalho, a duração e o conteúdo programático. 

SOBRE O CURSO

Ter senso de liderança, manter o seu espaço pessoal sempre organizado e ser acionado pelos amigos para planejar um trabalho ou uma festa são fortes indícios de que você pode ser um bom administrador. Além dessas habilidades, é possível que você tenha faro para identificar oportunidades e promover transformações, e por isso se encaixará em organizações de qualquer tamanho ou natureza. Por isso o curso de Administração é o ideal para você. Nele você vai aprimorar sua capacidade de trabalhar com equipes de vários setores, pois o corpo docente antenado no mercado de trabalho sabe do que você vai precisar para enfrentar situações reais. Por exemplo, ser responsável pelo planejamento de estratégias, pelo gerenciamento do dia a dia da companhia e pela gestão de recursos financeiros, materiais e humanos. Você vai se surpreender com seus próprios resultados após participar de visitas técnicas e simulações de negócios com softwares específicos.

MERCADO DE TRABALHO

O administrador é um profissional formado especialmente para ter uma visão ampla dos processos e atividades de uma empresa, seja ela nacional ou internacional, pública ou privada, fundação, instituição financeira, organização não governamental ou sem fins lucrativos. Há boas oportunidades em variados setores da economia, como comércio, indústria, agroindústria e serviços, nos quais atuará com logística, empreendedorismo, setor financeiro, publicidade e marketing, gestão socioambiental, só para mencionar algumas áreas. Como consultor, poderá elaborar orçamentos e prestar orientação quanto a gestão de riscos, parcerias, aquisições e incorporações.

DURAÇÃO

08 semestres/04 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Administração de Recursos HumanosEstrutura das Demonstrações FinanceirasProjeto Multidisciplinar – Ambiente Logístico
Administração Financeira e OrçamentáriaGestão de Demanda e dos EstoquesGestão Avançada de Marketing
Contabilidade e FinançasPsicologia do TrabalhoTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios
Direito Aplicado aos NegóciosGestão da Distribuição LogísticaTópicos Avançados em Administração
Língua Brasileira de SinaisMetodologia de PesquisaGestão Estratégica de Negócios
Projeto Multidisciplinar – Ambiente FinanceiroOrientação ProfissionalJogos de Empresas
Gestão de MarketingMercado de Trabalho e ÉticaRedes de Alianças Estratégicas
MatemáticaProjeto Multidisciplinar – Ambiente OperacionalSistemas Gerenciais de Apoio à Decisão
OrganizaçãoComércio ExteriorProjeto Multidisciplinar – Ambiente Estratégico
Sistemas e MétodosAnálise de Projetos e InvestimentosEconomia
Projeto Multidisciplinar – Ambiente CompetitivoArmazenagem e Movimentação de MateriaisLíngua Portuguesa
Projeto Multidisciplinar – Ambiente EmpresarialContabilidade TributáriaPrincípios de Administração e Marketing
Administração da Produção e OperaçõesGestão Estratégica de CustosProbabilidade e Estatística
EmpreendedorismoMatemática Financeira
Remuneração EstratégicaTeoria dos Jogos

SOBRE O CURSO

Não adianta, a contabilidade não bate! Você já deve ter ouvido essa frase em algum lugar. Contas que não fecham são a grande dor de cabeça para qualquer empresa, pois deixar de fazer o acompanhamento ou negligenciar a vida financeira e fiscal é, na certa, decretar a própria extinção. Por isso o contabilista é de extrema importância para legalizar empresas, administrar tributos, registrar atos e fatos contábeis, controlar ativos, gerenciar custos e declarar rendimentos ao fisco, entre outras atribuições relativas a escrituração, demonstração contábil, auditoria e análise de balanço. No curso, você terá formação com visão gerencial e estratégica, atenta às mudanças na legislação e ao processo de internacionalização que vem pressionando cada vez mais as empresas brasileiras.

MERCADO DE TRABALHO

Após formado, você poderá fazer o Exame de Suficiência e obter o registro profissional de classe no Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Os campos de especialização abrangem contabilidade aplicada, ambiental, atuarial ou previdenciária, bancária, comercial, industrial, de recursos humanos, de seguros, de transportes, doméstica, estratégica, financeira, fiscal, geral, gerencial, gráfica, hospitalar, hoteleira, imobiliária, internacional, orçamentária, pública, rural e tributária. Estará habilitado a atuar como contador, consultor, controller, planejador tributário, analista financeiro, perito e auditor independente em escritórios de contabilidade, na administração pública direta ou indireta, departamentos de contabilidade de empresas de pequeno, médio e grande portes. Se preferir, poderá abrir seu próprio escritório.

DURAÇÃO

08 semestres/04 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Administração de Recursos HumanosEstrutura das Demonstrações FinanceirasProjeto Multidisciplinar – Ambiente Logístico
Administração Financeira e OrçamentáriaGestão de Demanda e dos EstoquesGestão Avançada de Marketing
Contabilidade e FinançasPsicologia do TrabalhoTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios
Direito Aplicado aos NegóciosGestão da Distribuição LogísticaTópicos Avançados em Administração
Língua Brasileira de SinaisMetodologia de PesquisaGestão Estratégica de Negócios
Projeto Multidisciplinar – Ambiente FinanceiroOrientação ProfissionalJogos de Empresas
Gestão de MarketingMercado de Trabalho e ÉticaRedes de Alianças Estratégicas
MatemáticaProjeto Multidisciplinar – Ambiente OperacionalSistemas Gerenciais de Apoio à Decisão
OrganizaçãoComércio ExteriorProjeto Multidisciplinar – Ambiente Estratégico
Sistemas e MétodosAnálise de Projetos e InvestimentosEconomia
Projeto Multidisciplinar – Ambiente CompetitivoArmazenagem e Movimentação de MateriaisLíngua Portuguesa
Projeto Multidisciplinar – Ambiente EmpresarialContabilidade TributáriaPrincípios de Administração e Marketing
Administração da Produção e OperaçõesGestão Estratégica de CustosProbabilidade e Estatística
EmpreendedorismoMatemática Financeira
Remuneração EstratégicaTeoria dos Jogos

SOBRE O CURSO

A economia está presente na vida cotidiana das pessoas, e o economista estuda os fenômenos que se relacionam à produção e ao consumo de bens e serviços. Por exemplo, por consumir mais macarrão instantâneo, pães e biscoitos (âmbito microeconômico), você motiva a abertura de pontos de venda que comercializam os produtos (âmbito mesoeconômico) e assim mantém ativo um setor que movimenta em média cerca de R$ 6 bilhões por ano no Brasil, estimula a exportação e interfere na balança comercial (âmbito macroeconômico). Você aprenderá no curso a observar o contexto econômico sob pontos de vista de três grandes áreas: modelos teóricos, evolução histórica e métodos quantitativos, estes voltados ao cálculo e estatísticas.

MERCADO DE TRABALHO

As opções de trabalho são amplas, tanto na iniciativa privada como no setor público.
Você pode atuar com auditoria, fazendo certificação de contas, verificando e orientando contratos, acordos e convênios; comércio internacional, no estudo de mercados, planejamento de negócios entre empresas, acompanhamento de operações de importação e exportação; mediação e arbitragem, em situações de litígio comercial; mercado financeiro, auxiliando nas decisões de investimentos; perícia, como consultor em operações financeiras; pesquisa, no levantamento de variação de preços, indicadores econômicos e outras informações; planejamento estratégico, na avaliação de riscos de mercado, orientação de aquisições e fusões; políticas públicas, na dotação orçamentária de municípios, estados ou do país.

