EDUCAÇÃO
Os cursos na área de Educação são ofertados na modalidade licenciatura e têm duração de 3 ou 4 anos.
Cursos na modalidade licenciatura, habilita os titulares a atuarem como professores no Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas ou privadas.
Os cursos de graduação contam com o corpo docente formado por professores mestres e doutores, tutores on-line à disposição dos alunos, vídeo aulas, material didático, fóruns e estudos temáticos, acervo virtual para consulta 24h, estágio supervisionado presencial e Trabalho de Curso.
Clicando em cada curso você saberá sobre o curso, como é mercado de trabalho, a duração e o conteúdo programático.
Artes Visuais
SOBRE O CURSO
Saber como traduzir ou manifestar uma ideia, uma impressão, um objetivo em linguagens não verbais como pintura, escultura, desenho já exige certa sensibilidade. Agora imagine ensinar a crianças e adolescentes em idade escolar! É um desafio e tanto! Imagine também conseguir passar para o aprendiz como ele pode desenvolver um olhar mais estético, humanizado e transformador da realidade. O curso de Artes Visuais visa formar professores habilitados a atuar em sala de aula de forma criativa, dinâmica, crítica, interdisciplinar e comprometida com o processo de formação humana.
MERCADO DE TRABALHO
O curso envolve formação com base nas muitas linguagens de expressão artística. O campo de atuação abrange a docência nos segmentos de ensino oficial público e privado, nos ensinos fundamental e médio bem como em cursos livres. Também pode atuar em museus, ONGs (Organizações não-governamentais) e instituições culturais, organizando exposições, mostras e eventos.
DURAÇÃO
06 semestres/03 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Didática | Fotografia | Gravura |
Tecnologias da Informação e da Comunicação | Cinema | Linguagens Contemporâneas: Vídeo e Performance |
Modelagem e Escultura | Artes Sequenciais | Prática de Ensino em Arte II |
Objeto e Construção | Desenho | Projeto Experimental II |
Mediação Arte Público | Linguagens Contemporâneas: Instalação e Arte Urbana | Estágio Curricular Supervisionado em Arte II |
Legislação da Educação Básica e Políticas Educacionais | História da Arte Brasileira | Tópicos de História da Arte Brasileira |
Metodologia de Pesquisa | Prática de Ensino em Arte I | Fundamentos Metodológicos do Ensino de Arte e Música |
Psicologia da Educação | Projeto Experimental I | Língua Portuguesa |
Leitura de Imagens | História da Arte Contemporânea | História da Arte Moderna |
Linguagem Visual | Estágio Curricular Supervisionado em Arte I | Pintura |
Língua Brasileira de Sinais | Gestão Ambiental e Responsabilidade Social | Tópicos de História da Arte |
Metodologia de Ensino de Arte | – | – |
Ciências Biológicas
SOBRE O CURSO
Na sua infância, você observava o trabalho de formigas, assustava a lagartixa para vê-la perder a cauda e cultivava com carinho aquele pão embolorado que mudava de cor todo dia… E hoje, aluno de biologia, vai fazer o mesmo, estudar a vida existente no planeta, da mais simples à mais complexa, só que sob rigor do olhar científico. A curiosidade será a mesma, mas instigada no ambiente controlado dos laboratórios didáticos modernos e bem equipados, nas aulas de campo ou visitas técnicas. Na Licenciatura, sob o viés da educação e do meio social, você vai ser estimulado a lidar com projetos e pesquisas direcionados ao meio ambiente, à saúde e à biotecnologia, três das grandes áreas de atuação do biólogo, visando à conservação e manejo da biodiversidade.
MERCADO DE TRABALHO
O licenciado pode atuar tanto na pesquisa como no ensino, em instituições públicas e particulares, como professor de Ciências no Ensino Fundamental e de Biologia, no Ensino Médio. Ele pode planejar e organizar laboratórios para essas aulas. Além do ambiente escolar, pode escrever e analisar livros didáticos e paradidáticos, trabalhar em centros e laboratórios de pesquisa, em museus, zoológicos, parques e reservas ecológicas, jardins botânicos e nas áreas industrial e agrícola.
DURAÇÃO
06 semestres/03 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Didática | Imunologia | Biogeografia |
Microbiologia Básica e Ambiental | Fundamentos de Geologia e Paleontologia | Educação Ambiental |
Zoologia dos Invertebrados | Fisiologia Animal Comparada e Humana | Gestão Ambiental e Responsabilidade Social |
Anatomia Humana | Fisiologia Vegetal | Língua Brasileira de Sinais |
Zoologia dos Vertebrados | Diversidade Étnico-cultural | Metodologia e Instrumentação do Ensino de Biologia |
Legislação da Educação Básica e Políticas | Metodologia de Pesquisa | Prática de Ensino em Biologia no Ensino Médio |
Educacionais | Probabilidade e Estatística | Bioética e Mundo Natural |
Diversidade Biológica | Fundamentos de Genética | Estágio Curricular Supervisionado em Biologia no Ensino Médio |
Evolução e Conserv. das Espécies | Fundamentos de Biologia Molecular e Biotecnologia | Psicologia da Educação |
Metodologia e Instrumentação do Ensino de Ciências | Projeto de Iniciação à Doc em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental | Morfologia Vegetal |
Embriologia | Química Geral e Experimental | Fundamentos de Bioquímica |
Parasitologia | Prática de Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental | Biologia Celular |
Ecologia Geral e Urbana | Estágio Curricular Sup em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental | Histologia |
Física Aplicada às Ciências Biológicas | Sistemática Vegetal | Botânica Econômica |
Educação Especial
SOBRE O CURSO
A educação especial contempla o direito de que pessoas com deficiência (física/ mental/ visual e pessoas com surdez), transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação tenham acesso ao ensino regular. É o objetivo principal da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que defende a ampla participação e aprendizagem desse público-alvo, em todos os níveis. E esse é o objetivo do curso, formar educadores que tenham uma formação específica e saibam identificar pontos fortes desses alunos, seus estilos de aprendizagem, níveis de motivação, bem como interesses e necessidades sociais. Esta licenciatura fornece a você ferramentas necessárias ao ensino-aprendizagem em prol da inclusão e autonomia dessas pessoas em todas as áreas da sociedade.
