COMUNICAÇÃO SOCIAL
A comunicação social é uma ciência social aplicada, cujo objeto tradicional de estudo são os meios de comunicação de massa, principalmente o jornalismo ou imprensa e a comunicação organizacional de empresas e de organizações governamentais ou não-governamentais.
Os cursos são ofertados na modalidade bacharel e têm duração de 3 a 4 anos.
Os cursos de graduação contam com o corpo docente formado por professores mestres e doutores, tutores on-line à disposição dos alunos, vídeo aulas, material didático, fóruns e estudos temáticos, acervo virtual para consulta 24h, estágio supervisionado presencial e Trabalho de Curso.
Clicando em cada curso você saberá sobre o curso, como é mercado de trabalho, a duração e o conteúdo programático.
Jornalismo
SOBRE O CURSO
Televisão, rádio, jornal, revista e agora internet, novas mídias digitais… Os meios de comunicação evoluem em tecnologia, mas uma coisa não muda no trabalho jornalístico: o poder de transformar a sociedade. O jornalista investiga e divulga informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas e artigos, conciliando abordagem e linguagem dos textos aos veículos a que se destinam. E assunto é o que não falta, veja: esporte, economia, política, arte, entretenimento, saúde, ciência, lazer, moda, turismo, natureza… É um mundão a desbravar! Nos laboratórios e oficinas você terá o gostinho de viver a prática de um profissional da notícia, desenvolver competências para refletir, interpretar, pautar, contextualizar, apurar, explicar, traduzir, opinar, descrever, publicar e reinterpretar a repercussão dos fatos que alimentam o dia a dia de uma sociedade. Então, faça jornalismo e dê voz a quem precise ser ouvido.
MERCADO DE TRABALHO
O profissional da imprensa é responsável pela produção de conteúdo informativo e opinativo para veiculação em revistas, jornais, emissoras de rádio e TV, portais de internet e mídias digitais (comandando conteúdo de blogs, grupos e redes sociais). Você poderá trabalhar com assessoria de imprensa, correspondência internacional, ações empreendedoras em produtoras independentes, agências de notícias, empresas privadas, organizações governamentais e não-governamentais (ONGs), com carteira assinada ou como autônomo, fazendo serviços esporádicos. Canais de divulgação das atividades nas assembleias legislativas e câmaras municipais são boas oportunidades encontradas no setor público. Também pode atuar com ensino e pesquisa acadêmico-científica. É recomendável que você domine técnicas de redação e um ou mais idiomas e tenha afinidade com novas tecnologias de informação.
DURAÇÃO
08 semestres/04 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Língua Brasileira De Sinais | Radiojornalismoredação Jornalística – Gênero Opinativo | Cultura Brasileira |
Teorias da Comunicação | História da Comunicação | Mídia |
Redação Jornalística – Gênero Informativo | Assessoria de Imprensa | Política e Poder |
Jornalismo Impresso | Jornalismo Empresarial | Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo: Execução de Projeto |
Técnicas de Pesquisa | Políticas Públicas em Comunicação | Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo: Apresentação do Produto Experiment |
Entrevista e Reportagem | Fotojornalismo | Estágio Curricular Supervisionado em Jornalismo Ii |
Cibercultura e Redes Interativas | Jornalismo Especializado | Língua Portuguesa |
Filosofia | Jornalismo de Revista | Sociologia |
Comunicação Comunitária e Terceiro Setor | Grande Reportagem e Videodocumentário | Linguagens Midiáticas e Transmídia |
Planejamento Visual e Gráfico | Jornalismo Literário | Aspectos Teóricos e Técnicos Do Jornalismo |
Infografia | Diversidade Étnico-cultural | Mercado e Carreiras em Jornalismo |
Técnicas de Áudio E Vídeo | Metodologia de Pesquisa | Radiojornalismo |
Jornalismo Online | Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo: Orientação de Projeto | Telejornalismo |
História das Artes | Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo: Elaboração de Projeto | Estágio Curricular Supervisionado em Jornalismo I |
Ética e Legislação Jornalística | Tópicos Avançados em Jornalismo | Técnicas de Edição em Diferentes Mídias |
Produção Cultural
SOBRE O CURSO
Aquele show que ficou na história, o espetáculo de dança que lotou plateias pelo mundo, a produção cinematográfica que mudou o espírito de uma época, todo mundo tem na memória exemplo de obra ou evento em que ficou com aquela sensação de puxa, valeu a pena. Para a plateia, o encantamento da experiência sensorial; para o produtor cultural, com certeza, o sentimento de um trabalho bem-feito. Ele bem sabe que não poupou esforços na coordenação das etapas do projeto, da fase em que era só uma ideia até chegar aos aplausos do público, do tempo que levou para captar recursos, do plano de marketing, do gerenciamento de equipes… Gosta da ideia de ser um produtor cultural? No curso, você vai desenvolver competências para tudo que envolve a profissão, ou seja, produção, organização, pesquisa e promoção de eventos, projetos e produtos artísticos e culturais, e também eventos esportivos e de divulgação científica.
