COMUNICAÇÃO SOCIAL

A comunicação social é uma ciência social aplicada, cujo objeto tradicional de estudo são os meios de comunicação de massa, principalmente o jornalismo ou imprensa e a comunicação organizacional de empresas e de organizações governamentais ou não-governamentais.

Os cursos são ofertados na modalidade bacharel e têm duração de 3 a 4 anos.

Os cursos de graduação contam com o corpo docente formado por professores mestres e doutores, tutores on-line à disposição dos alunos, vídeo aulas, material didático, fóruns e estudos temáticos, acervo virtual para consulta 24h, estágio supervisionado presencial e Trabalho de Curso.

Clicando em cada curso você saberá sobre o curso, como é mercado de trabalho, a duração e o conteúdo programático. 

SOBRE O CURSO

Televisão, rádio, jornal, revista e agora internet, novas mídias digitais… Os meios de comunicação evoluem em tecnologia, mas uma coisa não muda no trabalho jornalístico: o poder de transformar a sociedade. O jornalista investiga e divulga informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas e artigos, conciliando abordagem e linguagem dos textos aos veículos a que se destinam. E assunto é o que não falta, veja: esporte, economia, política, arte, entretenimento, saúde, ciência, lazer, moda, turismo, natureza… É um mundão a desbravar! Nos laboratórios e oficinas você terá o gostinho de viver a prática de um profissional da notícia, desenvolver competências para refletir, interpretar, pautar, contextualizar, apurar, explicar, traduzir, opinar, descrever, publicar e reinterpretar a repercussão dos fatos que alimentam o dia a dia de uma sociedade. Então, faça jornalismo e dê voz a quem precise ser ouvido.

MERCADO DE TRABALHO

O profissional da imprensa é responsável pela produção de conteúdo informativo e opinativo para veiculação em revistas, jornais, emissoras de rádio e TV, portais de internet e mídias digitais (comandando conteúdo de blogs, grupos e redes sociais). Você poderá trabalhar com assessoria de imprensa, correspondência internacional, ações empreendedoras em produtoras independentes, agências de notícias, empresas privadas, organizações governamentais e não-governamentais (ONGs), com carteira assinada ou como autônomo, fazendo serviços esporádicos. Canais de divulgação das atividades nas assembleias legislativas e câmaras municipais são boas oportunidades encontradas no setor público. Também pode atuar com ensino e pesquisa acadêmico-científica. É recomendável que você domine técnicas de redação e um ou mais idiomas e tenha afinidade com novas tecnologias de informação.

DURAÇÃO

08 semestres/04 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Língua Brasileira De SinaisRadiojornalismoredação Jornalística – Gênero OpinativoCultura Brasileira
Teorias da ComunicaçãoHistória da ComunicaçãoMídia
Redação Jornalística – Gênero InformativoAssessoria de ImprensaPolítica e Poder
Jornalismo ImpressoJornalismo Empresarial
Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo: Execução de Projeto
Técnicas de PesquisaPolíticas Públicas em Comunicação
Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo: Apresentação do Produto Experiment
Entrevista e ReportagemFotojornalismoEstágio Curricular Supervisionado em Jornalismo Ii
Cibercultura e Redes InterativasJornalismo EspecializadoLíngua Portuguesa
FilosofiaJornalismo de RevistaSociologia
Comunicação Comunitária e Terceiro SetorGrande Reportagem e VideodocumentárioLinguagens Midiáticas e Transmídia
Planejamento Visual e GráficoJornalismo LiterárioAspectos Teóricos e Técnicos Do Jornalismo
InfografiaDiversidade Étnico-culturalMercado e Carreiras em Jornalismo
Técnicas de Áudio E VídeoMetodologia de PesquisaRadiojornalismo
Jornalismo OnlineTrabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo: Orientação de ProjetoTelejornalismo
História das ArtesTrabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo: Elaboração de ProjetoEstágio Curricular Supervisionado em Jornalismo I
Ética e Legislação JornalísticaTópicos Avançados em JornalismoTécnicas de Edição em Diferentes Mídias

SOBRE O CURSO

Aquele show que ficou na história, o espetáculo de dança que lotou plateias pelo mundo, a produção cinematográfica que mudou o espírito de uma época, todo mundo tem na memória exemplo de obra ou evento em que ficou com aquela sensação de puxa, valeu a pena. Para a plateia, o encantamento da experiência sensorial; para o produtor cultural, com certeza, o sentimento de um trabalho bem-feito. Ele bem sabe que não poupou esforços na coordenação das etapas do projeto, da fase em que era só uma ideia até chegar aos aplausos do público, do tempo que levou para captar recursos, do plano de marketing, do gerenciamento de equipes… Gosta da ideia de ser um produtor cultural? No curso, você vai desenvolver competências para tudo que envolve a profissão, ou seja, produção, organização, pesquisa e promoção de eventos, projetos e produtos artísticos e culturais, e também eventos esportivos e de divulgação científica.