MERCADO DE TRABALHO
Com esta licenciatura, você poderá atuar na docência dos serviços de apoio pedagógico especializado (nos diferentes níveis de ensino – Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior), nas escolas de ensino regular, oferecidos na sala de recursos ou multifuncionais ou classes especiais, aos alunos com deficiência física/intelectual/auditiva/visual, transtorno do espectro autista, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, projetos educacionais não escolares, em hospitais, empresas, gestão escolar, educação de jovens e adultos, entidades que oferecem atendimento educacional especializado e no apoio aos professores que atendem alunos com deficiência.
DURAÇÃO
08 semestres/04 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Alfabetização e Letramento | Dificuldades de Aprendizagem | Escola |
Corpo, Movimento e Psicomotricidade | Prática de Ensino na Educação Especial:Espaços Formais II | Família e Comunidade |
Psicologia da Educação | Educação Especial: Identidades e Culturas | Estágio Curricular Supervisionado em Educação |
Educação Infantil: Currículo | Didática Aplicada a Pessoas Com Deficiência | Especial: Espaços Não-formais Ii |
Pensamento | Fundamentos Metodológicos da Educação da Pessoa com Deficiência Intelectual | Prática de Ensino na Educação Especial: Espaços Não-formais II |
Linguagem e Desenvolvimento Humano | Fundamentos Metodológicos da Educação da Pessoa com Deficiência Visual | Projeto de Iniciação à Docência em Educação Especial |
Tecnologias da Informação e da Comunicação | Fundamentos Metodológicos da Educação da Pessoa com Deficiência Auditiva | Arte e Educação Especial |
Diversidade Étnico-cultural | Estágio Curricular Supervisionado em Educação | Fundamentos Metodológicos da Pessoa com Deficiência Múltipla |
Educação na Diversidade | Especial: Espaços Formais II | Tópicos em Educação Especial |
Língua Portuguesa | Gestão Ambiental e Responsabilidade Social | Avaliação Educacional |
Estatuto da Criança e do Adolescente | Estágio Curricular Supervisionado em Educação Especial: Espaços Não-formais I | Organização do Trabalho Docente |
Fundamentos da Educação Especial: Aspectos Históricos | Prática de Ensino na Educação Especial: Espaços Não-formais I | Educação Física Inclusiva |
Legais e Filosóficos | Educação Não-formal | Psicopedagogia Aplicada a Pessoas com Deficiência |
Língua Brasileira de Sinais | Fundamentos Metodológicos da Pessoa com Deficiência Física | Transtornos Globais do Desenvolvimento |
Prática de Ensino na Educação Especial: Espaços Formais I | Superdotação e Altas Habilidades | Filosofia |
Fundamentos da Neurofisiologia | Afetividade e Sexualidade na Educação Especial | Metodologia de Pesquisa |
Acessibilidade e Técnicas Assistivas | Desenvolvimento e Aprendizagem da Pessoa Com Deficiência | Prática de Leitura e Escrita |
Estágio Curricular Supervisionado em Educação Especial: Espaços Formais I | Legislação e Políticas Públicas da Educação Especial no Brasil | – |
Educação Física
SOBRE O CURSO
Jogar e fazer musculação. Será que fazer Educação Física é só isso? Hoje a proposta curricular forma um profissional que, além de atuar na capacitação e restabelecimento dos níveis adequados de desempenho do corpo, é um especialista do movimento humano, com um olhar abrangente pela promoção de saúde e qualidade de vida. Isso significa não só ter uma formação global em desportos, exercícios físicos, ginásticas, jogos, lutas, danças, atividades rítmicas e expressivas, recreação e lazer, condicionamento físico, musculação, ioga, ginástica laboral e diversas outras práticas corporais, mas saber transmitir a importância de ser consciente quanto a uma vida saudável. Todo esse conhecimento passa pela infraestrutura dotada de complexos poliesportivos, salas de condicionamento físico e laboratórios onde acontecem pesquisa, avaliação cardiorrespiratória, estudos de composição corporal e fisiologia do exercício. E com a Licenciatura, verá que sua atuação nas escolas pode fazer a diferença na sociedade, por despertar nos jovens e crianças hábitos de vida saudáveis, senso de trabalho em equipe, disciplina, foco e determinação em resultados, além do aprendizado em lidar com vitórias e derrotas.
MERCADO DE TRABALHO
Com a habilitação em licenciatura, você poderá ser professor na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial nas redes pública e privada. Graças à formação biológica e humanística, você estará capacitado a planejar, desenvolver e avaliar programas de educação física para escolas ou cursos institucionalizados para crianças, jovens, adultos e a terceira idade.