DURAÇÃO

08 semestres/04 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Direito Aplicado aos NegóciosContabilidade SocialEconomia Monetária e Sistema Financeiro
Matemática FinanceiraAnálise das Demonstrações ContábeisEconomia Industrial
História do Pensamento EconômicoEconomia BrasileiraConjuntura Econômica
MicroeconomiaMacroeconomiaTrabalho de Curso em Ciências Econômicas
Formação Econômica do BrasilEconometriaDireito Econômico
Demonstrações Financeiras BásicasEconomia Brasileira ContemporâneaTópicos Avançados em Economia
Orientação ProfissionalAdministração Financeira e OrçamentáriaEconomia
Mercado de Trabalho e ÉticaAnálise de Projetos e InvestimentosLíngua Brasileira de Sinais
Probabilidade e EstatísticaEstrutura das Demonstrações FinanceirasLíngua Portuguesa
Teoria dos JogosLegislação e Ética ProfissionalMatemática
Estruturas de Mercado e Tomada de DecisãoRegressão e ModelagemPrincípios de Administração e Marketing
Administração de Recursos HumanosMetodologia de Pesquisa
Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios
Ciência PolíticaComércio ExteriorDesenvolvimento Econômico
EmpreendedorismoEconomia InternacionalFundamentos de Sociologia Aplicada às Organizações

SOBRE O CURSO

Diz-se, hoje em dia, que a competição não ocorre mais no quintal de casa. Isso significa que as empresas devem entender que existem organizações em vários países capazes de fornecer o mesmo produto com a mesma qualidade. Então, nada mais natural que você, nesse concorrido cenário global, seja um profissional com gosto pelo trading, isto é, pela negociação com clientes, e que busque alternativas de vendas, novos mercados e constante atualização em legislação aduaneira. Sendo proativo nas operações cambiais e financeiras, que posicionem internacionalmente o produto brasileiro, você será muito valorizado. E gostará desse curso, ainda mais se trouxer vivências com vendas, logística e mercado financeiro. Se quiser agregar ainda mais valor à sua formação, deve pensar em fazer viagens, participar de feiras de negócios, aprender novos idiomas e ficar atento às tendências de mercado.

MERCADO DE TRABALHO

Hoje não são apenas as grandes corporações que exportam seus produtos. Pequenas e médias também podem se posicionar globalmente, o que significa aumento de oportunidades aos profissionais com competências e habilidades para atuar na condução de negociações internacionais, organizar e participar de feiras, planejar a logística internacional e dominar os processos de operações cambiais, entre outras. Encontra campo de trabalho em indústrias, no comércio, em instituições financeiras, empresas de logística, escritórios de representação comercial. Também pode trabalhar no poder público, como secretarias municipais e estaduais, órgãos federais e ministérios.

DURAÇÃO

04 semestres/02 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Administração da Produção e OperaçõesGestão Aduaneira em ExportaçãoTécnicas Operacionais em Exportação e Importação
Custos LogísticosTransportes e Seguros no Comércio ExteriorSistemática de Importação
Estrutura das Demonstrações FinanceirasSistemática de ExportaçãoComércio Exterior e Logística Internacional
Língua Brasileira de SinaisProjeto Integrado Multidisciplinar IEconomia
Direito Internacional Público e PrivadoProjeto Integrado Multidisciplinar IILíngua Portuguesa
Direito e Contratos InternacionaisFinanças Internacionais e Prática CambialMatemática
Economia InternacionalGestão Aduaneira em ImportaçãoPrincípios de Administração e Marketing

SOBRE O CURSO

Estando pronto o projeto arquitetônico, entra em ação o designer de interiores, que vai pensar como combinar cores, texturas, mobiliário e itens de decoração para deixar o cliente totalmente satisfeito. Ele cria, planeja, desenvolve e executa projetos residenciais, comerciais e institucionais segundo critérios de ergonomia, sustentabilidade, organização e segurança. E nisso o curso de Design de Interiores atende muito bem, ensinando a fazer a escolha adequada de produtos, materiais e equipamentos. Você vai se perceber com novas e aprimoradas competências, tais como ideias criativas; maior senso estético e visão espacial; perceberá certa objetividade comercial e melhor capacidade de negociação e persuasão; capacidade de administrar o tempo, sabendo atuar em equipe e trabalhar sob pressão.

MERCADO DE TRABALHO

Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações, também constam à profissão de decorador de interiores de nível superior as denominações: ambientador, decorador de interiores, designer de ambientes e planejador de interiores. É um mercado em franca expansão, o que possibilita a contratação de designers de interiores em escritórios de arquitetura, empresas de design de interiores, indústrias e comércio de materiais e equipamentos domésticos ou de trabalho, lojas de móveis e até no setor hoteleiro. Ações sociais em prol da acessibilidade e conforto de pessoas com deficiência também têm despontado como ramo de atuação. E trabalhar por conta própria é o grande atrativo para esse profissional.

DURAÇÃO

04 semestres/02 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Língua Brasileira de SinaisConforto AmbientalProjeto de Interiores: Institucional
História das ArtesEstilo e História do MobiliárioProjetos Interdisciplinares em Design
FotografiaPaisagismo para InterioresDiversidade Étnico-cultural
Modelagem Gráfica DigitalErgonomia Aplicada ao Design de InterioresExpressão Gráfica
CenografiaProjeto de Interiores: ComercialExpressão Plástica
Projeto de Interiores: ResidencialEstéticaDesenho Técnico Aplicado ao Design de Interiores
Patrimônio e RestauroMateriais e Acabamentos para Design de InterioresRepresentação Gráfica Digital
Modelos Tridimensionais Aplicados ao Design de InterioresInstalações Prediais: Elétrica e Hidráulica

SOBRE O CURSO

Bem se diz que a necessidade é a mãe de todas as invenções. E quando a indústria percebe que algo pode ser produzido em larga escala, a participação do designer de produto é essencial. Ele vai traduzir necessidades em objetos de uso cotidiano sempre pensando em funcionalidade, ergonomia, beleza, sustentabilidade e custo viável. Essa é a vida do designer: pesquisar conceitos, materiais, especificações técnicas, ser curioso com as coisas do mundo, tudo para criar novos produtos como também repaginar outros. Ficou interessado? No curso de Design de Produto você vai exercitar e desenvolver sua criatividade, sabendo mesclar arte, técnica e tecnologia, assim como o fazem os melhores profissionais da área.

MERCADO DE TRABALHO

Veja quantas áreas de atuação existem na área industrial para o designer de produto: mobiliário, embalagens, eletroeletrônicos, brinquedos, utensílios domésticos, indústria automotiva, joalheria, vestuário, calçados, equipamentos médico-odontológicos, cerâmicas, etc. Você poderá começar em departamentos de criação de empresas, escritórios de design ou ser profissional autônomo, ter escritório próprio. Mas também é possível trabalhar no setor público, realizando a gestão de projetos.

DURAÇÃO

04 semestres/02 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EmpreendedorismoProjeto De Produto – MobiliárioProjeto De Produto:transporte
Língua Brasileira De SinaisProjeto De Produto – EquipamentosTecnologias Da Informação E Da Comunicação
Expressão PlásticaTeoria Da Comunicação E SemióticaÉticalegislação E Propriedade Intelectual
Ergonomia E Percepção VisualTratamento De Imagens Gráfica E DigitalTeoria E História Da Arte E Do Design
Design TipográficoExpressão GráficaFundamentos Da Linguagem Visual
Ilustração Por ComputadorDesign ContemporâneoGestão De Marketing Em Design
Metodologia De Projeto Em DesignRedação De Textos TécnicosDesign Sustentável E Responsabilidade Social
FotografiaModelagem Por ComputadorDesenho Técnico Aplicado
Materiais E Processos IndustriaisModelosmaquetes E Protótipos Ii
Modelosmaquetes E Protótipos I
Projeto De Produto:utilidades Pessoais E Profissionais

SOBRE O CURSO

Não sou muito bom em desenho, mesmo assim posso fazer Design Gráfico? – Não há nada contra, o desenho é uma das linguagens, mas não pré-requisito ao curso. E, durante os estudos, você terá diversas técnicas que vão melhorar seu traço ou torná-lo muito mais expressivo. Na verdade, para desempenhar-se bem na profissão, você aprenderá a comunicar com competência conceitos, ideias e mensagens. Você desenvolverá projetos gráficos editoriais (livros, jornais, revistas, quadrinhos e sites), publicitários (outdoors, catálogos, pôsteres, folhetos, campanhas publicitárias, aberturas e vinhetas de cinema, televisão e web site) e de imagem corporativa (logotipos, sinalização e identidade visual, papelaria), além de interfaces para jogos e softwares etc. Projetos criativos e bem embasados no estudo das cores, das fontes tipográficas, nos significados de símbolos e utilizando imagens com tratamento profissional vão diferenciar você dos curiosos de plantão.

