GESTÃO E NEGÓCIOS
Os cursos na área de Gestão e Negócios podem ser encontrados na modalidade bacharel ou tecnólogo, sendo que os cursos tecnólogos tem duração de 2 anos e o de bacharel de 4 a 5 anos.
A área de Gestão e Negócios é voltada para pessoas que se identificam com ambiente organizacional de uma empresa, gestão, empreendedorismo, finanças, trabalho em equipe, comunicação, liderança e suas diversas vertentes e possibilidades.
Os cursos de graduação contam com o corpo docente formado por professores mestres e doutores, tutores on-line à disposição dos alunos, vídeo aulas, material didático, fóruns e estudos temáticos, acervo virtual para consulta 24h, estágio supervisionado presencial e Trabalho de Curso.
Clicando em cada curso você saberá sobre o curso, como é mercado de trabalho, a duração e o conteúdo programático.
Administração
SOBRE O CURSO
Ter senso de liderança, manter o seu espaço pessoal sempre organizado e ser acionado pelos amigos para planejar um trabalho ou uma festa são fortes indícios de que você pode ser um bom administrador. Além dessas habilidades, é possível que você tenha faro para identificar oportunidades e promover transformações, e por isso se encaixará em organizações de qualquer tamanho ou natureza. Por isso o curso de Administração é o ideal para você. Nele você vai aprimorar sua capacidade de trabalhar com equipes de vários setores, pois o corpo docente antenado no mercado de trabalho sabe do que você vai precisar para enfrentar situações reais. Por exemplo, ser responsável pelo planejamento de estratégias, pelo gerenciamento do dia a dia da companhia e pela gestão de recursos financeiros, materiais e humanos. Você vai se surpreender com seus próprios resultados após participar de visitas técnicas e simulações de negócios com softwares específicos.
MERCADO DE TRABALHO
O administrador é um profissional formado especialmente para ter uma visão ampla dos processos e atividades de uma empresa, seja ela nacional ou internacional, pública ou privada, fundação, instituição financeira, organização não governamental ou sem fins lucrativos. Há boas oportunidades em variados setores da economia, como comércio, indústria, agroindústria e serviços, nos quais atuará com logística, empreendedorismo, setor financeiro, publicidade e marketing, gestão socioambiental, só para mencionar algumas áreas. Como consultor, poderá elaborar orçamentos e prestar orientação quanto a gestão de riscos, parcerias, aquisições e incorporações.
DURAÇÃO
08 semestres/04 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Administração de Recursos Humanos | Estrutura das Demonstrações Financeiras | Projeto Multidisciplinar – Ambiente Logístico |
Administração Financeira e Orçamentária | Gestão de Demanda e dos Estoques | Gestão Avançada de Marketing |
Contabilidade e Finanças | Psicologia do Trabalho | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios |
Direito Aplicado aos Negócios | Gestão da Distribuição Logística | Tópicos Avançados em Administração |
Língua Brasileira de Sinais | Metodologia de Pesquisa | Gestão Estratégica de Negócios |
Projeto Multidisciplinar – Ambiente Financeiro | Orientação Profissional | Jogos de Empresas |
Gestão de Marketing | Mercado de Trabalho e Ética | Redes de Alianças Estratégicas |
Matemática | Projeto Multidisciplinar – Ambiente Operacional | Sistemas Gerenciais de Apoio à Decisão |
Organização | Comércio Exterior | Projeto Multidisciplinar – Ambiente Estratégico |
Sistemas e Métodos | Análise de Projetos e Investimentos | Economia |
Projeto Multidisciplinar – Ambiente Competitivo | Armazenagem e Movimentação de Materiais | Língua Portuguesa |
Projeto Multidisciplinar – Ambiente Empresarial | Contabilidade Tributária | Princípios de Administração e Marketing |
Administração da Produção e Operações | Gestão Estratégica de Custos | Probabilidade e Estatística |
Empreendedorismo | Matemática Financeira | – |
Remuneração Estratégica | Teoria dos Jogos | – |
Ciências Contábeis
SOBRE O CURSO
Não adianta, a contabilidade não bate! Você já deve ter ouvido essa frase em algum lugar. Contas que não fecham são a grande dor de cabeça para qualquer empresa, pois deixar de fazer o acompanhamento ou negligenciar a vida financeira e fiscal é, na certa, decretar a própria extinção. Por isso o contabilista é de extrema importância para legalizar empresas, administrar tributos, registrar atos e fatos contábeis, controlar ativos, gerenciar custos e declarar rendimentos ao fisco, entre outras atribuições relativas a escrituração, demonstração contábil, auditoria e análise de balanço. No curso, você terá formação com visão gerencial e estratégica, atenta às mudanças na legislação e ao processo de internacionalização que vem pressionando cada vez mais as empresas brasileiras.
MERCADO DE TRABALHO
Após formado, você poderá fazer o Exame de Suficiência e obter o registro profissional de classe no Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Os campos de especialização abrangem contabilidade aplicada, ambiental, atuarial ou previdenciária, bancária, comercial, industrial, de recursos humanos, de seguros, de transportes, doméstica, estratégica, financeira, fiscal, geral, gerencial, gráfica, hospitalar, hoteleira, imobiliária, internacional, orçamentária, pública, rural e tributária. Estará habilitado a atuar como contador, consultor, controller, planejador tributário, analista financeiro, perito e auditor independente em escritórios de contabilidade, na administração pública direta ou indireta, departamentos de contabilidade de empresas de pequeno, médio e grande portes. Se preferir, poderá abrir seu próprio escritório.
DURAÇÃO
08 semestres/04 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Administração de Recursos Humanos | Estrutura das Demonstrações Financeiras | Projeto Multidisciplinar – Ambiente Logístico |
Administração Financeira e Orçamentária | Gestão de Demanda e dos Estoques | Gestão Avançada de Marketing |
Contabilidade e Finanças | Psicologia do Trabalho | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios |
Direito Aplicado aos Negócios | Gestão da Distribuição Logística | Tópicos Avançados em Administração |
Língua Brasileira de Sinais | Metodologia de Pesquisa | Gestão Estratégica de Negócios |
Projeto Multidisciplinar – Ambiente Financeiro | Orientação Profissional | Jogos de Empresas |
Gestão de Marketing | Mercado de Trabalho e Ética | Redes de Alianças Estratégicas |
Matemática | Projeto Multidisciplinar – Ambiente Operacional | Sistemas Gerenciais de Apoio à Decisão |
Organização | Comércio Exterior | Projeto Multidisciplinar – Ambiente Estratégico |
Sistemas e Métodos | Análise de Projetos e Investimentos | Economia |
Projeto Multidisciplinar – Ambiente Competitivo | Armazenagem e Movimentação de Materiais | Língua Portuguesa |
Projeto Multidisciplinar – Ambiente Empresarial | Contabilidade Tributária | Princípios de Administração e Marketing |
Administração da Produção e Operações | Gestão Estratégica de Custos | Probabilidade e Estatística |
Empreendedorismo | Matemática Financeira | – |
Remuneração Estratégica | Teoria dos Jogos | – |
Ciências Econômicas
SOBRE O CURSO
A economia está presente na vida cotidiana das pessoas, e o economista estuda os fenômenos que se relacionam à produção e ao consumo de bens e serviços. Por exemplo, por consumir mais macarrão instantâneo, pães e biscoitos (âmbito microeconômico), você motiva a abertura de pontos de venda que comercializam os produtos (âmbito mesoeconômico) e assim mantém ativo um setor que movimenta em média cerca de R$ 6 bilhões por ano no Brasil, estimula a exportação e interfere na balança comercial (âmbito macroeconômico). Você aprenderá no curso a observar o contexto econômico sob pontos de vista de três grandes áreas: modelos teóricos, evolução histórica e métodos quantitativos, estes voltados ao cálculo e estatísticas.
MERCADO DE TRABALHO
As opções de trabalho são amplas, tanto na iniciativa privada como no setor público.