DURAÇÃO
08 semestres/04 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Anatomia Humana | Processo Ensino-aprendizagem em Educação Física Escolar | Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física na Educação Infantil e nos anos Iniciais do Ensino Fundamental |
Fisiologia Geral e Humana | Programas e Currículos em Educação Física | Cultura e Sociedade |
Crescimento e Desenvolvimento Aplicados à Educação Física | Fundamentos de Biologia Aplicados à Educação Física | Língua Brasileira de Sinais |
Aprendizagem Motora | Educação Física na Educação Infantil | Prática de Ensino em Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio |
Fundamentos De Cinesiologia Aplicados À Educação Física | Didática | Projetos em Educação Física Escolar II |
Legislação da Educação Básica e Políticas Educacionais | Gestão do Planejamento Educacional: | Aspectos Organizacionais da Educação |
Metodologia de Pesquisa | Organização do Trabalho Pedagógico | Física Escolar |
Psicologia da Educação | Educação Física no Ensino Médio | Educação Física Inclusiva |
História da Educação Física | Corpo, Gênero e Sexualidade | Lazer |
Aspectos Teóricos da Educação Física | Futebol | Trabalho e Sociedade |
Manifestações Gímnicas | Manifestações Rítmicas e Expressivas | Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio |
Manifestações Culturais e Esportivas I | Filosofia | Diversidade Étnico-cultural |
Manifestações Culturais e Esportivas II | Sociologia | Escola |
Ensino de Lutas na Educação Física Escolar | Ética Geral e Cidadania | Currículo e Sociedade |
Jogos e Brincadeiras na Educação Física Escolar | Prática de Ensino em Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | História da Educação |
Educação Física e Saúde | Projetos em Educação Física Escolar I | Língua Portuguesa |
Educação Física no Ensino Fundamental | – | – |
Filosofia
SOBRE O CURSO
O pensamento filosófico é condição natural ao ser humano, que busca sabedoria e conhecimento em diversos momentos da vida. Você pratica filosofia quando quer saber das coisas (O que é epistemologia?), quando pondera acerca das coisas (O que é mais sábio fazer?) ou vê beleza nas coisas (estética), por exemplo. O curso de Filosofia sistematiza os processos de racionalização e reflexão acerca dos problemas fundamentais que intrigam o ser humano desde a época dos grandes pensadores e filósofos gregos da Antiguidade. Sendo uma Licenciatura, o objetivo principal do curso é a prática docente na rede pública ou particular.
MERCADO DE TRABALHO
Ser professor de filosofia nos ensinos Fundamental e Médio é, à primeira vista, a profissão mais evidente. Desde 2008 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação prevê o ensino dessa disciplina nos currículos escolares em todo o território nacional. Um campo imenso! No entanto, a filosofia, mãe de todas as ciências no mundo ocidental, possibilita ao filósofo ocupar cargos em que cabe sua capacidade de ler e interpretar o mundo. Sendo assim, pode atuar com assessoria e consultoria relacionadas às áreas da educação, política, cultura, religião, ONGs, meios de comunicação, empresas etc. Pretendendo investir na vida acadêmica, pode prosseguir nos cursos de Mestrado e Doutorado.
DURAÇÃO
06 semestres/03 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Estética | História da Filosofia Contemporânea | Filosofia da Religião |
História da Filosofia Medieval | Teoria do Conhecimento | Semiótica |
Tecnologias da Informação e da Comunicação | Cultura Brasileira | Prática de Ensino em Filosofia II |
Língua Brasileira de Sinais | Legislação da Educação Básica e Políticas Educacionais | Filosofia da Ciência |
História das Artes | Metodologia de Ensino de Filosofia | Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia II |
Filosofia Política | Psicologia da Educação | Diversidade Étnico-cultural |
Língua Portuguesa | Prática de Ensino em Filosofia I | História da Filosofia Antiga |
Metodologia de Pesquisa | Metafísica | Lógica |
Sociedade Moderna e Contemporânea | Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia I | Sociologia |
História da Filosofia Moderna | Antropologia Filosófica | Ética Geral |
Didática | Escola | Família eComunidade |
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social | – | – |
Física
SOBRE O CURSO
O curso de Física proporciona a compreensão dos aspectos gerais do mundo em que vivemos, tendo uma noção dos princípios físico/químicos que norteiam a natureza e o próprio Universo. A licenciatura habilita à docência de Física como um dos componentes curriculares de Ciências da Natureza, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e Profissionalizante de Ensino Médio.
Por isso, o curso procura formar pessoas qualificadas para atuarem como professores nos Ensinos Fundamental II e Médio, nas disciplinas de Ciências e de Física. O estudante terá uma sólida base de conhecimentos e uma visão atualizada das Ciências Físicas, além de discorrer acerca de assuntos clássicos e modernos da Física. Haverá a utilização de modernas tecnologias aliadas a uma correta análise, selecionamento e inter-relacionamento sobre variados temas científicos, adequando-se às reais possibilidades de aprendizagem.
MERCADO DE TRABALHO
O curso de Física (Licenciatura) tem a proposta de formar professores para atender às necessidades do ensino, especificamente no nível médio das escolas públicas, particulares e cursinhos. O graduado poderá atuar em centros de pesquisa e em empresas de tecnologia e também pode trabalhar em editoras, com revisão e edição de textos, e na produção e avaliação de materiais didáticos.