MERCADO DE TRABALHO

Veja quantas áreas de atuação existem na área industrial para o designer de produto: mobiliário, embalagens, eletroeletrônicos, brinquedos, utensílios domésticos, indústria automotiva, joalheria, vestuário, calçados, equipamentos médico-odontológicos, cerâmicas, etc. Você poderá começar em departamentos de criação de empresas, escritórios de design ou ser profissional autônomo, ter escritório próprio. Mas também é possível trabalhar no setor público, realizando a gestão de projetos.

DURAÇÃO

04 semestres/02 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EmpreendedorismoTratamento de Imagens Gráfica e Digital Motion DesignÉtica, Legislação e Propriedade Intelectual
Língua Brasileira de SinaisRecursos AudiovisuaisTeoria e História da Arte e do Design
Expressão GráficaProjetos Gráficos para Mídias DigitaisFundamentos da Linguagem Visual
Expressão PlásticaRedação de Textos TécnicosGestão de Marketing em Design
Ergonomia d Percepção VisualMateriaisDesign Sustentável e Responsabilidade Social
Design TipográficoPlanejamento e Processos GráficosDesenho Técnico Aplicado
Ilustração por ComputadorNarrativas GráficasTecnologias da Informação e da Comunicação
Metodologia de Projeto em DesignDesign ContemporâneoTeoria da Comunicação e Semiótica
FotografiaProjetos Gráficos para Mídias Impressas

SOBRE O CURSO

Você que tem um negócio próprio, está pensando em aprimorá-lo ou tem planos de crescimento, ou então sempre teve vontade de ser um empresário, de construir ou ser dono de uma micro ou pequena empresa, ou mesmo pretende implantar novos projetos e ficar à frente de empreendimentos inovadores em uma grande empresa, essa é sua grande oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos.

MERCADO DE TRABALHO

Possibilitar ao futuro tecnólogo preparar seu Plano de Negócios minimizando os riscos; tomar decisões considerando o retorno financeiro; aplicar fundamentos diversos de administração na gestão do seu negócio; interpretar e utilizar instrumentos de administração financeira; conhecer responsabilidades legais inerentes ao produto e/ou serviço.

DURAÇÃO

04 semestres/02 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EmpreendedorismoProjeto Multidisciplinar – Ambiente CompetitivoFontes de Financiamentos
Gestão de PessoasGestão do ConhecimentoProjeto Integrado Multidisciplinar: Ambiente Estratégico
Gestão Estratégica de NegóciosModelos Inovadores em NegóciosEconomia
Língua Brasileira de SinaisIntraempreendedorismo e LiderançaLíngua Portuguesa
Gestão da Inovação nas OrganizaçõesAdministração Financeira e OrçamentáriaPrincípios de Administração e Marketing
Projeto Multidisciplinar – Proposta de Inovação nas OrganizaçõesPlano de NegóciosProbabilidade e Estatística
Gestão de MarketingPlanejamento Logístico
Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios

SOBRE O CURSO

Com um smartphone nas mãos, qualquer pessoa pode registrar imagens de qualquer coisa. Mas você é um admirador da oitava arte, enxerga pessoas, paisagens, objetos, momentos e fatos políticos, econômicos, esportivos e sociais e eventos sob um ponto de vista diferente. Melhor, então, ser um fotógrafo profissional, imprimir aos seus trabalhos qualidade estética, dominar as técnicas perfeitas de foco, exposição, iluminação e enquadramento e prezar pelo cuidado com os direitos de utilização da imagem de uma pessoa. Durante o curso, você aprenderá sobre o uso de máquinas, lentes, filmes e conhecerá as técnicas de revelação, ampliação e tratamento de imagens analógicas e digitais. Dessa forma, decidirá se seu trabalho terá cunho jornalístico, documental ou comercial.

MERCADO DE TRABALHO

Você poderá ter seu próprio estúdio, onde poderá fotografar produtos e modelos para reportagens e anúncios em outdoor ou para publicação em revistas, jornais e sites na internet. Pode encontrar boas oportunidades, além da publicidade, em fotojornalismo, editorial, moda, documentário, eventos, perícia, fotografia artística, restauração e conservação, bancos de imagens, manipulação digital, consultoria de imagem, fotografia de natureza e paisagens, fotografia aérea, fotografia submarina, laboratórios especializados, comércio de equipamentos fotográficos, cinema e muitas outras áreas.

DURAÇÃO

04 semestres/02 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Língua Brasileira de SinaisConceitual e ArtísticaTécnicas de Iluminação e Estúdio
SemióticaEdição e Tratamento de ImagensProjetos Fotográficos: Leitura de Portifólio
História e Estética FotográficaLeitura de ImagensLíngua Portuguesa
NaturezaLinguagem VisualPrincípios de Administração e Marketing
Arquitetura e InterioresAdministração Financeira e OrçamentáriaHistória da Arte Moderna
Fotojornalismo e Fotografia DocumentalFotografia SocialLinguagem Fotográfica
Fotografia PublicitáriaCorporativa e de EventosTécnica e Equipamento Fotográfico
Editorial e de ModaFotografia de Retrato

SOBRE O CURSO

Um curso para aprender a planejar e elaborar maravilhosos pratos de encher os olhos. Quer dominar a cozinha brasileira? Se encantar com o mundo da confeitaria? Tornar-se chef em gastronomia? Mesmo que no início você não tenha habilidade, o curso é para isso mesmo, capacitá-lo nas técnicas e procedimentos das artes culinárias e muito mais: qualificá-lo a planejar, administrar e gerenciar alimentos, bebidas e equipes. Ser um expert na organização de eventos internos e externos. Então venha se divertir com a arte da panificação, aprender a escolher vinhos e outras bebidas e a impressionar seus amigos com a cozinha internacional. A gastronomia é uma profissão muito bem conceituada e que vem conquistando cada vez mais espaços no Brasil.

MERCADO DE TRABALHO

O curso forma profissionais com domínio técnico e histórico na seleção de ingredientes, elaboração de cardápios, controle de qualidade do produto final, técnicas de montagem e decoração de pratos, equipamentos e utensílios, planejamento, organização e execução de eventos. Aptos, portanto, a atuar não só com a alta gastronomia como também com a cozinha comercial. A ideia é que você seja um executivo gastronômico, plenamente capaz de conduzir a gestão de negócios e empreendimentos no setor. Ser um superchef de cozinha ou um supergerente em bares, restaurantes, hotéis, padarias, clínicas etc.