Você pode atuar com auditoria, fazendo certificação de contas, verificando e orientando contratos, acordos e convênios; comércio internacional, no estudo de mercados, planejamento de negócios entre empresas, acompanhamento de operações de importação e exportação; mediação e arbitragem, em situações de litígio comercial; mercado financeiro, auxiliando nas decisões de investimentos; perícia, como consultor em operações financeiras; pesquisa, no levantamento de variação de preços, indicadores econômicos e outras informações; planejamento estratégico, na avaliação de riscos de mercado, orientação de aquisições e fusões; políticas públicas, na dotação orçamentária de municípios, estados ou do país.
DURAÇÃO
08 semestres/04 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Direito Aplicado aos Negócios | Contabilidade Social | Economia Monetária e Sistema Financeiro |
Matemática Financeira | Análise das Demonstrações Contábeis | Economia Industrial |
História do Pensamento Econômico | Economia Brasileira | Conjuntura Econômica |
Microeconomia | Macroeconomia | Trabalho de Curso em Ciências Econômicas |
Formação Econômica do Brasil | Econometria | Direito Econômico |
Demonstrações Financeiras Básicas | Economia Brasileira Contemporânea | Tópicos Avançados em Economia |
Orientação Profissional | Administração Financeira e Orçamentária | Economia |
Mercado de Trabalho e Ética | Análise de Projetos e Investimentos | Língua Brasileira de Sinais |
Probabilidade e Estatística | Estrutura das Demonstrações Financeiras | Língua Portuguesa |
Teoria dos Jogos | Legislação e Ética Profissional | Matemática |
Estruturas de Mercado e Tomada de Decisão | Regressão e Modelagem | Princípios de Administração e Marketing |
Administração de Recursos Humanos | Metodologia de Pesquisa | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios |
Ciência Política | Comércio Exterior | Desenvolvimento Econômico |
Empreendedorismo | Economia Internacional | Fundamentos de Sociologia Aplicada às Organizações |
Comércio Exterior
SOBRE O CURSO
Diz-se, hoje em dia, que a competição não ocorre mais no quintal de casa. Isso significa que as empresas devem entender que existem organizações em vários países capazes de fornecer o mesmo produto com a mesma qualidade. Então, nada mais natural que você, nesse concorrido cenário global, seja um profissional com gosto pelo trading, isto é, pela negociação com clientes, e que busque alternativas de vendas, novos mercados e constante atualização em legislação aduaneira. Sendo proativo nas operações cambiais e financeiras, que posicionem internacionalmente o produto brasileiro, você será muito valorizado. E gostará desse curso, ainda mais se trouxer vivências com vendas, logística e mercado financeiro. Se quiser agregar ainda mais valor à sua formação, deve pensar em fazer viagens, participar de feiras de negócios, aprender novos idiomas e ficar atento às tendências de mercado.
MERCADO DE TRABALHO
Hoje não são apenas as grandes corporações que exportam seus produtos. Pequenas e médias também podem se posicionar globalmente, o que significa aumento de oportunidades aos profissionais com competências e habilidades para atuar na condução de negociações internacionais, organizar e participar de feiras, planejar a logística internacional e dominar os processos de operações cambiais, entre outras. Encontra campo de trabalho em indústrias, no comércio, em instituições financeiras, empresas de logística, escritórios de representação comercial. Também pode trabalhar no poder público, como secretarias municipais e estaduais, órgãos federais e ministérios.
DURAÇÃO
04 semestres/02 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Administração da Produção e Operações | Gestão Aduaneira em Exportação | Técnicas Operacionais em Exportação e Importação |
Custos Logísticos | Transportes e Seguros no Comércio Exterior | Sistemática de Importação |
Estrutura das Demonstrações Financeiras | Sistemática de Exportação | Comércio Exterior e Logística Internacional |
Língua Brasileira de Sinais | Projeto Integrado Multidisciplinar I | Economia |
Direito Internacional Público e Privado | Projeto Integrado Multidisciplinar II | Língua Portuguesa |
Direito e Contratos Internacionais | Finanças Internacionais e Prática Cambial | Matemática |
Economia Internacional | Gestão Aduaneira em Importação | Princípios de Administração e Marketing |
Design de Interiores
SOBRE O CURSO
Estando pronto o projeto arquitetônico, entra em ação o designer de interiores, que vai pensar como combinar cores, texturas, mobiliário e itens de decoração para deixar o cliente totalmente satisfeito. Ele cria, planeja, desenvolve e executa projetos residenciais, comerciais e institucionais segundo critérios de ergonomia, sustentabilidade, organização e segurança. E nisso o curso de Design de Interiores atende muito bem, ensinando a fazer a escolha adequada de produtos, materiais e equipamentos. Você vai se perceber com novas e aprimoradas competências, tais como ideias criativas; maior senso estético e visão espacial; perceberá certa objetividade comercial e melhor capacidade de negociação e persuasão; capacidade de administrar o tempo, sabendo atuar em equipe e trabalhar sob pressão.
MERCADO DE TRABALHO
Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações, também constam à profissão de decorador de interiores de nível superior as denominações: ambientador, decorador de interiores, designer de ambientes e planejador de interiores. É um mercado em franca expansão, o que possibilita a contratação de designers de interiores em escritórios de arquitetura, empresas de design de interiores, indústrias e comércio de materiais e equipamentos domésticos ou de trabalho, lojas de móveis e até no setor hoteleiro. Ações sociais em prol da acessibilidade e conforto de pessoas com deficiência também têm despontado como ramo de atuação. E trabalhar por conta própria é o grande atrativo para esse profissional.
DURAÇÃO
04 semestres/02 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Língua Brasileira de Sinais | Conforto Ambiental | Projeto de Interiores: Institucional |
História das Artes | Estilo e História do Mobiliário | Projetos Interdisciplinares em Design |
Fotografia | Paisagismo para Interiores | Diversidade Étnico-cultural |
Modelagem Gráfica Digital | Ergonomia Aplicada ao Design de Interiores | Expressão Gráfica |
Cenografia | Projeto de Interiores: Comercial | Expressão Plástica |
Projeto de Interiores: Residencial | Estética | Desenho Técnico Aplicado ao Design de Interiores |
Patrimônio e Restauro | Materiais e Acabamentos para Design de Interiores | Representação Gráfica Digital |
Modelos Tridimensionais Aplicados ao Design de Interiores | Instalações Prediais: Elétrica e Hidráulica | – |
Design de Produtos
SOBRE O CURSO
Bem se diz que a necessidade é a mãe de todas as invenções. E quando a indústria percebe que algo pode ser produzido em larga escala, a participação do designer de produto é essencial. Ele vai traduzir necessidades em objetos de uso cotidiano sempre pensando em funcionalidade, ergonomia, beleza, sustentabilidade e custo viável. Essa é a vida do designer: pesquisar conceitos, materiais, especificações técnicas, ser curioso com as coisas do mundo, tudo para criar novos produtos como também repaginar outros. Ficou interessado? No curso de Design de Produto você vai exercitar e desenvolver sua criatividade, sabendo mesclar arte, técnica e tecnologia, assim como o fazem os melhores profissionais da área.
MERCADO DE TRABALHO
Veja quantas áreas de atuação existem na área industrial para o designer de produto: mobiliário, embalagens, eletroeletrônicos, brinquedos, utensílios domésticos, indústria automotiva, joalheria, vestuário, calçados, equipamentos médico-odontológicos, cerâmicas, etc. Você poderá começar em departamentos de criação de empresas, escritórios de design ou ser profissional autônomo, ter escritório próprio. Mas também é possível trabalhar no setor público, realizando a gestão de projetos.