DURAÇÃO
08 semestres/04 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Geometria Analítica e Álgebra Linear | Projeto de Iniciação à Docência em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundam I | Estágio Curricular Supervisionado em Física no Ensino Médio I |
Matemática Aplicada | Mecânica dos Fluidos | Produção de Material Didático para o Ensino de Ciências e de Física |
Interfaces da Matemática Com a Física: | Estágio Curricular Supervisionado em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundam I | Ensino de Ciências e de Física |
Eletromagnetismo e Óptica | Mecânica Estatística | Física do Meio Ambiente |
Interfaces da Matemática com a Física: | Didática | Introdução à Física Nuclear e de Partículas |
Mecânica e Termologia | Eletromagnetismo Avançado | Prática de Ensino de Física no Ensino Médio II |
Introdução à Astronomia E À Astrofísica | Física Quântica | Tópicos Avançados em Física |
Diversidade Étnico-cultural | Estrutura da Matéria | Filosofia da Ciência e Boas Práticas Científicas |
Física Geral e Experimental I | Projeto de Iniciação à Docência em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundam II | Teoria da Relatividade |
Física Geral e Experimental II | Estágio Curricular Supervisionado em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundam II | Projeto de Iniciação à Docência em Física no Ensino Médio II |
Interfaces da Matemática Com a Física: | Prática de Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundam II | Estágio Curricular Supervisionado em Física no Ensino Médio II |
Oscilações e Ondas | Prática de Ensino de Física no Ensino Médio I | Gestão Ambiental e Responsabilidade Social |
Eletromagnetismo Básico | Metodologia de Ensino de Física | Língua Portuguesa |
Cálculo Diferencial e Integral I | Introdução à Física da Matéria Condensada | Probabilidade e Estatística |
Cálculo Diferencial e Integral II | Projeto de Iniciação à Docência em Física no Ensino Médio I | Psicologia da Educação |
Língua Brasileira de Sinais | Mecânica Avançada | Tópicos de Computação e Informática |
Metodologia de Ensino de Ciências | Legislação da Educação Básica e Políticas Educacionais | Prática de Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental I |
Termodinâmica | – | – |
Geografia
SOBRE O CURSO
O conhecimento geográfico é uma ferramenta poderosa para a compreensão da realidade e atuação diante das diversas situações vivenciadas. Assim, crianças e jovens devem ser orientados a observar o meio em que vivem e a questionar as relações entre sociedade e natureza, tornando-se cidadãos melhores, uma vez que compreendem como o meio geográfico influencia a realidade social e vice-versa. Essa é a abordagem proposta pelo curso, que é oferecer conteúdo relevante e despertar questionamento crítico e reflexivo para os profissionais dessa área da educação acerca de vários temas das geografias humana e física.
MERCADO DE TRABALHO
Habilitado em Licenciatura, você poderá ser professor nos ensinos Fundamental e Médio nas redes pública e privada. Poderá escrever e analisar livros didáticos e paradidáticos, produzir material pedagógico.
DURAÇÃO
06 semestres/03 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Didática | Fundamentos da Relação Sociedade | Educação e Saúde |
Geografia Cultural | Natureza | Estágio Curricular Supervisionado em Geografia no Ensino Médio |
Geografia da População | Geografia Agrária | Gestão Ambiental e Responsabilidade Social |
Geografia do Brasil | Geografia Econômica | Metodologia de Ensino de Geografia |
Regionalização do Brasil | Organização do Espaço Urbano | Prática de Ensino em Geografia no Ensino Médio |
Tecnologias da Informação e da Comunicação | Estágio Curricular Supervisionado em Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental | Território e Circulação |
Teoria e Métodos em Geografia – | Geografia Regional | Cartografia Sistemática |
Fundamentos Teórico-metodológicos | Geomorfologia | Cartografia Temática |
Filosofia | Gestão de Recursos Hídricos | Geologia |
Geografia Urbana | Legislação da Educação Básica e Políticas Educacionais | Geopolítica Geral e do Brasil |
História Econômica | Prática de Ensino em Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental | Teoria e Métodos – O Pensamento Geográfico |
Política e Social do Brasil | Língua Brasileira de Sinais | Climatologia |
Metodologia de Pesquisa | Biogeografia | Psicologia da Educação |
História
SOBRE O CURSO
Se existe um curso que desenvolve uma grande capacidade de refletir sobre as ações do homem no tempo e no espaço e acompanhar o que se passou nos âmbitos cultural, religioso, político, econômico e social, esse curso é o de História. E se você escolheu essa Licenciatura significa que você teve um professor muito engajado que conseguiu passar o fascínio pela pesquisa, investigação, estudo de teorias e acontecimentos, e agora verá a importância de estudar a fundo documentos antigos e atuais, materiais que se constituem fontes históricas, a fim de construir seu ponto de vista do fato. Discutindo temas relacionados às disciplinas básicas, como história antiga e medieval, história moderna, contemporânea, do Brasil, da Ásia, África etc., e outros da área das ciências humanas e sociais, como filosofia, política e sociologia, quem sabe não será você também um inspirador de futuros educadores-pesquisadores-historiadores?
MERCADO DE TRABALHO
À primeira vista, se você fizer curso de História será professor de História, certo? Sim, você poderá trabalhar em instituições de ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos, em cursinhos pré-vestibulares, mas fora da sala de aula, o mercado de trabalho até que é bem interessante. Museus, ONGs, empresas privadas podem encomendar ao historiador projetos de exposições ou conservação de acervos. Órgãos do setor público podem precisar desenvolver políticas de estudo e divulgação do patrimônio cultural na comunidade. No setor editorial, poderá até escrever e analisar livros didáticos e paradidáticos, produzir material pedagógico. E o emergente mercado da produção cultural, que envolve TV, web, cinema, teatro, turismo, bibliotecas e centros culturais, também tem procurado esse profissional.