DURAÇÃO

04 semestres/02 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EmpreendedorismoAssessoramento de EventosTendências e Inovações em Gastronomia e Eventos
Língua Brasileira de SinaisTécnicas de Apreçamento EstratégicoBebidas na Gastronomia
Custos e Planejamento de CardápioCozinha Clássica e ContemporâneaDiversidade Étnico-cultural
Técnicas e Habilidades Básicas de CozinhaPanificaçãoGestão de Pessoas
Cozinha BrasileiraConfeitariaLíngua Portuguesa
Cozinha de CarnesGestão Estratégica de NegóciosPrincípios de Administração e Marketing
Aves e PescadosCozinha InternacionalHistória da Alimentação e da Gastronomia
Ciência e Higiene dos AlimentosCozinha Fria

SOBRE O CURSO

Nada há nesse mundo que não possa melhorar. E essa máxima se aplica bem ao setor comercial de uma empresa. Ele até pode estar funcionando bem, o pessoal de vendas vendendo, o do contato contatando, o da gerência gerenciando… Tudo funcionando, levando a vidinha de sempre… Até que um concorrente se instala, troca-se o governo e baixa-se novo plano econômico. E adeus vida boa. Mas uma boa chacoalhada nos neurônios e bora acordar para a vida: fazer Gestão Comercial, aprender a realinhar metas no varejo ou no atacado, atualizar sistemas de informação, reconduzir contatos com os clientes, buscar rentabilidade e lucratividade, definir estratégias de vendas de serviços e produtos, conquistar novos mercados e, principalmente, cultivar o alinhamento das equipes de vendas, marketing e e-commerce. Tudo isso visando a resultados, pois estão na linha de frente e também na retaguarda dos negócios.

MERCADO DE TRABALHO

Você, como tecnólogo em gestão comercial, precisará ter visão estratégica e atitude empreendedora para responder aos constantes desafios que envolvem dar soluções para problemas de posicionamento no mercado e criar vantagens competitivas. Encontra campo de trabalho seja no varejo ou no atacado, bem como com representação de empresas B2B e B2C de qualquer setor, em micro, pequenas, médias e grandes empresas voltadas a saúde, consultoria, seguros, hotelaria e bancos, por exemplo.

DURAÇÃO

04 semestres/02 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Direito do ConsumidorProjeto Multidisciplinar Em Gestão Comercial IComércio Exterior e Logística Internacional
EmpreendedorismoTécnicas Comerciais AvançadasEconomia
Marketing e Comércio EletrônicoNegociação E Parcerias Em VendasLíngua Brasileira de Sinais
Psicologia e Comportamento do ConsumidorAdministração De Recursos HumanosLíngua Portuguesa
Técnicas de Relacionamento com o ClienteContabilidade E FinançasPrincípios de Administração e Marketing
Análise de CustosGestão Estratégica De NegóciosTécnicas de Publicidade e Propaganda
Gestão de MarketingTécnicas de Promoção de Vendas e Merchandising
Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios
Técnicas de Apreçamento EstratégicoProjeto Multidisciplinar em Gestão Comercial II

SOBRE O CURSO

O sonho de todo empresário é uma linha de produção otimizada, sincronizada, eficiente, lucrativa, independente, que entrega 100% de qualidade e não gera retrabalho. Um desejo nem tão distante assim, se ele puder contar com um gestor da Produção Industrial, profissional especializado nos processos de fabricação de qualquer tipo de produto. A capacidade de planejar, executar e controlar todos os aspectos e fases do desenvolvimento de projetos, considerando infraestrutura necessária, maquinário e leiaute da planta, aspectos do fluxo de produção, custos, vendas, estoques, expedição, logística, supervisão de equipes é só um pouco do conjunto de conhecimentos proporcionados pelo curso ao longo da graduação.

MERCADO DE TRABALHO

Profissionais proativos e muito atentos a novos métodos e tecnologias encontram oportunidades nas indústrias alimentícia, têxtil, automobilística, petrolífera, de eletrodomésticos, de equipamentos, do agronegócio, em empresas de tecnologia, transporte, na construção civil e até no setor de serviços, por seus conhecimentos gerenciais e administrativos exatos. Os possíveis cargos são de diretor, gerente, analista, coordenador e supervisor nas áreas de operações, logística, finanças, gestão da cadeia de suprimentos, custos, planejamento, qualidade e desenvolvimento de produtos. É recomendável obter registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (sistema Confea/Crea) de seu Estado para estar habilitado a atuar profissionalmente (Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial).

DURAÇÃO

06 semestres/03 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Administração de Recursos HumanosTópicos de Computação e InformáticaLogística
Língua Brasileira de SinaisDireito Aplicado aos NegóciosContabilidade
Língua PortuguesaGestão de MarketingEmpreendedorismo
Pesquisa OperacionalGestão de ProjetosGestão da Demanda e dos Estoques
Projeto de FábricaGestão Estratégica de NegóciosProcessos de Fabricação
Controle da QualidadeComércio ExteriorSimulação e Tomada de Decisão
EconomiaAutomação da ManufaturaProjeto Integrado ee Gestão da Produção
Gestão e Desenvolvimento de ProdutoDesenho TécnicoDiversidade Étnico-cultural
Metodologia de PesquisaEngenharia de Métodos e ProcessosErgonomia e Segurança do Trabalho
Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos NegóciosPlanejamento e Controle da ProduçãoGestão Ambiental e Responsabilidade Social
Probabilidade e EstatísticaTópicos de Ciências Básicas

SOBRE O CURSO

Quando vamos ao supermercado e adquirimos um produto alimentício, achamos tudo normal: escolhemos uma marca preferida, observamos o preço, a embalagem, a data de validade, se contém glúten ou traço de algum alergênico, se é transgênico etc. Nem pensamos na quantidade de pessoas e processos envolvidos para viabilizar a produção agrícola ou pecuária, a transformação na indústria e sua comercialização. Por isso o curso de Agronegócio tem atraído o interesse de tantos jovens: capacitar-se para o gerenciamento das cadeias produtivas , do campo à mesa do consumidor, aprendendo como administrar todas as etapas de sua operação. Ao dominar conteúdos em recursos humanos, financeiros e materiais, sistemas de informação, comércio exterior de produtos agroindustriais, energias renováveis e demais aplicações práticas de gerenciamento do agronegócio, você verá como é possível ser eficiente e competitivo da porteira para fora.

MERCADO DE TRABALHO

As oportunidades de atuação estão nas fazendas, na agroindústria, nas empresas de produção animal, vegetal, mineral ou pesqueira, em centros de pesquisa científica e tecnológica, cumprindo atividades ligadas a administração rural, cultivo e produção, desenvolvimento de produtos, planejamento de produção, marketing e vendas. Você poderá ocupar cargos como gestor, analista e consultor. Cargos públicos também são opções interessantes em vista da necessidade de formulação e implementação de políticas de desenvolvimento agrícola e rural.

DURAÇÃO

06 semestres/03 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Geografia AgráriaGestão de Recursos Hídricos e EnergéticosConceitos do Agronegócio
Língua Brasileira de SinaisContabilidade no AgronegócioGeotecnologia no Agronegócio
Matemática FinanceiraAnálise das Cadeias Agroindustriais VegetaisGestão Estratégica do Agronegócio
Estrutura das Demonstrações FinanceirasProjeto Multidisciplinar em Agronegócio IProjeto Multidisciplinar em Agronegócio III
Gestão Estratégica de NegóciosGestão da Distribuição LogísticaLíngua Portuguesa
Conjuntura EconômicaGestão de PessoasPrincípios de Administração e Marketing
Gestão Ambiental e Responsabilidade SocialLogística de ServiçosProbabilidade e Estatística
Resolução de ProblemasComércio Nacional e Internacional de Produtos AgrícolasTecnologias da Informação e da Comunicação
Comercialização de Produtos AgrícolasProjeto Multidisciplinar em Agronegócio IIAplicadas aos Negócios
Análise das Cadeias Agroindustriais AnimaisEmpreendedorismoFinanciamento Agrícola – LCA
Cooperativismo RuralGestão de ResíduosLegislação Aplicada ao Agronegócio

SOBRE O CURSO

Toda empresa, por mais empenhada que seja, está sujeita a ter problemas com seus produtos ou serviços. A Gestão da Qualidade visa cercar ao máximo a possibilidade dessas ocorrências, implantando e mantendo o cumprimento de padrões e normas de produção. Mesmo porque, em vista do ritmo acelerado com que mudam as tecnologias, esse acompanhamento acurado de procedimentos sempre é necessário, tendo por princípios norteadores o foco no cliente, o desenvolvimento de pessoas, a melhoria contínua e a abordagem sistêmica. Você verá no curso como identificar situações em que seja necessária a aplicação de sistemas e auditoria da qualidade, aprenderá a definir metodologias de projetos e a aplicar as ferramentas da qualidade nos processos produtivos organizacionais, bem como ficará especialista nos sistemas de certificação como ISO, ABNT e Inmetro.