DURAÇÃO
04 semestres/02 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Empreendedorismo | Projeto De Produto – Mobiliário | Projeto De Produto:transporte |
Língua Brasileira De Sinais | Projeto De Produto – Equipamentos | Tecnologias Da Informação E Da Comunicação |
Expressão Plástica | Teoria Da Comunicação E Semiótica | Éticalegislação E Propriedade Intelectual |
Ergonomia E Percepção Visual | Tratamento De Imagens Gráfica E Digital | Teoria E História Da Arte E Do Design |
Design Tipográfico | Expressão Gráfica | Fundamentos Da Linguagem Visual |
Ilustração Por Computador | Design Contemporâneo | Gestão De Marketing Em Design |
Metodologia De Projeto Em Design | Redação De Textos Técnicos | Design Sustentável E Responsabilidade Social |
Fotografia | Modelagem Por Computador | Desenho Técnico Aplicado |
Materiais E Processos Industriais | Modelosmaquetes E Protótipos Ii | – |
Modelosmaquetes E Protótipos I | Projeto De Produto:utilidades Pessoais E Profissionais | – |
Design Gráfico
SOBRE O CURSO
Não sou muito bom em desenho, mesmo assim posso fazer Design Gráfico? – Não há nada contra, o desenho é uma das linguagens, mas não pré-requisito ao curso. E, durante os estudos, você terá diversas técnicas que vão melhorar seu traço ou torná-lo muito mais expressivo. Na verdade, para desempenhar-se bem na profissão, você aprenderá a comunicar com competência conceitos, ideias e mensagens. Você desenvolverá projetos gráficos editoriais (livros, jornais, revistas, quadrinhos e sites), publicitários (outdoors, catálogos, pôsteres, folhetos, campanhas publicitárias, aberturas e vinhetas de cinema, televisão e web site) e de imagem corporativa (logotipos, sinalização e identidade visual, papelaria), além de interfaces para jogos e softwares etc. Projetos criativos e bem embasados no estudo das cores, das fontes tipográficas, nos significados de símbolos e utilizando imagens com tratamento profissional vão diferenciar você dos curiosos de plantão.
MERCADO DE TRABALHO
Veja quantas áreas de atuação existem na área industrial para o designer de produto: mobiliário, embalagens, eletroeletrônicos, brinquedos, utensílios domésticos, indústria automotiva, joalheria, vestuário, calçados, equipamentos médico-odontológicos, cerâmicas, etc. Você poderá começar em departamentos de criação de empresas, escritórios de design ou ser profissional autônomo, ter escritório próprio. Mas também é possível trabalhar no setor público, realizando a gestão de projetos.
DURAÇÃO
04 semestres/02 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Empreendedorismo | Tratamento de Imagens Gráfica e Digital Motion Design | Ética, Legislação e Propriedade Intelectual |
Língua Brasileira de Sinais | Recursos Audiovisuais | Teoria e História da Arte e do Design |
Expressão Gráfica | Projetos Gráficos para Mídias Digitais | Fundamentos da Linguagem Visual |
Expressão Plástica | Redação de Textos Técnicos | Gestão de Marketing em Design |
Ergonomia d Percepção Visual | Materiais | Design Sustentável e Responsabilidade Social |
Design Tipográfico | Planejamento e Processos Gráficos | Desenho Técnico Aplicado |
Ilustração por Computador | Narrativas Gráficas | Tecnologias da Informação e da Comunicação |
Metodologia de Projeto em Design | Design Contemporâneo | Teoria da Comunicação e Semiótica |
Fotografia | Projetos Gráficos para Mídias Impressas | – |
Empreendedorismo
SOBRE O CURSO
Você que tem um negócio próprio, está pensando em aprimorá-lo ou tem planos de crescimento, ou então sempre teve vontade de ser um empresário, de construir ou ser dono de uma micro ou pequena empresa, ou mesmo pretende implantar novos projetos e ficar à frente de empreendimentos inovadores em uma grande empresa, essa é sua grande oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos.
MERCADO DE TRABALHO
Possibilitar ao futuro tecnólogo preparar seu Plano de Negócios minimizando os riscos; tomar decisões considerando o retorno financeiro; aplicar fundamentos diversos de administração na gestão do seu negócio; interpretar e utilizar instrumentos de administração financeira; conhecer responsabilidades legais inerentes ao produto e/ou serviço.
DURAÇÃO
04 semestres/02 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Empreendedorismo | Projeto Multidisciplinar – Ambiente Competitivo | Fontes de Financiamentos |
Gestão de Pessoas | Gestão do Conhecimento | Projeto Integrado Multidisciplinar: Ambiente Estratégico |
Gestão Estratégica de Negócios | Modelos Inovadores em Negócios | Economia |
Língua Brasileira de Sinais | Intraempreendedorismo e Liderança | Língua Portuguesa |
Gestão da Inovação nas Organizações | Administração Financeira e Orçamentária | Princípios de Administração e Marketing |
Projeto Multidisciplinar – Proposta de Inovação nas Organizações | Plano de Negócios | Probabilidade e Estatística |
Gestão de Marketing | Planejamento Logístico | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios |
Fotografia
SOBRE O CURSO
Com um smartphone nas mãos, qualquer pessoa pode registrar imagens de qualquer coisa. Mas você é um admirador da oitava arte, enxerga pessoas, paisagens, objetos, momentos e fatos políticos, econômicos, esportivos e sociais e eventos sob um ponto de vista diferente. Melhor, então, ser um fotógrafo profissional, imprimir aos seus trabalhos qualidade estética, dominar as técnicas perfeitas de foco, exposição, iluminação e enquadramento e prezar pelo cuidado com os direitos de utilização da imagem de uma pessoa. Durante o curso, você aprenderá sobre o uso de máquinas, lentes, filmes e conhecerá as técnicas de revelação, ampliação e tratamento de imagens analógicas e digitais. Dessa forma, decidirá se seu trabalho terá cunho jornalístico, documental ou comercial.
MERCADO DE TRABALHO
Você poderá ter seu próprio estúdio, onde poderá fotografar produtos e modelos para reportagens e anúncios em outdoor ou para publicação em revistas, jornais e sites na internet. Pode encontrar boas oportunidades, além da publicidade, em fotojornalismo, editorial, moda, documentário, eventos, perícia, fotografia artística, restauração e conservação, bancos de imagens, manipulação digital, consultoria de imagem, fotografia de natureza e paisagens, fotografia aérea, fotografia submarina, laboratórios especializados, comércio de equipamentos fotográficos, cinema e muitas outras áreas.
DURAÇÃO
04 semestres/02 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Língua Brasileira de Sinais | Conceitual e Artística | Técnicas de Iluminação e Estúdio |
Semiótica | Edição e Tratamento de Imagens | Projetos Fotográficos: Leitura de Portifólio |
História e Estética Fotográfica | Leitura de Imagens | Língua Portuguesa |
Natureza | Linguagem Visual | Princípios de Administração e Marketing |
Arquitetura e Interiores | Administração Financeira e Orçamentária | História da Arte Moderna |
Fotojornalismo e Fotografia Documental | Fotografia Social | Linguagem Fotográfica |
Fotografia Publicitária | Corporativa e de Eventos | Técnica e Equipamento Fotográfico |
Editorial e de Moda | Fotografia de Retrato | – |
Gastronomia
SOBRE O CURSO
Um curso para aprender a planejar e elaborar maravilhosos pratos de encher os olhos. Quer dominar a cozinha brasileira? Se encantar com o mundo da confeitaria? Tornar-se chef em gastronomia? Mesmo que no início você não tenha habilidade, o curso é para isso mesmo, capacitá-lo nas técnicas e procedimentos das artes culinárias e muito mais: qualificá-lo a planejar, administrar e gerenciar alimentos, bebidas e equipes. Ser um expert na organização de eventos internos e externos. Então venha se divertir com a arte da panificação, aprender a escolher vinhos e outras bebidas e a impressionar seus amigos com a cozinha internacional. A gastronomia é uma profissão muito bem conceituada e que vem conquistando cada vez mais espaços no Brasil.
MERCADO DE TRABALHO
O curso forma profissionais com domínio técnico e histórico na seleção de ingredientes, elaboração de cardápios, controle de qualidade do produto final, técnicas de montagem e decoração de pratos, equipamentos e utensílios, planejamento, organização e execução de eventos. Aptos, portanto, a atuar não só com a alta gastronomia como também com a cozinha comercial. A ideia é que você seja um executivo gastronômico, plenamente capaz de conduzir a gestão de negócios e empreendimentos no setor. Ser um superchef de cozinha ou um supergerente em bares, restaurantes, hotéis, padarias, clínicas etc.