DURAÇÃO
06 semestres/03 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Didática | História da América: Aspectos Introdutórios | Estágio Curricular Supervisionado em História no Ensino Médio |
Tecnologias da Informação e da Comunicação | História da América: Questões Gerais | Gestão Ambiental e Responsabilidade Social |
História do Brasil Império: Aspectos Formativos | História Contemporânea: da Era das Revoluções ao Mundo Do Capital | História |
História da África | História Contemporânea: Crises do Mundo Capitalista | Trabalho e Movimentos Sociais |
História do Brasil Império: Consolidação e Tensões Sociais | Ensaios de Antropologia | Métodos de Pesquisa em História |
História da África: Questões Gerais | Ensaios de Sociologia | Prática de Ensino em História no Ensino Médio |
Diversidade Étnico-cultural | Estágio Curricular Supervision em História nos Anos Finais do Ensino Fundamental | História: Espaços e Experiências Urbanas |
História Medieval | Metodologia de Ensino de História | Fundamentos da Arqueologia e da Pré-história |
Legislação da Educação Básica e Políticas Educacionais | Prática de Ensino em História nos Anos Finais do Ensino Fundamental | Psicologia da Educação |
História do Brasil República: Aspectos Formativos | Tendências da Historiografia | História Antiga: Mundo Oriental |
História do Brasil República: Consolidação e Tensões Sociais | Contemporânea | História do Brasil Colonial: Aspectos Formativos |
História Moderna | Teoria da História | História Antiga: Mundo Greco-romano |
Língua Brasileira de Sinais | História | História do Brasil Colonial: Consolidação e Tensões Sociais |
Culturas e Identidades | – | – |
Letras Português e Espanhol
SOBRE O CURSO
Estudar a linguagem é sempre muito instigante: conhecer sua história, decifrar os sons das palavras e analisar como se formam, compreender os sentidos e as formas de dizer. Para os apaixonados pelas Letras, leitura, produção e interpretação de textos são atividades vitais, que serão desenvolvidas, no curso, por meio do estudo de aspectos da linguagem, como gramática, história da língua, crítica literária e estilística. E realmente quem escolhe esse curso respira os autores clássicos e contemporâneos, mestres da prosa e da poesia, doutores da língua e da arte literária. Por ser uma Licenciatura, disciplinas como didática, metodologia e práticas de ensino de línguas e suas respectivas literaturas vão preparar você para as salas de aula. É bom, ainda, lembrar que, além do inglês, o espanhol tem sido o idioma mais praticado no mercado internacional, seja em atividades comerciais ou acadêmicas. Então, não deixe que seu currículo fique desatualizado e aprimore suas habilidades e conhecimentos.
MERCADO DE TRABALHO
A área de atuação do licenciado em Letras – Português e Espanhol não se restringe só ao magistério nos Ensinos Fundamental e Médio, em institutos de idiomas e cursos particulares. Você também poderá atuar como roteirista de cinema, TV e teatro, secretário bilíngue, revisor de textos, dentre outros. Ainda no setor editorial, poderá escrever e analisar livros didáticos e paradidáticos, produzir material pedagógico e conteúdo para softwares aplicados à educação. Como tradutor, há oportunidades em agências de viagem e no setor hoteleiro e de turismo.
DURAÇÃO
08 semestres/04 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social | Literatura Portuguesa: Poética | Prática de Ensino e Orientação de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa |
Psicologia da Educação | Metodologia de Ensino de Língua Espanhola | Didática |
Teoria Literária: Prosa | Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa | Diversidade Étnico-cultural |
Legislação da Educação Básica e Políticas Educacionais | Língua Espanhola III | Estágio Curricular Supervisionado em Língua Espanhola |
Língua Espanhola I | Língua Portuguesa: Fonética e Fonologia | Língua Espanhola V |
Língua Portuguesa: Sintaxe | Literatura Brasileira: Prosa | Língua Portuguesa: Estudos Gramaticais |
Linguística | Literatura Portuguesa: Prosa | Língua Portuguesa: Linguística Textual |
Prática de Leitura E Escrita | Língua Brasileira de Sinais | Literatura Hispano-Americana |
Teoria Literária: Poética | Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa | Prática de Ensino em Língua Espanhola |
Língua Espanhola II | Língua Espanhola IV | Literatura Espanhola |
Língua Portuguesa: Morfologia | Língua Portuguesa: Estilística e Estudos Semânticos | Literatura Brasileira: Poética |
Letras Português e Inglês
SOBRE O CURSO
Estudar a linguagem é sempre muito instigante: conhecer sua história, decifrar os sons das palavras e analisar como se formam, compreender os sentidos e as formas de dizer. Para os apaixonados pelas Letras, leitura, produção e interpretação de textos são atividades vitais, que serão desenvolvidas, no curso, por meio do estudo de aspectos da linguagem, como gramática, história da língua, crítica literária e estilística. E realmente quem escolhe esse curso respira os autores clássicos e contemporâneos, mestres da prosa e da poesia, doutores da língua e da arte literária. Por ser uma Licenciatura, disciplinas como didática, metodologia e práticas de ensino de línguas e suas respectivas literaturas vão preparar você para as salas de aula. É bom, ainda, lembrar que o inglês é o idioma mais praticado no mercado internacional, seja em atividades comerciais ou acadêmicas. Então, não deixe que seu currículo fique desatualizado e aprimore suas habilidades e conhecimentos.
MERCADO DE TRABALHO
A área de atuação do licenciado em Letras – Português e Inglês não se restringe só ao magistério nos Ensinos Fundamental e Médio, em institutos de idiomas e cursos particulares. Você também poderá atuar como roteirista de cinema, TV e teatro, secretário bilíngue, revisor de textos, dentre outros. Ainda no setor editorial, poderá escrever e analisar livros didáticos e paradidáticos, produzir material pedagógico e conteúdo para softwares aplicados à educação. Como tradutor, há oportunidades em agências de viagem e no setor hoteleiro e de turismo.