O curso obteve junto ao Conselho Federal de Química (CFQ) o parecer favorável para que seus egressos tenham o registro no Conselho Regional de Química (CRQ) da 4ª região, que inclui todo o Estado de São Paulo. A medida amplia ainda mais as possibilidades de atuação, estendendo-a para setores como o químico e o alimentício, que exigem esse registro em específico.

MERCADO DE TRABALHO

Você encontrará oportunidades nas diversas áreas de produção industrial e em setores como saúde, educação e serviços financeiros, pois muitas empresas contratam gestores de qualidade para que avaliem a eficácia de seus sistemas e métodos de trabalho. Você poderá atuar como auditor interno ou em entidades de certificação; analista de planos e reorganização de processos, métodos de trabalho e produtos. Poderá atuar como gerente estratégico de qualidade, para a empresa obter determinada certificação, a exemplo de qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional e responsabilidade corporativa socioambiental. Também poderá ser supervisor de processos de qualidade, supervisionar as alterações no processo produtivo, além de capacitar os profissionais envolvidos.

DURAÇÃO

04 semestres/02 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Administração Financeira e OrçamentáriaQualidade e Sistemas de ProduçãoProjeto Integrado em Gestão da Qualidade II
Direito Aplicado aos NegóciosMétodos e Ferramentas da Gestão da QualidadeEconomia
Gestão de PessoasCertificações de QualidadeLíngua Portuguesa
Língua Brasileira de SinaisProjeto Integrado em Gestão da Qualidade IPrincípios de Administração e Marketing
Segurança e Medicina do TrabalhoGestão de SuprimentosProbabilidade e Estatística
Gestão da Tecnologia da InformaçãoQualidade e Meio Ambiente
Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios
Princípios da QualidadePlanejamento Estratégico da Qualidade
Planejamento e Controle da ProduçãoSistemas de Gestão e Auditoria da Qualidade

SOBRE O CURSO

Lidar com pessoas no ambiente de trabalho, em geral, nunca é tarefa fácil para o gestor. Um dia seu colaborador está totalmente participativo, no outro, perdeu a motivação, e todo aquele planejamento para atingir as metas organizacionais tem de ser reelaborado. Como as pessoas são o principal ativo de uma organização, é importante saber como potencializar seus pontos fortes e reduzir suas fragilidades. No curso, você será preparado para um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas atualmente, que é a gestão de pessoas e talentos. Para isso você desenvolverá competências de planejamento estratégico organizacional e de RH proporcionadas por uma visão sistêmica do negócio. Também aprenderá a atuar com as principais áreas de RH: recrutamento e seleção, administração de pessoal, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, relações trabalhistas e segurança e medicina do trabalho.

MERCADO DE TRABALHO

Um RH moderno e estratégico considera as pessoas como seu principal capital intelectual e procura manter os níveis de motivação e satisfação no trabalho para que as organizações obtenham maior produtividade e resultados. Com essa visão, você poderá ocupar cargos de supervisão, gerência ou diretoria, atuar como consultor de recrutamento e seleção, assistente de departamento de pessoal, supervisor de cargos, salários e benefícios, gestor de conflitos, analista de treinamento e analista de recursos humanos, desenvolvimento e comportamento, em empresas privadas ou no setor público.

DURAÇÃO

04 semestres/02 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Administração de Departamento PessoalTreinamento e DesenvolvimentoLíngua Brasileira de Sinais
Direito Aplicado aos NegóciosProjeto Multidisciplinar de Recursos Humanos ILíngua Portuguesa
Gestão de PessoasConsultoria em Recursos HumanosPrincípios de Administração e Marketing
Psicologia do TrabalhoEmpreendedorismoProbabilidade e Estatística
Segurança e Medicina do TrabalhoFundamentos de Sociologia Aplicada às Organizações
Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios
Administração de Cargos e SaláriosPlanejamento Estratégico e de Recursos HumanosEconomia
Recrutamento e Seleção de PessoasProjeto Multidisciplinar de Recursos Humanos IIRemuneração Estratégica

SOBRE O CURSO

Em tempos em que a criminalidade ameaça a integridade física e psicológica de pessoas de todas as camadas sociais e financeiras, o desejo de proteger vidas, bens e patrimônio deixa de ser opção e torna-se necessidade. Igualmente necessário é ter qualificação para adentrar nessa área, desenvolver o olhar, a percepção, o conhecimento técnico para identificar, diagnosticar, analisar os riscos na segurança de uma empresa ou situação. Entre as várias competências desenvolvidas nesse curso superior de tecnologia em Gestão da Segurança Privada, você vai ser capaz de gerenciar atividades da área, como segurança patrimonial, transporte de valores, escolta armada e segurança pessoal, entre outras, com foco em planejamento, execução e controle das operações. Disciplinas como Planejamento de segurança física e eletrônica, Qualidade na segurança, Negociação e gerenciamento de conflitos e Liderança e gestão de pessoas vão habilitá-lo a ser um bom gestor.

MERCADO DE TRABALHO

Sejam quais forem os setores da atividade humana, por exemplo, indústria, comércio, saúde, agricultura, serviços, educação, sempre haverá uma oportunidade de trabalho para o profissional de Gestão de Segurança Privada. Afinal, a bandidagem está à espreita, também de olho em uma oportunidade de ação. Portanto, é um mercado em franca expansão, infelizmente. Você pode galgar postos como gerente, supervisor, coordenador, consultor, analista e diretor executivo de empresa de segurança pública ou privada, ou como líder de equipes de segurança pessoal e escolta.

DURAÇÃO

04 semestres/02 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Administração Financeira e OrçamentáriaSegurança Bancária e Transporte de ValoresEconomia
EmpreendedorismoAuditoria e Investigação de FraudesLíngua Portuguesa
Estrutura das Demonstrações FinanceirasProjeto Multidisciplinar em Gestão de Segurança Privada IPrincípios de Administração e Marketing
Língua Brasileira de SinaisDireito Penal
Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios
Matemática FinanceiraPlanejamento Estratégico e Sistemas de Segurança da InformaçãoConceitos de Gestão de Segurança Privada
Segurança Empresarial de Complexos e de InstalaçõesDiagnóstico e Análise de Riscos de SegurançaSegurança e Medicina do Trabalho
Resolução de ProblemasProjeto Multidisciplinar em Gestão de Segurança Privada IILegislação e Ética Profissional

SOBRE O CURSO

Grandes ideias em negócios têm tudo para ser bem-sucedidas se são acompanhadas por um bom gestor financeiro, caso contrário, nem saem do papel. Mesmo que a equipe tenha boas intenções, só o profissional que domina técnicas e conceitos financeiros, fiscais e contábeis tem as melhores ferramentas para indicar a direção a seguir. Se uma empresa não acompanha seu fluxo de caixa, por exemplo, como ter certeza de que terá dinheiro para honrar compromissos com fornecedores, pagar funcionários e fechar o mês? O curso combina formação básica em gestão com atividades próprias da área financeira, portanto, ao longo dos estudos, você aprenderá a desenvolver uma visão sistêmica dos processos econômico-financeiros que ocorrem nas empresas e contribuir na tomada de decisões em um mercado altamente competitivo.