MERCADO DE TRABALHO

O profissional dessa área pode atuar com shows, espetáculos de teatro, de música, de dança, de artes visuais, espetáculos circenses, espetáculos de rua, produções cinematográficas, televisivas e de rádio, festivais, mostras e feiras, exposições temáticas, congressos, encontros, seminários e simpósios. Encontra oportunidades de trabalho em Centros Culturais, empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria, espaços culturais, organizações não-governamentais, órgãos públicos. Além disso, poderá avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

DURAÇÃO

06 semestres/03 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EmpreendedorismoGestão Ambiental e Responsabilidade SocialAvaliação de Projetos e Programas Culturais
Gestão de PessoasSemióticaGestão de Políticas
Língua Brasileira de SinaisCinemaProgramas e Projetos Culturais
Planejamento Estratégico e FinanceiroHistória e Estética FotográficaAgentes Culturais e Gestão De Equipamentos
Tecnologias da Informação e da ComunicaçãoPatrimônio Cultural e HistóricoProjeto e Programa Cultural
Cultura BrasileiraInglês InstrumentalPrincípios de Administração E Marketing
Estética e Linguagem AudiovisualLíngua PortuguesaHistória da Arte Moderna
Estudos CulturaisMercado Cultural
Panorama Internacional de Políticas Públicas Para a Cultura
Fundamentos das Artes VisuaisAcessibilidade CulturalLegislação e Direitos Autorais
Fundamentos das Artes CênicasCultura Digital e InovaçãoAntropologia Cultural
Fundamentos das Artes LiteráriasFinanciamento de Projetos Culturais

SOBRE O CURSO

Desejo, glamour, status. O que um produto pode proporcionar? Paixão, felicidade, realização. Qual o limite da percepção humana? Ao escolher ser publicitário, você verá que a constante interação entre sonho, necessidade e emoção direciona a maior parte dos trabalhos de criação de campanhas que chamem a atenção e despertem o interesse pelas marcas trabalhadas. Por isso disciplinas que contemplam conteúdo sobre história e teoria da comunicação, evolução do pensamento estético e da arte, técnicas de criação, de arte e redação publicitária, bem como tópicos sobre economia criativa e inovação, atendimento, pesquisa de mercado e opinião vão proporcionar o cabedal necessário para que você seja capaz de desenvolver atividades em negócios, promoção, vendas e comunicação segmentada. Atividades nos laboratórios de rádio e TV, redação, estúdio de fotografia, entre outros equipamentos, proporcionam a prática para o seu aprendizado.

MERCADO DE TRABALHO

Departamentos comercial, de marketing e comunicação, promoção ou merchandising em empresas públicas, privadas, nacionais e multinacionais, agências de publicidade e propaganda são os principais locais de trabalho. Nesses setores, você poderá trabalhar com atendimento e contato, criação, redação, produção fotográfica, sonora e audiovisual, pesquisa de mercado, mídias e marketing. Os trabalhos giram em torno de produção de peças publicitárias, como jingles, anúncios, documentários e impressos em geral, direcionados a veiculação em rádio, TV, internet, jornais, revistas, outdoors. Em produtoras independentes, você pode trabalhar com programação visual, design, fotografia, vídeo, áudio etc. Poderá também prestar assessoria a marcas e pessoas (como políticos, artistas e celebridades).

DURAÇÃO

08 semestres/04 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EmpreendedorismoGestão de MarcasMídia Aplicada a Projetos de Publicidade e Propaganda
Língua Brasileira de SinaisNarrativa Transmídia e StorytellingMensuração de Resultados
Cultura BrasileiraPublicidade Digital e InterativaRedação Aplicada a Projetos de Publicidade e Propaganda
Teorias da ComunicaçãoComunicação Transmídia
Planejamento Aplicado a Projetos de Publicidade e Propaganda
Atendimento PublicitárioEstratégias de Criação Publicitária
Gestão de Custos em Projetos de Publicidade e Propaganda
Comunicação Comunitária e Terceiro SetorHistória das ArtesAnálise de Investimento em Publicidade e Propaganda
Mercado e Carreira em Publicidade e PropagandaMídiaProjeto Experimental em Publicidade e Propaganda Ii
Fundamentos da Redação PublicitáriaPolítica e PoderDiversidade Étnico-cultural
Comunicação Integrada de MarketingCibercultura e Redes InterativasLíngua Portuguesa
Comportamento do ConsumidorPlanejamento Estratégico de CampanhaPrincípios de Administração e Marketing
Estética e Linguagem AudiovisualPlanejamento Estratégico de MídiaSociologia
Gestão Estratégica de NegóciosMetodologia de PesquisaTeorias e Técnicas de Publicidade e Propaganda
Economia Criativa e InovaçãoCriação e Redação em Meios ImpressosÉtica e Legislação em Publicidade e Propaganda
Direção de ArteAudiovisuais e DigitaisPsicologia das Cores e Percepção
Pesquisa em Publicidade e PropagandaPublicidade em Novas Mídias e MobileFotografia Publicitária
Teorias Semióticas da ImagemDesign Gráfico e DigitalProjeto Experimental em Publicidade em Propaganda I

DEIXE-NOS SUA MENSAGEM

[ninja_form id='1']

 

FAÇA AQUI A SUA PRÉ-MATRÍCULA

    Skip to content
    This Website is committed to ensuring digital accessibility for people with disabilitiesWe are continually improving the user experience for everyone, and applying the relevant accessibility standards.
    Conformance status