DURAÇÃO
06 semestres/03 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social | Língua Inglesa: Básico | Teorias do Discurso |
Língua Portuguesa: Fonética e Fonologia | Produção Oral em Língua Inglesa: Básico | Língua Portuguesa: Linguística Textual |
Língua Portuguesa: Sintaxe | Literatura Brasileira: Prosa | Língua Portuguesa: Estilística e Estudos Semânticos |
Teoria Literária: Poética | Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa | Prática de Ensino em Língua Inglesa |
Língua Brasileira de Sinais | Legislação da Educação Básica e Políticas Educacionais | Projeto de Iniciação À Docência em Língua Inglesa |
Língua Inglesa: Contextualização | Metodologia de Ensino de Língua Inglesa | Literatura Norte-americana |
Literatura Brasileira: Poética | Língua Inglesa: Intermediário | Diversidade Étnico-cultural |
Literatura Portuguesa: Poética | Produção Oral em Língua Inglesa: Intermediário | Língua Portuguesa: Estudos Gramaticais |
Psicologia da Educação | Literatura Infanto-juvenil | Linguística |
Língua Inglesa: Inicial | Prática de Ensino em Língua Portuguesa | Prática de Leitura e Escrita |
Produção Oral em Língua Inglesa: Inicial | Projeto de Iniciação À Docência em Língua Portuguesa | Teoria Literária: Prosa |
Língua Portuguesa: Morfologia | Literatura Inglesa | Estágio Curricular Supervisionado em Língua Inglesa |
Didática | Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa | Produção Oral em Língua Inglesa: Independente |
Literatura Portuguesa: Prosa | Língua Inglesa: Independente | – |
Letras Português e Japonês
SOBRE O CURSO
Trabalhar com linguagem é sempre muito instigante! E para os apaixonados pelas Letras, a leitura, produção e interpretação de textos são atividades vitais. Assim, o curso de Letras – Português e Japonês (Licenciatura) da Cruzeiro do Sul Virtual privilegia o ensino e a aprendizagem da língua em contexto, com atenção aos aspectos socioculturais e históricos, desenvolvendo no estudante a possibilidade de interagir em diferentes contextos sociocomunicativos.
Por ser uma Licenciatura, disciplinas como didática, metodologia e práticas de ensino de línguas, e suas respectivas literaturas, vão prepará-lo para as salas de aula, aliando as especificidades de ensino e aprendizagem do EAD àquelas de língua e literatura japonesa, de modo que possam convergir em prol da vivência e da experiência do estudante com o idioma. O curso contempla estudo dos aspectos histórico-culturais da língua japonesa oral e escrita nos sistemas hiragana, katakana e kanji, e textos e obras de autores clássicos e contemporâneos.
O curso de Letras Português e Japonês (Licenciatura), na modalidade a distância, da Cruzeiro do Sul Virtual conta com a assessoria acadêmico-científica e didática do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo – USP, por meio da colaboração de sua coordenadora, Profa. Dra. Leiko Matsubara Morales, em regime de solidariedade acadêmica, o que confere o nível de excelência à produção de material didático e à orientação teórico-metodológica, que sempre buscamos oferecer em nossos cursos de Letras.
MERCADO DE TRABALHO
A área de atuação do licenciado em Letras – Português e Japonês não se restringe só ao magistério nos Ensinos Fundamental e Médio, em institutos de idiomas e cursos particulares, embora, hoje, haja um crescente mercado para os professores. O campo de atuação, ainda, contempla o trabalho como revisor de textos e de produtor de material pedagógico e conteúdo para softwares aplicados à educação.
DURAÇÃO
08 semestres/04 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Língua Portuguesa: Fonética e Fonologia | Prática de Ensino em Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental | Projeto Integrador de Competências em Letras VI |
Língua Brasileira de Sinais | Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa: Práticas | Plano de Acompanhamento de Carreira em Letras VI |
Teoria Literária: Poética | Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa Nos Anos Finais Do Ensino Fundamental | Literatura Japonesa Clássica |
Língua Japonesa: Contextualização | Língua Japonesa: Intermediário | Projeto de Iniciação à Docência em Língua Japonesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental |
Projeto Integrador de Competências em Letras I | Projeto Integrador de Competências em Letras IV | Língua Portuguesa: Linguística Textual |
Plano de Acompanhamento de Carreira em Letras I | Plano de Acompanhamento de Carreira em Letras IV | Teorias do Discurso |
Língua Portuguesa: Sintaxe | Produção Oral em Língua Japonesa: Intermediário | Prática de Ensino de Língua Japonesa no Ensino Médio |
Língua Portuguesa: Morfologia | Projeto de Iniciação À Docência em Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental | Estágio Curricular Supervisionado em Língua Japonesa no Ensino Médio |
Literatura Brasileira: Poética | Educação Inclusiva | Projeto Integrador Transdisciplinar em Letras |
Literatura Portuguesa: Poética | Língua Portuguesa: Estilística E Estudos Semânticos | Literatura Japonesa Contemporânea |
Psicologia da Educação | Prática de Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio | Projeto de Iniciação à Docência em Língua Japonesa no Ensino Médio |
Língua Japonesa: Inicial | Literatura Africana em Língua Portuguesa | Diversidade Étnico-Cultural |
Projeto Integrador de Competências em Letras IIi | Estágio Curricular Sup. em Língua Portuguesa no Ensino Médio | Língua Portuguesa: Estudos Gramaticais |
Plano de Acompanhamento de Carreira em Letras III | Metodologia de Ensino de Língua Japonesa: Fundamentos | Linguística |