MERCADO DE TRABALHO

Formado em Gestão Financeira, você poderá atuar nos departamentos financeiros de empresas nas áreas industrial e comercial de diferentes segmentos e em corretoras de valores e instituições financeiras. Suas atribuições serão as de coordenar pagamentos e recebimentos, fazer análise de demonstrativos financeiros, controlar o fluxo de caixa e orçamentos, gerenciar capital de giro, selecionar, implantar e acompanhar novos negócios, bem como planejar e controlar todas as operações financeiras características das empresas. Pode assumir cargos de analista, assistente ou assessor do mercado financeiro. Se preferir trabalhar por conta própria, pode atuar como consultor.

DURAÇÃO

04 semestres/02 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Análise das Demonstrações FinanceirasMercado Financeiro e Financiamentos BancáriosLíngua Brasileira de Sinais
Análise de InvestimentosProjeto Multidisciplinar de Gestão Financeira ILíngua Portuguesa
Contabilidade e FinançasEmpreendedorismoPrincípios de Administração e Marketing
Direito Aplicado aos NegóciosGestão Estratégica de NegóciosProbabilidade e Estatística
Planejamento TributárioMatemática Financeira
Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios
Análise de CustosPlanejamento Estratégico e FinanceiroEconomia
ControladoriaProjeto Multidisciplinar de Gestão Financeira IiGestão de Crédito

SOBRE O CURSO

O hospital é uma empresa como qualquer outra, com o diferencial que funciona 365 dias ininterruptos e cujo produto é a saúde humana. E por essa característica especial, a assistência de qualidade a ser prestada depende do suporte eficiente de um bom gestor. O curso Gestão Hospitalar tem esse objetivo, o de formar um profissional com vivência na área da saúde e competência administrativa, ou seja, capacitado para tratar da contabilidade, recursos financeiros, controle de compras e custos, recursos humanos, planejamento estratégico, planejamento de manutenção preventiva de equipamentos médicos, controle de estoque de medicamentos, processos de limpeza, marketing, logística, convênios e destinação de resíduos hospitalares, entre outras atribuições.

MERCADO DE TRABALHO

O gestor hospitalar, em geral, lida com três grandes desafios: gestão do corpo clínico, desenvolvimento tecnológico e a relação custo/benefício envolvendo essas duas áreas.

Esse tripé se aplica a diversas organizações onde esse profissional pode atuar, além de hospitais públicos ou privados, tais como: clínicas médicas (policlínicas), laboratórios de análises clínicas, spas, casas de repouso e também em empresas prestadoras de serviços em saúde. O mercado de trabalho para esse profissional está em franca expansão e oferece oportunidades atraentes.

DURAÇÃO

06 semestres/03 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Administração Financeira e OrçamentáriaGestão da QualidadeAdministração de Sistemas de Informação
EmpreendedorismoAdministração da Produção e OperaçõesGestão de Resíduos
Estrutura das Demonstrações FinanceirasContabilidade e FinançasPsicologia do Trabalho
Língua Brasileira de SinaisSegurança e Medicina do TrabalhoVigilância Epidemiológica
Matemática FinanceiraDireito SanitárioLicitações e Contratos em Gestão Hospitalar
Gestão HospitalarGestão de Operadoras de Planos de SaúdeProjeto Multidisciplinar em Gestão Hospitalar II
Análise de CustosAuditoria HospitalarEconomia
Orientação ProfissionalGestão Ambiental e Responsabilidade SocialLíngua Portuguesa
Mercado de Trabalho e ÉticaGestão de PessoasPrincípios de Administração e Marketing
Resolução de ProblemasGestão de Farmácia e Nutrição HospitalarProbabilidade e Estatística
Gestão de Materiais e Logística HospitalarGestão de Hotelaria Hospitalar
Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios
Políticas Públicas de SaúdeProjeto Multidisciplinar em Gestão Hospitalar I

SOBRE O CURSO

Ter um serviço público bem executado e ver que os recursos do Estado estão sendo bem empregados é o que todo cidadão deseja. Por isso este é um curso que todos deveriam ter a oportunidade de fazer, ou seja, conhecer (para saber cobrar) as obrigações e os limites do poder público dentro dos princípios constitucionais de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Conteúdos de economia, legislação, contratos, contabilidade, auditoria, mercado financeiro, recursos humanos, tecnologias e estratégias aplicadas compõem o conhecimento básico. Estudos de ações de planejamento, qualidade, produtividade, gestão e empreendedorismo levam à formação de um profissional competitivo no mercado, antenado às tendências de administração e pronto para responder a desafios permanentes nas organizações.

MERCADO DE TRABALHO

Decidindo-se por ser um gestor público, você estará munido de um amplo leque de conhecimentos para atuar em instituições públicas nas três esferas do Poder Executivo (municipal, estadual e federal), tanto na administração direta como indireta, isto é, nas autarquias, agências reguladoras e estatais. Também pode trabalhar na iniciativa privada, em empresas que prestam serviços ao poder público, com consultoria, planejamento, direção e coordenação de projetos e licitações. O Terceiro Setor (ONGs) também é boa fonte de colocação profissional. Assessoria e a própria carreira política podem ser caminhos interessantes ao gestor público.

DURAÇÃO

06 semestres/03 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Administração de Recursos HumanosGestão Financeira e Orçamentária no Setor PúblicoMonitoramento
Direito Aplicado aos NegóciosAuditoria e Controladoria GovernamentalAnálise e Avaliação de Políticas Públicas
Fundamentos de Sociologia Aplicada às OrganizaçõesProcesso Administrativo e Gestão de Operações no Setor PúblicoGestão de Projetos Públicos
Língua Brasileira de SinaisRegulação GovernamentalEconomia
Governo e Administração Pública BrasileiraEmpreendedorismoLíngua Portuguesa
Licitações e Contratos no Setor PúblicoDescentralizaçãoMatemática
Formulação e Implementação de Políticas PúblicasTerceirização e Parcerias no Setor PúblicoPrincípios de Administração e Marketing
Planejamento Estratégico na Gestão Pública e Marketing Governamental
Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios

SOBRE O CURSO

Uma das coisas mais legais que se pode observar na logística é o quanto ela está presente na vida cotidiana. Quando ela funciona bem, você consegue encontrar seus produtos preferidos nas prateleiras, no tempo certo, com qualidade, bons preços e custos compatíveis, o que significa que todos os processos que envolveram sua produção, aquisição, recebimento, armazenagem, transporte e distribuição ocorreram conforme o planejado. É o que você vai aprender neste curso inovador e afinado às exigências de mercado: que administrar fluxo e armazenagem de matérias-primas, materiais em elaboração, produtos acabados e serviços, bem como resíduos decorrentes, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, é uma verdadeira operação de guerra, contexto do qual, aliás, veio o sentido original do termo, que é atender as tropas quanto às necessidades de organização, transporte e abastecimento. E tudo isso também se estende às operações multimodais de transporte e distribuição nacional e internacional, em vista do complexo e competitivo mercado globalizado.

MERCADO DE TRABALHO

Em um mercado que registra crescimento do parque industrial e expansão agressiva do comércio eletrônico, o tecnólogo em Logística tem amplo campo de atuação na gestão de processos, operações e produção. Pode assumir funções de encarregado, coordenador, e chegar a postos de alto escalão, como diretor de operações ou diretor de suprimentos na indústria. Encontra excelentes posições em portos, aeroportos e transportadoras, bem como em empresas atacadistas e varejistas. Setores de comércio, prestação de serviços, consultoria e concursos públicos também se abrem como excelentes opções a esse profissional que ajuda a empresa a reduzir custos e ser mais eficiente.