DURAÇÃO
04 semestres/02 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Empreendedorismo | Assessoramento de Eventos | Tendências e Inovações em Gastronomia e Eventos |
Língua Brasileira de Sinais | Técnicas de Apreçamento Estratégico | Bebidas na Gastronomia |
Custos e Planejamento de Cardápio | Cozinha Clássica e Contemporânea | Diversidade Étnico-cultural |
Técnicas e Habilidades Básicas de Cozinha | Panificação | Gestão de Pessoas |
Cozinha Brasileira | Confeitaria | Língua Portuguesa |
Cozinha de Carnes | Gestão Estratégica de Negócios | Princípios de Administração e Marketing |
Aves e Pescados | Cozinha Internacional | História da Alimentação e da Gastronomia |
Ciência e Higiene dos Alimentos | Cozinha Fria | – |
Gestão Comercial
SOBRE O CURSO
Nada há nesse mundo que não possa melhorar. E essa máxima se aplica bem ao setor comercial de uma empresa. Ele até pode estar funcionando bem, o pessoal de vendas vendendo, o do contato contatando, o da gerência gerenciando… Tudo funcionando, levando a vidinha de sempre… Até que um concorrente se instala, troca-se o governo e baixa-se novo plano econômico. E adeus vida boa. Mas uma boa chacoalhada nos neurônios e bora acordar para a vida: fazer Gestão Comercial, aprender a realinhar metas no varejo ou no atacado, atualizar sistemas de informação, reconduzir contatos com os clientes, buscar rentabilidade e lucratividade, definir estratégias de vendas de serviços e produtos, conquistar novos mercados e, principalmente, cultivar o alinhamento das equipes de vendas, marketing e e-commerce. Tudo isso visando a resultados, pois estão na linha de frente e também na retaguarda dos negócios.
MERCADO DE TRABALHO
Você, como tecnólogo em gestão comercial, precisará ter visão estratégica e atitude empreendedora para responder aos constantes desafios que envolvem dar soluções para problemas de posicionamento no mercado e criar vantagens competitivas. Encontra campo de trabalho seja no varejo ou no atacado, bem como com representação de empresas B2B e B2C de qualquer setor, em micro, pequenas, médias e grandes empresas voltadas a saúde, consultoria, seguros, hotelaria e bancos, por exemplo.
DURAÇÃO
04 semestres/02 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Direito do Consumidor | Projeto Multidisciplinar Em Gestão Comercial I | Comércio Exterior e Logística Internacional |
Empreendedorismo | Técnicas Comerciais Avançadas | Economia |
Marketing e Comércio Eletrônico | Negociação E Parcerias Em Vendas | Língua Brasileira de Sinais |
Psicologia e Comportamento do Consumidor | Administração De Recursos Humanos | Língua Portuguesa |
Técnicas de Relacionamento com o Cliente | Contabilidade E Finanças | Princípios de Administração e Marketing |
Análise de Custos | Gestão Estratégica De Negócios | Técnicas de Publicidade e Propaganda |
Gestão de Marketing | Técnicas de Promoção de Vendas e Merchandising | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios |
Técnicas de Apreçamento Estratégico | Projeto Multidisciplinar em Gestão Comercial II | – |
Gestão da Produção Industrial
SOBRE O CURSO
O sonho de todo empresário é uma linha de produção otimizada, sincronizada, eficiente, lucrativa, independente, que entrega 100% de qualidade e não gera retrabalho. Um desejo nem tão distante assim, se ele puder contar com um gestor da Produção Industrial, profissional especializado nos processos de fabricação de qualquer tipo de produto. A capacidade de planejar, executar e controlar todos os aspectos e fases do desenvolvimento de projetos, considerando infraestrutura necessária, maquinário e leiaute da planta, aspectos do fluxo de produção, custos, vendas, estoques, expedição, logística, supervisão de equipes é só um pouco do conjunto de conhecimentos proporcionados pelo curso ao longo da graduação.
MERCADO DE TRABALHO
Profissionais proativos e muito atentos a novos métodos e tecnologias encontram oportunidades nas indústrias alimentícia, têxtil, automobilística, petrolífera, de eletrodomésticos, de equipamentos, do agronegócio, em empresas de tecnologia, transporte, na construção civil e até no setor de serviços, por seus conhecimentos gerenciais e administrativos exatos. Os possíveis cargos são de diretor, gerente, analista, coordenador e supervisor nas áreas de operações, logística, finanças, gestão da cadeia de suprimentos, custos, planejamento, qualidade e desenvolvimento de produtos. É recomendável obter registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (sistema Confea/Crea) de seu Estado para estar habilitado a atuar profissionalmente (Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial).
DURAÇÃO
06 semestres/03 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Administração de Recursos Humanos | Tópicos de Computação e Informática | Logística |
Língua Brasileira de Sinais | Direito Aplicado aos Negócios | Contabilidade |
Língua Portuguesa | Gestão de Marketing | Empreendedorismo |
Pesquisa Operacional | Gestão de Projetos | Gestão da Demanda e dos Estoques |
Projeto de Fábrica | Gestão Estratégica de Negócios | Processos de Fabricação |
Controle da Qualidade | Comércio Exterior | Simulação e Tomada de Decisão |
Economia | Automação da Manufatura | Projeto Integrado ee Gestão da Produção |
Gestão e Desenvolvimento de Produto | Desenho Técnico | Diversidade Étnico-cultural |
Metodologia de Pesquisa | Engenharia de Métodos e Processos | Ergonomia e Segurança do Trabalho |
Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios | Planejamento e Controle da Produção | Gestão Ambiental e Responsabilidade Social |
Probabilidade e Estatística | Tópicos de Ciências Básicas | – |
Gestão do Agronegócio
SOBRE O CURSO
Quando vamos ao supermercado e adquirimos um produto alimentício, achamos tudo normal: escolhemos uma marca preferida, observamos o preço, a embalagem, a data de validade, se contém glúten ou traço de algum alergênico, se é transgênico etc. Nem pensamos na quantidade de pessoas e processos envolvidos para viabilizar a produção agrícola ou pecuária, a transformação na indústria e sua comercialização. Por isso o curso de Agronegócio tem atraído o interesse de tantos jovens: capacitar-se para o gerenciamento das cadeias produtivas , do campo à mesa do consumidor, aprendendo como administrar todas as etapas de sua operação. Ao dominar conteúdos em recursos humanos, financeiros e materiais, sistemas de informação, comércio exterior de produtos agroindustriais, energias renováveis e demais aplicações práticas de gerenciamento do agronegócio, você verá como é possível ser eficiente e competitivo da porteira para fora.
MERCADO DE TRABALHO
As oportunidades de atuação estão nas fazendas, na agroindústria, nas empresas de produção animal, vegetal, mineral ou pesqueira, em centros de pesquisa científica e tecnológica, cumprindo atividades ligadas a administração rural, cultivo e produção, desenvolvimento de produtos, planejamento de produção, marketing e vendas. Você poderá ocupar cargos como gestor, analista e consultor. Cargos públicos também são opções interessantes em vista da necessidade de formulação e implementação de políticas de desenvolvimento agrícola e rural.