MERCADO DE TRABALHO
O profissional dessa área pode atuar com shows, espetáculos de teatro, de música, de dança, de artes visuais, espetáculos circenses, espetáculos de rua, produções cinematográficas, televisivas e de rádio, festivais, mostras e feiras, exposições temáticas, congressos, encontros, seminários e simpósios. Encontra oportunidades de trabalho em Centros Culturais, empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria, espaços culturais, organizações não-governamentais, órgãos públicos. Além disso, poderá avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.
DURAÇÃO
06 semestres/03 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Empreendedorismo | Gestão Ambiental e Responsabilidade Social | Avaliação de Projetos e Programas Culturais |
Gestão de Pessoas | Semiótica | Gestão de Políticas |
Língua Brasileira de Sinais | Cinema | Programas e Projetos Culturais |
Planejamento Estratégico e Financeiro | História e Estética Fotográfica | Agentes Culturais e Gestão De Equipamentos |
Tecnologias da Informação e da Comunicação | Patrimônio Cultural e Histórico | Projeto e Programa Cultural |
Cultura Brasileira | Inglês Instrumental | Princípios de Administração E Marketing |
Estética e Linguagem Audiovisual | Língua Portuguesa | História da Arte Moderna |
Estudos Culturais | Mercado Cultural | Panorama Internacional de Políticas Públicas Para a Cultura |
Fundamentos das Artes Visuais | Acessibilidade Cultural | Legislação e Direitos Autorais |
Fundamentos das Artes Cênicas | Cultura Digital e Inovação | Antropologia Cultural |
Fundamentos das Artes Literárias | Financiamento de Projetos Culturais | – |
Publicidade e Propaganda
SOBRE O CURSO
Desejo, glamour, status. O que um produto pode proporcionar? Paixão, felicidade, realização. Qual o limite da percepção humana? Ao escolher ser publicitário, você verá que a constante interação entre sonho, necessidade e emoção direciona a maior parte dos trabalhos de criação de campanhas que chamem a atenção e despertem o interesse pelas marcas trabalhadas. Por isso disciplinas que contemplam conteúdo sobre história e teoria da comunicação, evolução do pensamento estético e da arte, técnicas de criação, de arte e redação publicitária, bem como tópicos sobre economia criativa e inovação, atendimento, pesquisa de mercado e opinião vão proporcionar o cabedal necessário para que você seja capaz de desenvolver atividades em negócios, promoção, vendas e comunicação segmentada. Atividades nos laboratórios de rádio e TV, redação, estúdio de fotografia, entre outros equipamentos, proporcionam a prática para o seu aprendizado.
MERCADO DE TRABALHO
Departamentos comercial, de marketing e comunicação, promoção ou merchandising em empresas públicas, privadas, nacionais e multinacionais, agências de publicidade e propaganda são os principais locais de trabalho. Nesses setores, você poderá trabalhar com atendimento e contato, criação, redação, produção fotográfica, sonora e audiovisual, pesquisa de mercado, mídias e marketing. Os trabalhos giram em torno de produção de peças publicitárias, como jingles, anúncios, documentários e impressos em geral, direcionados a veiculação em rádio, TV, internet, jornais, revistas, outdoors. Em produtoras independentes, você pode trabalhar com programação visual, design, fotografia, vídeo, áudio etc. Poderá também prestar assessoria a marcas e pessoas (como políticos, artistas e celebridades).
DURAÇÃO
08 semestres/04 anos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Empreendedorismo | Gestão de Marcas | Mídia Aplicada a Projetos de Publicidade e Propaganda |
Língua Brasileira de Sinais | Narrativa Transmídia e Storytelling | Mensuração de Resultados |
Cultura Brasileira | Publicidade Digital e Interativa | Redação Aplicada a Projetos de Publicidade e Propaganda |
Teorias da Comunicação | Comunicação Transmídia | Planejamento Aplicado a Projetos de Publicidade e Propaganda |
Atendimento Publicitário | Estratégias de Criação Publicitária | Gestão de Custos em Projetos de Publicidade e Propaganda |
Comunicação Comunitária e Terceiro Setor | História das Artes | Análise de Investimento em Publicidade e Propaganda |
Mercado e Carreira em Publicidade e Propaganda | Mídia | Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda Ii |
Fundamentos da Redação Publicitária | Política e Poder | Diversidade Étnico-cultural |
Comunicação Integrada de Marketing | Cibercultura e Redes Interativas | Língua Portuguesa |
Comportamento do Consumidor | Planejamento Estratégico de Campanha | Princípios de Administração e Marketing |
Estética e Linguagem Audiovisual | Planejamento Estratégico de Mídia | Sociologia |
Gestão Estratégica de Negócios | Metodologia de Pesquisa | Teorias e Técnicas de Publicidade e Propaganda |
Economia Criativa e Inovação | Criação e Redação em Meios Impressos | Ética e Legislação em Publicidade e Propaganda |
Direção de Arte | Audiovisuais e Digitais | Psicologia das Cores e Percepção |
Pesquisa em Publicidade e Propaganda | Publicidade em Novas Mídias e Mobile | Fotografia Publicitária |
Teorias Semióticas da Imagem | Design Gráfico e Digital | Projeto Experimental em Publicidade em Propaganda I |