DURAÇÃO

04 semestres/02 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Administração da Produção e OperaçõesLogística De ServiçosProjeto Multidisciplinar – Ambiente Logístico
Armazenagem e Movimentação de MateriaisLogística ReversaEconomia
Contabilidade e FinançasProbabilidade e EstatísticaLíngua Portuguesa
Custos LogísticosDireito Aplicado aos NegóciosMatemática
Gestão de SuprimentosGestão de Demanda e dos EstoquesPrincípios de Administração e Marketing
Língua Brasileira de SinaisGestão de Transportes
Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios
Comércio Exterior e Logística InternacionalProjeto Multidisciplinar – Ambiente Estratégico (Jogos de Empresas)Gestão da Distribuição Logística

SOBRE O CURSO

O mercado é rápido, desafios e problemas organizacionais demandam ações práticas e bem estudadas, e as empresas buscam profissionais de marketing com conhecimentos e habilidades para responder prontamente a esse cenário competitivo. Por exemplo, toda empresa precisa saber quais as tendências do mercado consumidor, ter mecanismos de identificar as melhores oportunidades para venda de produtos e serviços e promover campanhas com fins comerciais. No curso, você terá como base uma formação humanística e visão específica da área de marketing e vendas, tais como marketing de varejo, supply chain, estratégia e formulação de preços, sustentabilidade empresarial e desenvolvimento de produtos e serviços, entre outras. Com o conteúdo que o mercado quer e espera, você estará apto a lidar com modelos de gestão inovadores e fará a diferença nos processos de tomada de decisão.

MERCADO DE TRABALHO

Com as competências adquiridas durante o curso em comunicação, negociação e visão estratégica de negócios, você estará capacitado a desenvolver planos de venda e marketing de produtos, bens e serviços. Encontrará boas oportunidades em pequenas, médias e grandes corporações, além de institutos de pesquisa, escritórios políticos, associações de classe e órgão públicos. Poderá também trabalhar em negócio próprio, na representação de marcas, assessoria e consultoria de imagem ou marca.

DURAÇÃO

04 semestres/02 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Direito do ConsumidorSegmentação de MercadoEconomia
EmpreendedorismoTécnicas de Apreçamento EstratégicoLíngua Brasileira de Sinais
Marketing e Comércio EletrônicoTécnicas de Publicidade e PropagandaLíngua Portuguesa
Pesquisa de MercadoContabilidade e FinançasPrincípios de Administração e Marketing
Psicologia e Comportamento do ConsumidorGestão Estratégica de NegóciosProbabilidade e Estatística
Técnicas de Relacionamento com o ClienteTécnicas de Promoção de Vendas e Merchandising
Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios
Gestão de MarketingTópicos Avançados de Marketing
Marketing de ServiçosProjeto Multidisciplinar em Marketing

SOBRE O CURSO

Que dureza descobrir que uma empresa é praticamente um barco à deriva, levado ao sabor das correntes e das marés. Misteriosamente, para essa empresa, a maré é sempre de azar, o mês nunca fecha, os funcionários fazem o que bem entendem, o dinheiro entra e some – ou nem entra – e o horizonte é sempre de tempestade à vista. Mas, você já está na área ou quer trabalhar nela? É cheio de disposição para fazer acontecer? Faça o curso de Processos Gerenciais. Você vai aprender a analisar demonstrativos contábeis, avaliar estoques, acompanhar faturamentos e fluxos de caixa, desenvolver sua capacidade de liderança, de negociação e processos de tomada de decisão em diferentes contextos, tanto econômicos quanto políticos, sociais e culturais. Isso significa armar-se até os dentes para atuar nesse mercado competitivo, predatório, canibal! Ou apenas tomar o controle dos negócios elaborando e executando um bom plano estratégico.

MERCADO DE TRABALHO

Para se sair bem, você precisará utilizar tudo que sabe sobre métodos ou técnicas de gestão na formação e organização empresarial. Mas você tem a seu favor duas situações: a primeira é que o cenário atual na área está em franca expansão, pois as empresas precisam de profissionais com competências específicas para planejar e dirigir seus recursos materiais e financeiros, gerenciar o patrimônio empresarial e os funcionários e monitorar suprimentos, armazenamento e movimentação de materiais, sejam matérias-primas ou produtos acabados. A segunda é que o curso forma você um profissional generalista, com uma base de conteúdo que permite aplicar procedimentos e ferramentas inerentes à atividade profissional, sendo você um gestor iniciante ou já bem experiente e que concluiu o curso para aprimoramento pessoal. Há oportunidades na indústria, no comércio, na construção civil e em serviços, e os cargos oferecidos mais comuns são, por exemplo, analista de cargos e salários, analista de orçamentos e custos, analista de recursos humanos, assistente administrativo, chefe de controle de qualidade, gerente administrativo, gerente de métodos e processos, gerente de planejamento e controle de produção, gerente de recursos humanos, supervisor administrativo.

DURAÇÃO

04 semestres/02 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Administração de Recursos HumanosProjeto Multidisciplinar em Processos Gerenciais ILíngua Brasileira de Sinais
Administração Financeira e OrçamentáriaResolução de ProblemasLíngua Portuguesa
EmpreendedorismoAdministração da Produção e OperaçõesMatemática
Estrutura das Demonstrações FinanceirasContabilidade e FinançasPrincípios de Administração e Marketing
Matemática FinanceiraDireito Aplicado aos Negócios
Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios
Gestão da Distribuição LogísticaPsicologia do TrabalhoEconomia
Gestão de MarketingProjeto Multidisciplinar em Processos Gerenciais IIProbabilidade e Estatística

SOBRE O CURSO

Uma boa forma de as empresas se consolidarem no mercado é colocar em prática todo o conhecimento e experiência que um profissional de Relações Públicas pode proporcionar. Ele se dedica à imagem corporativa da empresa e atua em questões acerca da identidade e cultura das instituições, trabalhando a comunicação e buscando a melhoria das relações com os diversos públicos envolvidos. Por exemplo, o profissional de RP percebe que, em algumas situações, um quadro de avisos é bem mais eficiente do que mensagens eletrônicas, e em outras caem melhor a TV corporativa e house-organs. Ou seja, é bom ter uma filosofia de comunicação, mesmo porque, em situações de crise (acidentes, problemas com produto ou marca, por exemplo), a atuação competente de um relações-públicas pode salvar a empresa de danos maiores.

MERCADO DE TRABALHO

Como bacharel, você poderá atuar em agências de consultoria, empresas públicas, privadas e do terceiro setor, desenvolvendo planejamento estratégico com base em análises de mercado e muita pesquisa. As áreas envolverão comunicação interna (voltada a colaboradores e funcionários) e externa (relacionamento com consumidores, clientes, investidores, imprensa, governo, formadores de opinião, etc.). Você vai elaborar campanhas institucionais, programas de integração, pesquisas de opinião de mercado, planejar e produzir publicações internas, como relatórios, circulares e memorandos, fazer a interação com agências de propaganda. Também constam gestão de crises, gestão de imagem, eventos, cerimonial e protocolo, e em especial assessoria de imprensa e relacionamento com as mídias digitais. A atividade profissional é regulamentada desde 1967 e exige registro no correspondente conselho regional.