DURAÇÃO
06 semestres/03 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Geografia Agrária | Gestão de Recursos Hídricos e Energéticos | Conceitos do Agronegócio |
Língua Brasileira de Sinais | Contabilidade no Agronegócio | Geotecnologia no Agronegócio |
Matemática Financeira | Análise das Cadeias Agroindustriais Vegetais | Gestão Estratégica do Agronegócio |
Estrutura das Demonstrações Financeiras | Projeto Multidisciplinar em Agronegócio I | Projeto Multidisciplinar em Agronegócio III |
Gestão Estratégica de Negócios | Gestão da Distribuição Logística | Língua Portuguesa |
Conjuntura Econômica | Gestão de Pessoas | Princípios de Administração e Marketing |
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social | Logística de Serviços | Probabilidade e Estatística |
Resolução de Problemas | Comércio Nacional e Internacional de Produtos Agrícolas | Tecnologias da Informação e da Comunicação |
Comercialização de Produtos Agrícolas | Projeto Multidisciplinar em Agronegócio II | Aplicadas aos Negócios |
Análise das Cadeias Agroindustriais Animais | Empreendedorismo | Financiamento Agrícola – LCA |
Cooperativismo Rural | Gestão de Resíduos | Legislação Aplicada ao Agronegócio |
Gestão da Qualidade
SOBRE O CURSO
Toda empresa, por mais empenhada que seja, está sujeita a ter problemas com seus produtos ou serviços. A Gestão da Qualidade visa cercar ao máximo a possibilidade dessas ocorrências, implantando e mantendo o cumprimento de padrões e normas de produção. Mesmo porque, em vista do ritmo acelerado com que mudam as tecnologias, esse acompanhamento acurado de procedimentos sempre é necessário, tendo por princípios norteadores o foco no cliente, o desenvolvimento de pessoas, a melhoria contínua e a abordagem sistêmica. Você verá no curso como identificar situações em que seja necessária a aplicação de sistemas e auditoria da qualidade, aprenderá a definir metodologias de projetos e a aplicar as ferramentas da qualidade nos processos produtivos organizacionais, bem como ficará especialista nos sistemas de certificação como ISO, ABNT e Inmetro.
O curso obteve junto ao Conselho Federal de Química (CFQ) o parecer favorável para que seus egressos tenham o registro no Conselho Regional de Química (CRQ) da 4ª região, que inclui todo o Estado de São Paulo. A medida amplia ainda mais as possibilidades de atuação, estendendo-a para setores como o químico e o alimentício, que exigem esse registro em específico.
MERCADO DE TRABALHO
Você encontrará oportunidades nas diversas áreas de produção industrial e em setores como saúde, educação e serviços financeiros, pois muitas empresas contratam gestores de qualidade para que avaliem a eficácia de seus sistemas e métodos de trabalho. Você poderá atuar como auditor interno ou em entidades de certificação; analista de planos e reorganização de processos, métodos de trabalho e produtos. Poderá atuar como gerente estratégico de qualidade, para a empresa obter determinada certificação, a exemplo de qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional e responsabilidade corporativa socioambiental. Também poderá ser supervisor de processos de qualidade, supervisionar as alterações no processo produtivo, além de capacitar os profissionais envolvidos.
DURAÇÃO
04 semestres/02 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Administração Financeira e Orçamentária | Qualidade e Sistemas de Produção | Projeto Integrado em Gestão da Qualidade II |
Direito Aplicado aos Negócios | Métodos e Ferramentas da Gestão da Qualidade | Economia |
Gestão de Pessoas | Certificações de Qualidade | Língua Portuguesa |
Língua Brasileira de Sinais | Projeto Integrado em Gestão da Qualidade I | Princípios de Administração e Marketing |
Segurança e Medicina do Trabalho | Gestão de Suprimentos | Probabilidade e Estatística |
Gestão da Tecnologia da Informação | Qualidade e Meio Ambiente | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios |
Princípios da Qualidade | Planejamento Estratégico da Qualidade | – |
Planejamento e Controle da Produção | Sistemas de Gestão e Auditoria da Qualidade | – |
Gestão de Recursos Humanos
SOBRE O CURSO
Lidar com pessoas no ambiente de trabalho, em geral, nunca é tarefa fácil para o gestor. Um dia seu colaborador está totalmente participativo, no outro, perdeu a motivação, e todo aquele planejamento para atingir as metas organizacionais tem de ser reelaborado. Como as pessoas são o principal ativo de uma organização, é importante saber como potencializar seus pontos fortes e reduzir suas fragilidades. No curso, você será preparado para um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas atualmente, que é a gestão de pessoas e talentos. Para isso você desenvolverá competências de planejamento estratégico organizacional e de RH proporcionadas por uma visão sistêmica do negócio. Também aprenderá a atuar com as principais áreas de RH: recrutamento e seleção, administração de pessoal, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, relações trabalhistas e segurança e medicina do trabalho.
MERCADO DE TRABALHO
Um RH moderno e estratégico considera as pessoas como seu principal capital intelectual e procura manter os níveis de motivação e satisfação no trabalho para que as organizações obtenham maior produtividade e resultados. Com essa visão, você poderá ocupar cargos de supervisão, gerência ou diretoria, atuar como consultor de recrutamento e seleção, assistente de departamento de pessoal, supervisor de cargos, salários e benefícios, gestor de conflitos, analista de treinamento e analista de recursos humanos, desenvolvimento e comportamento, em empresas privadas ou no setor público.
DURAÇÃO
04 semestres/02 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Administração de Departamento Pessoal | Treinamento e Desenvolvimento | Língua Brasileira de Sinais |
Direito Aplicado aos Negócios | Projeto Multidisciplinar de Recursos Humanos I | Língua Portuguesa |
Gestão de Pessoas | Consultoria em Recursos Humanos | Princípios de Administração e Marketing |
Psicologia do Trabalho | Empreendedorismo | Probabilidade e Estatística |
Segurança e Medicina do Trabalho | Fundamentos de Sociologia Aplicada às Organizações | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios |
Administração de Cargos e Salários | Planejamento Estratégico e de Recursos Humanos | Economia |
Recrutamento e Seleção de Pessoas | Projeto Multidisciplinar de Recursos Humanos II | Remuneração Estratégica |
Gestão da Segurança Privada
SOBRE O CURSO
Em tempos em que a criminalidade ameaça a integridade física e psicológica de pessoas de todas as camadas sociais e financeiras, o desejo de proteger vidas, bens e patrimônio deixa de ser opção e torna-se necessidade. Igualmente necessário é ter qualificação para adentrar nessa área, desenvolver o olhar, a percepção, o conhecimento técnico para identificar, diagnosticar, analisar os riscos na segurança de uma empresa ou situação. Entre as várias competências desenvolvidas nesse curso superior de tecnologia em Gestão da Segurança Privada, você vai ser capaz de gerenciar atividades da área, como segurança patrimonial, transporte de valores, escolta armada e segurança pessoal, entre outras, com foco em planejamento, execução e controle das operações. Disciplinas como Planejamento de segurança física e eletrônica, Qualidade na segurança, Negociação e gerenciamento de conflitos e Liderança e gestão de pessoas vão habilitá-lo a ser um bom gestor.
MERCADO DE TRABALHO
Sejam quais forem os setores da atividade humana, por exemplo, indústria, comércio, saúde, agricultura, serviços, educação, sempre haverá uma oportunidade de trabalho para o profissional de Gestão de Segurança Privada. Afinal, a bandidagem está à espreita, também de olho em uma oportunidade de ação. Portanto, é um mercado em franca expansão, infelizmente. Você pode galgar postos como gerente, supervisor, coordenador, consultor, analista e diretor executivo de empresa de segurança pública ou privada, ou como líder de equipes de segurança pessoal e escolta.
DURAÇÃO
04 semestres/02 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Administração Financeira e Orçamentária | Segurança Bancária e Transporte de Valores | Economia |
Empreendedorismo | Auditoria e Investigação de Fraudes | Língua Portuguesa |
Estrutura das Demonstrações Financeiras | Projeto Multidisciplinar em Gestão de Segurança Privada I | Princípios de Administração e Marketing |
Língua Brasileira de Sinais | Direito Penal | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios |
Matemática Financeira | Planejamento Estratégico e Sistemas de Segurança da Informação | Conceitos de Gestão de Segurança Privada |
Segurança Empresarial de Complexos e de Instalações | Diagnóstico e Análise de Riscos de Segurança | Segurança e Medicina do Trabalho |
Resolução de Problemas | Projeto Multidisciplinar em Gestão de Segurança Privada II | Legislação e Ética Profissional |
Gestão Financeira
SOBRE O CURSO
Grandes ideias em negócios têm tudo para ser bem-sucedidas se são acompanhadas por um bom gestor financeiro, caso contrário, nem saem do papel. Mesmo que a equipe tenha boas intenções, só o profissional que domina técnicas e conceitos financeiros, fiscais e contábeis tem as melhores ferramentas para indicar a direção a seguir. Se uma empresa não acompanha seu fluxo de caixa, por exemplo, como ter certeza de que terá dinheiro para honrar compromissos com fornecedores, pagar funcionários e fechar o mês? O curso combina formação básica em gestão com atividades próprias da área financeira, portanto, ao longo dos estudos, você aprenderá a desenvolver uma visão sistêmica dos processos econômico-financeiros que ocorrem nas empresas e contribuir na tomada de decisões em um mercado altamente competitivo.