Produção Oral em Língua Japonesa: Inicial | Projeto Integrador de Competências em Letras V | Prática de Leitura e Escrita |
Didática | Plano de Acompanhamento de Carreira em Letras V | Teoria Literária: Prosa |
Literatura Portuguesa: Prosa | Língua Japonesa: Independente | Projeto Integrador de Competências |
Literatura Brasileira: Prosa | Produção Oral em Língua Japonesa: Independente | Legislação da Educação Básica e Políticas Educacionais |
Língua Japonesa: Básico | Projeto de Iniciação À Docência em Língua Portuguesa no Ensino Médio | Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa: Fundamentos |
Projeto Integrador de Competências em Letras III | Prática de Ensino de Língua Japonesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental | Literatura Infanto-juvenil |
Plano de Acompanhamento de Carreira Em Letras III | Metodologia de Ensino de Língua Japonesa: Práticas | Legislação da Educação Básica e Políticas Educacionais |
Produção Oral em Língua Japonesa: Básico | Estágio Curricular Supervisionado em Língua Japonesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental | – |
Matemática
SOBRE O CURSO
Pronto, foi só seus amigos descobrirem que você escolheu cursar Matemática e já sobrou para você calcular a conta do barzinho. Explique para eles que, sim, a matemática está presente em ações corriqueiras como calcular ingredientes para uma receita de bolo ou saber quanto de arame precisará para cercar uma propriedade. Acrescente, porém, que no curso você se aprofundará na capacidade de interpretar, formular e resolver problemas em situações diversas, pois a matemática é a ciência que ajuda a desenvolver o raciocínio para se chegar ao conhecimento por meio de símbolos e relações entre quantidade e espaço. E que, por ser uma Licenciatura, você terá uma formação voltada a questões didáticas e metodológicas, para que seus alunos saibam que a matemática é a melhor linguagem para modelar e descrever a natureza e transformar essas observações em equações.
MERCADO DE TRABALHO
Neste curso, seu foco será formar-se professor nos ensinos Fundamental e Médio em escolas particulares e públicas, mas, se prosseguir nos estudos e complementar sua formação com especializações ou pós-graduação, poderá lecionar também no ensino superior. Há boas oportunidades em centros de processamento de dados, em empresas públicas ou privadas, no planejamento econômico, em processos de produção. Poderá até escrever e analisar livros didáticos e paradidáticos, produzir material pedagógico e softwares aplicados à educação.
DURAÇÃO
06 semestres/03 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Didática | Geometria Analítica II | Matemática Financeira |
Geometria Euclidiana Plana E Espacial | Língua Brasileira de Sinais | Metodologia de Ensino de Matemática: Tratamento da Informação |
Tecnologias da Informação e da Comunicação | Interfaces da Matemática com a Física: Mecânica e Termologia | Funções de Variável Complexa |
Álgebra e Teoria Elementar dos Números | Estágio Curricular Supervisionado em Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental | Prática de Ensino em Matemática no Ensino Médio |
Trigonometria | Estruturas Algébricas | Fundamentos de Análise Matemática |
Educação Matemática e Currículos | Interfaces da Matemática com a Física: Oscilações e Ondas | Tópicos de Filosofia e História da Matemática |
Geometria Analítica I | Prática de Ensino em Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental | Fundamentos de Matemática |
Legislação da Educação Básica e Políticas Educacionais | Metodologia de Ensino de Matemática: Grandezas e Medidas | Língua Portuguesa |
Álgebra Linear I | Sequências | Probabilidade e Estatística |
Cálculo Diferencial | Séries e Progressões | Psicologia da Educação |
Cálculo Integral | Pesquisa em Educação Matemática | Estratégias Didáticas para o Ensino de Matemática |
Análise Combinatória | Integrais Múltiplas e Cálculo Vetorial | Estágio Curricular Supervisionado em Matemática no Ensino Médio |
Metodologia de Ensino de Matemática: Números e Operações | Metodologia de Ensino de Matemática: Espaço e Forma | Interfaces da Matemática com a Física: Eletromagnetismo e Óptica |
Álgebra Linear II | – | – |
Pedagogia
SOBRE O CURSO
O pedagogo é um profissional especialmente habilitado a planejar, executar e avaliar qualquer processo de aprendizagem. Ele sabe como ninguém organizar projetos, estabelecer objetivos educacionais e definir os passos para que sejam alcançados. E muitas ações bacanas e relevantes à sociedade são coordenadas por esse profissional. No curso, você terá disciplinas de formação específica e prática, tais como: Fundamentos Metodológicos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciência, História, Geografia, Artes e Educação Física; Didática e as relacionadas à Educação Especial e Inclusiva. Assim, você desenvolverá uma sólida formação geral, amparada por consistentes conhecimentos específicos à área de atuação do pedagogo.
MERCADO DE TRABALHO
Além das salas de aula na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas nas redes pública e privada, você sabe onde mais um pedagogo pode atuar? Em creches, empresas, ONGs e em órgãos públicos, implementando e coordenando projetos educativos ou de capacitação de pessoal. Em hospitais, acompanhando o aprendizado de crianças internadas por longos períodos. Também poderá se tornar um gestor, atuando nos vários níveis de liderança: como diretor de escolas, coordenador pedagógico e supervisor de ensino. Em editoras, o pedagogo pode compor equipes multidisciplinares para coordenar a edição e publicação de obras didáticas e paradidáticas.