DURAÇÃO

08 semestres/04 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Língua Brasileira de SinaisAssessoramento de Eventos
Trabalho de Conclusão de Curso em Relações Públicas: Orientação
Cultura BrasileiraGestão Ambiental e Responsabilidade SocialLinguagens Midiáticas e Transmídia
Opinião Pública e Públicos DiversosPlanejamento Estratégico em Relações PúblicasMensuração de Resultados em Relações Públicas
Teorias da ComunicaçãoGovernança CorporativaPublicações Institucionais: Técnicas de Produção
Relações PúblicasOuvidoria e Processos de AtendimentoRelações Públicas e Memória Organizacional
Identidade e Cultura OrganizacionalEstágio Curricular Supervisionado em Relações Públicas IGestão das Relações Públicas e Redes Sociais
História e Teoria das Relações PúblicasMídia
Trabalho de Conclusão de Curso em Relações Públicas: Execução
Diversidade Étnico-culturalPolítica e PoderLíngua Portuguesa
Princípios de Administração e MarketingMídia AdvocacySociologia
Comunicação Comunitária e Terceiro SetorEstratégia de Relacionamento com StakeholdersMercado e Carreiras em Relações Públicas
Comunicação Dirigida SonoraRelações Públicas no Contexto da Comunicação IntegradaComunicação Dirigida Verbal
Ética e Legislação em Comunicação e Relações PúblicasRelações Públicas em Gestão de CriseComunicação Dirigida Visual
Pesquisa em Relações PúblicasEstágio Curricular Supervisionado em Relações Públicas IIComunicação Organizacional e Relações Públicas
EmpreendedorismoMetodologia de PesquisaGestão de Custos em Projetos de Relações Públicas
Gestão Estratégica de NegóciosRelações Públicas GovernamentaisHierarquia e Gerenciamento de Marcas
Técnicas de Relacionamento com o ClienteRelações Públicas InternacionaisRelações Públicas: Técnicas e Instrumentos
Relações Públicas e Comunicação Digital

SOBRE O CURSO

O curso de Tecnologia em Secretariado tem a finalidade de formar profissionais que atuem na realização de serviços aplicando conceitos e ferramentas tecnológicas específicas de assessoria a executivos, diretores e suas respectivas equipes, planejando, organizando, implantando e executando atividades e metas da área, como: eventos, serviços protocolares, viagens, relações com clientes e fornecedores, comunicação e redação de textos técnicos, além de gerenciar informações. Esta profissão tem ganhado cada vez mais espaço, uma vez que seu preparo para assessorar, gerir eventos e ser um organizador documental tem sido procurado pela escassez de profissionais com esta formação específica.

MERCADO DE TRABALHO

Com foco de atuação enquanto secretário(a) de uma pequena, média ou grande empresa, o tecnólogo em secretariado exercerá assessoria em escritórios apoiando seus superiores em tarefas que vão desde sua condição operacional até estratégica. Sua responsabilidade em gestão requer alto senso de organização, disciplina e habilidade no trato com informações. O mercado requer um profissional capaz de articular atividades de forma dinâmica e pró-ativa. O profissional trabalhará em áreas como comércio, indústrias, empresas, ONGs e setores públicos, atuando na assistência à gerência, na organização de eventos, na elaboração de planilhas de custos e na redação de documentos.

DURAÇÃO

04 semestres/02 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EmpreendedorismoInglês InstrumentalInterpretação e Produção de Textos
Espanhol InstrumentalProjeto Multidisciplinar em Secretariado ILíngua Brasileira de Sinais
Gestão da QualidadeAdministração de Recursos HumanosLíngua Portuguesa
Matemática FinanceiraContabilidade e FinançasPrincípios de Administração e Marketing
Psicologia do TrabalhoDireito Aplicado aos Negócios
Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios
Assessoramento de EventosGestão Estratégica de NegóciosEconomia
Gerenciamento de Rotinas SecretariaisProjeto Multidisciplinar em Secretariado IIGerenciamento do Processo de Documentação

SOBRE O CURSO

O ajudante que caiu do andaime; a colaboradora que a caminho do trabalho foi atropelada; o trabalhador em indústria ceramista que adquiriu doença nos pulmões. São alguns dos problemas que podem ocorrer em ambientes de trabalho e que você vai aprender a neutralizar com ações corretivas e procedimentos previstos em normas regulamentadoras. Você, que se interessou pelo curso, venha aprender a planejar, implantar, gerenciar e controlar sistemas e processos de segurança laboral. O foco é promover melhor qualidade de vida aos trabalhadores. Afinal, o bem mais valioso de uma empresa é a integridade física e emocional de seu principal capital: o humano.

MERCADO DE TRABALHO

Você estará apto a acompanhar vistorias, perícias e criar políticas de segurança em indústrias, na construção civil, escolas, hospitais, instituições públicas e privadas, entre outras. Poderá fazer parte de equipes multidisciplinares em atividades preventivas, como membro do sistema de saúde e segurança no trabalho.

DURAÇÃO

06 semestres/03 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Gestão Ambiental e Responsabilidade SocialSegurança e Medicina do TrabalhoTópicos em Ciências Sociais
Gestão de PessoasSaúde do TrabalhadorControle da Qualidade
Língua Brasileira de SinaisInvestigação de AcidentesProjeto Integrado de Segurança em Ambientes Laborais
Psicologia do TrabalhoNormas e LegislaçãoGestão e Segurança na Construção Civil
Química AplicadaHigiene e Segurança no TrabalhoGestão e Segurança no Ambiente Hospitalar
Legislação e Ética ProfissionalOrganização IndustrialDiversidade Étnico-cultural
Desenho TécnicoGerenciamento de RiscosErgonomia e Segurança do Trabalho
MatemáticaSegurança em Instalações IndustriaisLíngua Portuguesa
Metodologia de PesquisaDoenças OcupacionaisProbabilidade e Estatística
Tópicos de Computação e InformáticaAuditoriaPrimeiros Socorros
Prevenção e Combate a IncêndiosLaudos e Perícias

SOBRE O CURSO

Formar profissionais para atuarem diretamente na resolução de questões jurídicas, policiais e cartoriais; * Possibilitar o aprendizado de conteúdos e procedimentos específicos de órgãos policiais, departamentos jurídicos, contábeis e de recursos humanos, assessorias parlamentares, bancos e diversas outras organizações públicas, privadas e não governamentais que desenvolvam atividades paralegais. Buscar a formação humana, científica e técnica na área, respeitando os princípios éticos e morais.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para o profissional é bem amplo, pois as funções realizadas abrangem uma larga escala de empresas e companhias de diferentes setores, como: empresas administradoras de condomínio, cobrança ou clubes; cartórios de protesto, de notas e de registro; construtoras; escritórios de contabilidade, e muito mais.

DURAÇÃO

04 semestres/02 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Gestão Estratégica de NegóciosTabelionatos e Notas e Protestos e Sistema Registral ImobiliárioProbabilidade e Estatística
Língua Brasileira de SinaisPlano de Acompanhamento de Carreira em Serviços Jurídicos e Notariais II
Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios
Conjuntura EconômicaProjeto Integrador Transdisciplinar em Serviços Jurídicos e Notariais IEstudo do Direito
Direito Constitucional e AdministrativoNoções de Direito Penal e Processo PenalGestão de Conflitos e Negociação
Sistema Notorial e RegistralNoções de Direito Civil e Processo Civil
Projeto Integrador de Competências em Serviços Jurídicos e Notariais (PIC)
Legislação de Marcas e PatentesSistema Registral das Pessoas Naturais Jurídicas e de Títulos e Documentos
Plano de Acompanhamento de Carreira em Serviços Jurídicos e Notarias
Plano de Acompanhamento de Carreira em Serviços Jurídicos e Notarias IIntrodução ao Direito Empresarial e ao Sistema Tributário NacionalPrincípios de Administração e Marketing
Projeto Integrador de Competência em Serviços Jurídicos e Notariais IProjeto Integrador Transdisciplinar em Serviços Jurídicos e Notarias IILegislação e Direito Ambiental
Resolução de Problemas
Plano de Acompanhamento de Carreira em Serviços Jurídicos e Notarias III
Direito Trabalhista e PrevidenciárioLíngua Portuguesa

DEIXE-NOS SUA MENSAGEM

[ninja_form id='1']

 

FAÇA AQUI A SUA PRÉ-MATRÍCULA

    Skip to content
    This Website is committed to ensuring digital accessibility for people with disabilitiesWe are continually improving the user experience for everyone, and applying the relevant accessibility standards.
    Conformance status