MERCADO DE TRABALHO
Formado em Gestão Financeira, você poderá atuar nos departamentos financeiros de empresas nas áreas industrial e comercial de diferentes segmentos e em corretoras de valores e instituições financeiras. Suas atribuições serão as de coordenar pagamentos e recebimentos, fazer análise de demonstrativos financeiros, controlar o fluxo de caixa e orçamentos, gerenciar capital de giro, selecionar, implantar e acompanhar novos negócios, bem como planejar e controlar todas as operações financeiras características das empresas. Pode assumir cargos de analista, assistente ou assessor do mercado financeiro. Se preferir trabalhar por conta própria, pode atuar como consultor.
DURAÇÃO
04 semestres/02 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Análise das Demonstrações Financeiras | Mercado Financeiro e Financiamentos Bancários | Língua Brasileira de Sinais |
Análise de Investimentos | Projeto Multidisciplinar de Gestão Financeira I | Língua Portuguesa |
Contabilidade e Finanças | Empreendedorismo | Princípios de Administração e Marketing |
Direito Aplicado aos Negócios | Gestão Estratégica de Negócios | Probabilidade e Estatística |
Planejamento Tributário | Matemática Financeira | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios |
Análise de Custos | Planejamento Estratégico e Financeiro | Economia |
Controladoria | Projeto Multidisciplinar de Gestão Financeira Ii | Gestão de Crédito |
Gestão Hospitalar
SOBRE O CURSO
O hospital é uma empresa como qualquer outra, com o diferencial que funciona 365 dias ininterruptos e cujo produto é a saúde humana. E por essa característica especial, a assistência de qualidade a ser prestada depende do suporte eficiente de um bom gestor. O curso Gestão Hospitalar tem esse objetivo, o de formar um profissional com vivência na área da saúde e competência administrativa, ou seja, capacitado para tratar da contabilidade, recursos financeiros, controle de compras e custos, recursos humanos, planejamento estratégico, planejamento de manutenção preventiva de equipamentos médicos, controle de estoque de medicamentos, processos de limpeza, marketing, logística, convênios e destinação de resíduos hospitalares, entre outras atribuições.
MERCADO DE TRABALHO
O gestor hospitalar, em geral, lida com três grandes desafios: gestão do corpo clínico, desenvolvimento tecnológico e a relação custo/benefício envolvendo essas duas áreas.
Esse tripé se aplica a diversas organizações onde esse profissional pode atuar, além de hospitais públicos ou privados, tais como: clínicas médicas (policlínicas), laboratórios de análises clínicas, spas, casas de repouso e também em empresas prestadoras de serviços em saúde. O mercado de trabalho para esse profissional está em franca expansão e oferece oportunidades atraentes.
DURAÇÃO
06 semestres/03 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Administração Financeira e Orçamentária | Gestão da Qualidade | Administração de Sistemas de Informação |
Empreendedorismo | Administração da Produção e Operações | Gestão de Resíduos |
Estrutura das Demonstrações Financeiras | Contabilidade e Finanças | Psicologia do Trabalho |
Língua Brasileira de Sinais | Segurança e Medicina do Trabalho | Vigilância Epidemiológica |
Matemática Financeira | Direito Sanitário | Licitações e Contratos em Gestão Hospitalar |
Gestão Hospitalar | Gestão de Operadoras de Planos de Saúde | Projeto Multidisciplinar em Gestão Hospitalar II |
Análise de Custos | Auditoria Hospitalar | Economia |
Orientação Profissional | Gestão Ambiental e Responsabilidade Social | Língua Portuguesa |
Mercado de Trabalho e Ética | Gestão de Pessoas | Princípios de Administração e Marketing |
Resolução de Problemas | Gestão de Farmácia e Nutrição Hospitalar | Probabilidade e Estatística |
Gestão de Materiais e Logística Hospitalar | Gestão de Hotelaria Hospitalar | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios |
Políticas Públicas de Saúde | Projeto Multidisciplinar em Gestão Hospitalar I | – |
Gestão Pública
SOBRE O CURSO
Ter um serviço público bem executado e ver que os recursos do Estado estão sendo bem empregados é o que todo cidadão deseja. Por isso este é um curso que todos deveriam ter a oportunidade de fazer, ou seja, conhecer (para saber cobrar) as obrigações e os limites do poder público dentro dos princípios constitucionais de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Conteúdos de economia, legislação, contratos, contabilidade, auditoria, mercado financeiro, recursos humanos, tecnologias e estratégias aplicadas compõem o conhecimento básico. Estudos de ações de planejamento, qualidade, produtividade, gestão e empreendedorismo levam à formação de um profissional competitivo no mercado, antenado às tendências de administração e pronto para responder a desafios permanentes nas organizações.
MERCADO DE TRABALHO
Decidindo-se por ser um gestor público, você estará munido de um amplo leque de conhecimentos para atuar em instituições públicas nas três esferas do Poder Executivo (municipal, estadual e federal), tanto na administração direta como indireta, isto é, nas autarquias, agências reguladoras e estatais. Também pode trabalhar na iniciativa privada, em empresas que prestam serviços ao poder público, com consultoria, planejamento, direção e coordenação de projetos e licitações. O Terceiro Setor (ONGs) também é boa fonte de colocação profissional. Assessoria e a própria carreira política podem ser caminhos interessantes ao gestor público.
DURAÇÃO
06 semestres/03 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Administração de Recursos Humanos | Gestão Financeira e Orçamentária no Setor Público | Monitoramento |
Direito Aplicado aos Negócios | Auditoria e Controladoria Governamental | Análise e Avaliação de Políticas Públicas |
Fundamentos de Sociologia Aplicada às Organizações | Processo Administrativo e Gestão de Operações no Setor Público | Gestão de Projetos Públicos |
Língua Brasileira de Sinais | Regulação Governamental | Economia |
Governo e Administração Pública Brasileira | Empreendedorismo | Língua Portuguesa |
Licitações e Contratos no Setor Público | Descentralização | Matemática |
Formulação e Implementação de Políticas Públicas | Terceirização e Parcerias no Setor Público | Princípios de Administração e Marketing |
Planejamento Estratégico na Gestão Pública e Marketing Governamental | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios |
Logística
SOBRE O CURSO
Uma das coisas mais legais que se pode observar na logística é o quanto ela está presente na vida cotidiana. Quando ela funciona bem, você consegue encontrar seus produtos preferidos nas prateleiras, no tempo certo, com qualidade, bons preços e custos compatíveis, o que significa que todos os processos que envolveram sua produção, aquisição, recebimento, armazenagem, transporte e distribuição ocorreram conforme o planejado. É o que você vai aprender neste curso inovador e afinado às exigências de mercado: que administrar fluxo e armazenagem de matérias-primas, materiais em elaboração, produtos acabados e serviços, bem como resíduos decorrentes, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, é uma verdadeira operação de guerra, contexto do qual, aliás, veio o sentido original do termo, que é atender as tropas quanto às necessidades de organização, transporte e abastecimento. E tudo isso também se estende às operações multimodais de transporte e distribuição nacional e internacional, em vista do complexo e competitivo mercado globalizado.
MERCADO DE TRABALHO
Em um mercado que registra crescimento do parque industrial e expansão agressiva do comércio eletrônico, o tecnólogo em Logística tem amplo campo de atuação na gestão de processos, operações e produção. Pode assumir funções de encarregado, coordenador, e chegar a postos de alto escalão, como diretor de operações ou diretor de suprimentos na indústria. Encontra excelentes posições em portos, aeroportos e transportadoras, bem como em empresas atacadistas e varejistas. Setores de comércio, prestação de serviços, consultoria e concursos públicos também se abrem como excelentes opções a esse profissional que ajuda a empresa a reduzir custos e ser mais eficiente.