DURAÇÃO
06 semestres/03 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Filosofia | Sociologia | Projeto Integrador de Competências em Pedagogia III |
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social | Plano de Acompanhamento de Carreira em Pedagogia III | Formação de Grupos e Desenvolvimento Humano |
História da Educação | Projeto Integrador de Competências em Pedagogia I | Educação Emocional e Gestão de Pessoas |
Legislação da Educação Básica e Políticas Educacionais | Avaliação Educacional | Seminários Temáticos em Educação |
Prática de Leitura e Escrita | Educação de Jovens e Adultos: Fundamentos e Práticas | Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
Psicologia da Educação | Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil | Educação e Saúde |
Ambientação Digital | Fundamentos Metodológicos do Ensino de Arte e Música | Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional |
Plano de Acompanhamento de Carreira em Pedagogia | Fundamentos Metodológicos do Ensino de Matemática | Estatística Aplicada à Educação |
Corpo, Movimento e Psicomotricidade | Fundamentos Metodológicos do Ensino de Ciências | Gestão do Planejamento Educacional: Organização do Trabalho Pedagógico |
Diversidade Étnico-cultural | Organização do Trabalho Docente | Psicologia do Trabalho |
Educação Infantil: Currículo | Prática de Ensino em Educação Infantil | Língua Brasileira de Sinais |
Educação: Jogos e Brincadeiras | Plano de Acompanhamento de Carreira em Pedagogia III | Prática de Ensino em Gestão Educacional |
Pensamento, Linguagem e Desenvolvimento Humano | Projeto Integrador de Competências em Pedagogia II | Educação Inclusiva |
Tecnologias da Informação e da Comunicação | Economia da Educação | Projeto Integrador Transdisciplinar em Pedagogia |
Plano de Acompanhamento de Carreira em Pedagogia I | Educação, Movimentos Populares e Transformação | Projeto de Intervenção |
Alfabetização e Letramento | Plano de Acompanhamento de Carreira em Pedagogia IV | Escola, Currículo e Sociedade |
Fundamentos Metodológicos do Ensino de História e de Geografia | Escola, Família e Comunidade | Metodologia de Pesquisa |
Língua Portuguesa | Prática de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | – |
Química
SOBRE O CURSO
Reações químicas ocorrem o tempo todo: no nosso corpo, na natureza, dentro de casa, nas indústrias químicas, ao cozinhar os alimentos e até na produção do pão nosso de cada dia. O químico aplica seu conhecimento para manipular a matéria e transformá-la em produtos químicos úteis. Se você sente que deve passar adiante seu encantamento pela química, a Licenciatura é para você. Vai ser muito bom criar novos fãs para a química, pois o mercado é bem amplo e está sempre aberto a novos profissionais. Nas disciplinas acadêmicas, com o acompanhamento de professores mestres e doutores, você aprenderá as novas metodologias ativas que poderá aplicar nas escolas onde irá lecionar. Você terá à disposição, ainda, laboratórios virtuais, nos quais poderá treinar suas experiências sem correr o risco de se machucar, podendo, assim, estudar antecipadamente, assimilando com tranquilidade as regras de segurança.
MERCADO DE TRABALHO
A habilitação em Licenciatura possibilita dar aulas de química no ensino médio de escolas públicas e particulares, assim como nos cursinhos pré-vestibulares. Optando por prosseguir no campo da pesquisa, desde os primeiros anos de curso você já pode participar de programas de iniciação científica. O mercado é bem amplo e está sempre aberto a novos profissionais.paradidáticas.
DURAÇÃO
08 semestres/04 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Matemática Aplicada | Projeto de Iniciação à Docência em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental I | Química Orgânica III |
Química Geral e Ambiental | Estágio Curricular Supervisionado Em Ciências Nos Anos Finais Do Ensino Fundam I | Projeto de Iniciação à Docência em Química no Ensino Médio I |
Interfaces da Matemática com a Física: Eletromagnetismo e Óptica | Prática de Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental I | Metodologia de Ensino de Química |
Interfaces da Matemática com a Física: Mecânica e Termologia | Química Analítica Teórica e Experimental Ii | Estágio Curricular Supervisionado em Química no Ensino Médio I |
Produção de Material para o Ensino de Ciências e de Química | Química Orgânica I | Físico- Química II |
Diversidade Étnico-cultural | Química Inorgânica Teórica e Experimental Ii | Estágio Curricular Supervisionado em Química no Ensino Médio II |
Física Geral e Experimental I | Didática | Prática de Ensino de Química no Ensino Médio II |
Física Geral e Experimental II | Projeto de Iniciação à Docência em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental II | Bioquímica II |
Química Geral e Experimental I | Estágio Curricular Supervisionado em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental II | Físico-química III |
Química Geral e Experimental II | Prática de Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental II | Projeto de Iniciação à Docência em Química no Ensino Médio II |
Cálculo Diferencial e Integral I | Metodologia de Ensino de Ciências | Mineralogia |
Cálculo Diferencial e Integral II | Química Orgânica II | Gestão Ambiental e Responsabilidade Social |
Língua Brasileira de Sinais | Química Inorgânica Teórica e Experimental III | Língua Portuguesa |
Química Analítica Teórica e Experimental I | Físico- Química I | Probabilidade e Estatística |
Química Inorgânica Teórica e Experimental I | Prática de Ensino de Química no Ensino Médio I | Psicologia da Educação |
Legislação da Educação Básica e Políticas Educacionais | Bioquímica I | Tópicos de Computação e Informática |