DURAÇÃO
04 semestres/02 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Administração da Produção e Operações | Logística De Serviços | Projeto Multidisciplinar – Ambiente Logístico |
Armazenagem e Movimentação de Materiais | Logística Reversa | Economia |
Contabilidade e Finanças | Probabilidade e Estatística | Língua Portuguesa |
Custos Logísticos | Direito Aplicado aos Negócios | Matemática |
Gestão de Suprimentos | Gestão de Demanda e dos Estoques | Princípios de Administração e Marketing |
Língua Brasileira de Sinais | Gestão de Transportes | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios |
Comércio Exterior e Logística Internacional | Projeto Multidisciplinar – Ambiente Estratégico (Jogos de Empresas) | Gestão da Distribuição Logística |
Marketing
SOBRE O CURSO
O mercado é rápido, desafios e problemas organizacionais demandam ações práticas e bem estudadas, e as empresas buscam profissionais de marketing com conhecimentos e habilidades para responder prontamente a esse cenário competitivo. Por exemplo, toda empresa precisa saber quais as tendências do mercado consumidor, ter mecanismos de identificar as melhores oportunidades para venda de produtos e serviços e promover campanhas com fins comerciais. No curso, você terá como base uma formação humanística e visão específica da área de marketing e vendas, tais como marketing de varejo, supply chain, estratégia e formulação de preços, sustentabilidade empresarial e desenvolvimento de produtos e serviços, entre outras. Com o conteúdo que o mercado quer e espera, você estará apto a lidar com modelos de gestão inovadores e fará a diferença nos processos de tomada de decisão.
MERCADO DE TRABALHO
Com as competências adquiridas durante o curso em comunicação, negociação e visão estratégica de negócios, você estará capacitado a desenvolver planos de venda e marketing de produtos, bens e serviços. Encontrará boas oportunidades em pequenas, médias e grandes corporações, além de institutos de pesquisa, escritórios políticos, associações de classe e órgão públicos. Poderá também trabalhar em negócio próprio, na representação de marcas, assessoria e consultoria de imagem ou marca.
DURAÇÃO
04 semestres/02 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Direito do Consumidor | Segmentação de Mercado | Economia |
Empreendedorismo | Técnicas de Apreçamento Estratégico | Língua Brasileira de Sinais |
Marketing e Comércio Eletrônico | Técnicas de Publicidade e Propaganda | Língua Portuguesa |
Pesquisa de Mercado | Contabilidade e Finanças | Princípios de Administração e Marketing |
Psicologia e Comportamento do Consumidor | Gestão Estratégica de Negócios | Probabilidade e Estatística |
Técnicas de Relacionamento com o Cliente | Técnicas de Promoção de Vendas e Merchandising | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios |
Gestão de Marketing | Tópicos Avançados de Marketing | – |
Marketing de Serviços | Projeto Multidisciplinar em Marketing | – |
Gerenciamento de Processos
SOBRE O CURSO
Que dureza descobrir que uma empresa é praticamente um barco à deriva, levado ao sabor das correntes e das marés. Misteriosamente, para essa empresa, a maré é sempre de azar, o mês nunca fecha, os funcionários fazem o que bem entendem, o dinheiro entra e some – ou nem entra – e o horizonte é sempre de tempestade à vista. Mas, você já está na área ou quer trabalhar nela? É cheio de disposição para fazer acontecer? Faça o curso de Processos Gerenciais. Você vai aprender a analisar demonstrativos contábeis, avaliar estoques, acompanhar faturamentos e fluxos de caixa, desenvolver sua capacidade de liderança, de negociação e processos de tomada de decisão em diferentes contextos, tanto econômicos quanto políticos, sociais e culturais. Isso significa armar-se até os dentes para atuar nesse mercado competitivo, predatório, canibal! Ou apenas tomar o controle dos negócios elaborando e executando um bom plano estratégico.
MERCADO DE TRABALHO
Para se sair bem, você precisará utilizar tudo que sabe sobre métodos ou técnicas de gestão na formação e organização empresarial. Mas você tem a seu favor duas situações: a primeira é que o cenário atual na área está em franca expansão, pois as empresas precisam de profissionais com competências específicas para planejar e dirigir seus recursos materiais e financeiros, gerenciar o patrimônio empresarial e os funcionários e monitorar suprimentos, armazenamento e movimentação de materiais, sejam matérias-primas ou produtos acabados. A segunda é que o curso forma você um profissional generalista, com uma base de conteúdo que permite aplicar procedimentos e ferramentas inerentes à atividade profissional, sendo você um gestor iniciante ou já bem experiente e que concluiu o curso para aprimoramento pessoal. Há oportunidades na indústria, no comércio, na construção civil e em serviços, e os cargos oferecidos mais comuns são, por exemplo, analista de cargos e salários, analista de orçamentos e custos, analista de recursos humanos, assistente administrativo, chefe de controle de qualidade, gerente administrativo, gerente de métodos e processos, gerente de planejamento e controle de produção, gerente de recursos humanos, supervisor administrativo.
DURAÇÃO
04 semestres/02 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Administração de Recursos Humanos | Projeto Multidisciplinar em Processos Gerenciais I | Língua Brasileira de Sinais |
Administração Financeira e Orçamentária | Resolução de Problemas | Língua Portuguesa |
Empreendedorismo | Administração da Produção e Operações | Matemática |
Estrutura das Demonstrações Financeiras | Contabilidade e Finanças | Princípios de Administração e Marketing |
Matemática Financeira | Direito Aplicado aos Negócios | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios |
Gestão da Distribuição Logística | Psicologia do Trabalho | Economia |
Gestão de Marketing | Projeto Multidisciplinar em Processos Gerenciais II | Probabilidade e Estatística |
Relações Públlicas
SOBRE O CURSO
Uma boa forma de as empresas se consolidarem no mercado é colocar em prática todo o conhecimento e experiência que um profissional de Relações Públicas pode proporcionar. Ele se dedica à imagem corporativa da empresa e atua em questões acerca da identidade e cultura das instituições, trabalhando a comunicação e buscando a melhoria das relações com os diversos públicos envolvidos. Por exemplo, o profissional de RP percebe que, em algumas situações, um quadro de avisos é bem mais eficiente do que mensagens eletrônicas, e em outras caem melhor a TV corporativa e house-organs. Ou seja, é bom ter uma filosofia de comunicação, mesmo porque, em situações de crise (acidentes, problemas com produto ou marca, por exemplo), a atuação competente de um relações-públicas pode salvar a empresa de danos maiores.
MERCADO DE TRABALHO
Como bacharel, você poderá atuar em agências de consultoria, empresas públicas, privadas e do terceiro setor, desenvolvendo planejamento estratégico com base em análises de mercado e muita pesquisa. As áreas envolverão comunicação interna (voltada a colaboradores e funcionários) e externa (relacionamento com consumidores, clientes, investidores, imprensa, governo, formadores de opinião, etc.). Você vai elaborar campanhas institucionais, programas de integração, pesquisas de opinião de mercado, planejar e produzir publicações internas, como relatórios, circulares e memorandos, fazer a interação com agências de propaganda. Também constam gestão de crises, gestão de imagem, eventos, cerimonial e protocolo, e em especial assessoria de imprensa e relacionamento com as mídias digitais. A atividade profissional é regulamentada desde 1967 e exige registro no correspondente conselho regional.
DURAÇÃO
08 semestres/04 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Língua Brasileira de Sinais | Assessoramento de Eventos | Trabalho de Conclusão de Curso em Relações Públicas: Orientação |
Cultura Brasileira | Gestão Ambiental e Responsabilidade Social | Linguagens Midiáticas e Transmídia |
Opinião Pública e Públicos Diversos | Planejamento Estratégico em Relações Públicas | Mensuração de Resultados em Relações Públicas |
Teorias da Comunicação | Governança Corporativa | Publicações Institucionais: Técnicas de Produção |
Relações Públicas | Ouvidoria e Processos de Atendimento | Relações Públicas e Memória Organizacional |
Identidade e Cultura Organizacional | Estágio Curricular Supervisionado em Relações Públicas I | Gestão das Relações Públicas e Redes Sociais |
História e Teoria das Relações Públicas | Mídia | Trabalho de Conclusão de Curso em Relações Públicas: Execução |
Diversidade Étnico-cultural | Política e Poder | Língua Portuguesa |
Princípios de Administração e Marketing | Mídia Advocacy | Sociologia |
Comunicação Comunitária e Terceiro Setor | Estratégia de Relacionamento com Stakeholders | Mercado e Carreiras em Relações Públicas |
Comunicação Dirigida Sonora | Relações Públicas no Contexto da Comunicação Integrada | Comunicação Dirigida Verbal |
Ética e Legislação em Comunicação e Relações Públicas | Relações Públicas em Gestão de Crise | Comunicação Dirigida Visual |
Pesquisa em Relações Públicas | Estágio Curricular Supervisionado em Relações Públicas II | Comunicação Organizacional e Relações Públicas |
Empreendedorismo | Metodologia de Pesquisa | Gestão de Custos em Projetos de Relações Públicas |
Gestão Estratégica de Negócios | Relações Públicas Governamentais | Hierarquia e Gerenciamento de Marcas |
Técnicas de Relacionamento com o Cliente | Relações Públicas Internacionais | Relações Públicas: Técnicas e Instrumentos |
Relações Públicas e Comunicação Digital | – | – |
Secretariado
SOBRE O CURSO
O curso de Tecnologia em Secretariado tem a finalidade de formar profissionais que atuem na realização de serviços aplicando conceitos e ferramentas tecnológicas específicas de assessoria a executivos, diretores e suas respectivas equipes, planejando, organizando, implantando e executando atividades e metas da área, como: eventos, serviços protocolares, viagens, relações com clientes e fornecedores, comunicação e redação de textos técnicos, além de gerenciar informações. Esta profissão tem ganhado cada vez mais espaço, uma vez que seu preparo para assessorar, gerir eventos e ser um organizador documental tem sido procurado pela escassez de profissionais com esta formação específica.
MERCADO DE TRABALHO
Com foco de atuação enquanto secretário(a) de uma pequena, média ou grande empresa, o tecnólogo em secretariado exercerá assessoria em escritórios apoiando seus superiores em tarefas que vão desde sua condição operacional até estratégica. Sua responsabilidade em gestão requer alto senso de organização, disciplina e habilidade no trato com informações. O mercado requer um profissional capaz de articular atividades de forma dinâmica e pró-ativa. O profissional trabalhará em áreas como comércio, indústrias, empresas, ONGs e setores públicos, atuando na assistência à gerência, na organização de eventos, na elaboração de planilhas de custos e na redação de documentos.
DURAÇÃO
04 semestres/02 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Empreendedorismo | Inglês Instrumental | Interpretação e Produção de Textos |
Espanhol Instrumental | Projeto Multidisciplinar em Secretariado I | Língua Brasileira de Sinais |
Gestão da Qualidade | Administração de Recursos Humanos | Língua Portuguesa |
Matemática Financeira | Contabilidade e Finanças | Princípios de Administração e Marketing |
Psicologia do Trabalho | Direito Aplicado aos Negócios | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios |
Assessoramento de Eventos | Gestão Estratégica de Negócios | Economia |
Gerenciamento de Rotinas Secretariais | Projeto Multidisciplinar em Secretariado II | Gerenciamento do Processo de Documentação |
Segurança do Trabalho
SOBRE O CURSO
O ajudante que caiu do andaime; a colaboradora que a caminho do trabalho foi atropelada; o trabalhador em indústria ceramista que adquiriu doença nos pulmões. São alguns dos problemas que podem ocorrer em ambientes de trabalho e que você vai aprender a neutralizar com ações corretivas e procedimentos previstos em normas regulamentadoras. Você, que se interessou pelo curso, venha aprender a planejar, implantar, gerenciar e controlar sistemas e processos de segurança laboral. O foco é promover melhor qualidade de vida aos trabalhadores. Afinal, o bem mais valioso de uma empresa é a integridade física e emocional de seu principal capital: o humano.
MERCADO DE TRABALHO
Você estará apto a acompanhar vistorias, perícias e criar políticas de segurança em indústrias, na construção civil, escolas, hospitais, instituições públicas e privadas, entre outras. Poderá fazer parte de equipes multidisciplinares em atividades preventivas, como membro do sistema de saúde e segurança no trabalho.
DURAÇÃO
06 semestres/03 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social | Segurança e Medicina do Trabalho | Tópicos em Ciências Sociais |
Gestão de Pessoas | Saúde do Trabalhador | Controle da Qualidade |
Língua Brasileira de Sinais | Investigação de Acidentes | Projeto Integrado de Segurança em Ambientes Laborais |
Psicologia do Trabalho | Normas e Legislação | Gestão e Segurança na Construção Civil |
Química Aplicada | Higiene e Segurança no Trabalho | Gestão e Segurança no Ambiente Hospitalar |
Legislação e Ética Profissional | Organização Industrial | Diversidade Étnico-cultural |
Desenho Técnico | Gerenciamento de Riscos | Ergonomia e Segurança do Trabalho |
Matemática | Segurança em Instalações Industriais | Língua Portuguesa |
Metodologia de Pesquisa | Doenças Ocupacionais | Probabilidade e Estatística |
Tópicos de Computação e Informática | Auditoria | Primeiros Socorros |
Prevenção e Combate a Incêndios | Laudos e Perícias | – |
Serviços Jurídicos e Notoriais
SOBRE O CURSO
Formar profissionais para atuarem diretamente na resolução de questões jurídicas, policiais e cartoriais; * Possibilitar o aprendizado de conteúdos e procedimentos específicos de órgãos policiais, departamentos jurídicos, contábeis e de recursos humanos, assessorias parlamentares, bancos e diversas outras organizações públicas, privadas e não governamentais que desenvolvam atividades paralegais. Buscar a formação humana, científica e técnica na área, respeitando os princípios éticos e morais.
MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho para o profissional é bem amplo, pois as funções realizadas abrangem uma larga escala de empresas e companhias de diferentes setores, como: empresas administradoras de condomínio, cobrança ou clubes; cartórios de protesto, de notas e de registro; construtoras; escritórios de contabilidade, e muito mais.
DURAÇÃO
04 semestres/02 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Gestão Estratégica de Negócios | Tabelionatos e Notas e Protestos e Sistema Registral Imobiliário | Probabilidade e Estatística |
Língua Brasileira de Sinais | Plano de Acompanhamento de Carreira em Serviços Jurídicos e Notariais II | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios |
Conjuntura Econômica | Projeto Integrador Transdisciplinar em Serviços Jurídicos e Notariais I | Estudo do Direito |
Direito Constitucional e Administrativo | Noções de Direito Penal e Processo Penal | Gestão de Conflitos e Negociação |
Sistema Notorial e Registral | Noções de Direito Civil e Processo Civil | Projeto Integrador de Competências em Serviços Jurídicos e Notariais (PIC) |
Legislação de Marcas e Patentes | Sistema Registral das Pessoas Naturais Jurídicas e de Títulos e Documentos | Plano de Acompanhamento de Carreira em Serviços Jurídicos e Notarias |
Plano de Acompanhamento de Carreira em Serviços Jurídicos e Notarias I | Introdução ao Direito Empresarial e ao Sistema Tributário Nacional | Princípios de Administração e Marketing |
Projeto Integrador de Competência em Serviços Jurídicos e Notariais I | Projeto Integrador Transdisciplinar em Serviços Jurídicos e Notarias II | Legislação e Direito Ambiental |
Resolução de Problemas | Plano de Acompanhamento de Carreira em Serviços Jurídicos e Notarias III | – |
Direito Trabalhista e Previdenciário | Língua Portuguesa | – |